MARKETING: UMA FERRAMENTA PARA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Projeto de pesquisa: MARKETING: UMA FERRAMENTA PARA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 123willian • 1/2/2015 • Projeto de pesquisa • 625 Palavras (3 Páginas) • 379 Visualizações
MARKETING : UM INSTRUMENTO PARA A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
INTRODUÇÃO
As origens do conhecimento contábil remontam ao início da vida da humanidade. Sabe-se que a contabilidade existe desde o homem primitivo. Ela é tão antiga quanto a origem do homem. A Bíblia relata no seu primeiro livro, o do Gênesis, passagens que sugerem a contabilidade. Já existia a competição na contagem e evolução da riqueza (rebanho de ovelhas, cabras, camelos e jumentos) entre Jacó e seu sogro Labão. Para se conhecer esse fato, era necessário um controle quantitativo, por mais rudimentar que fosse. O homem sempre teve preocupação com o controle de sua riqueza. Isto foi na antigüidade e ainda o é nos dias atuais.
A contabilidade é um instrumento gerador de informações para que os gestores das empresas possam tomar decisões. KIESO & WEYGANDT (1998,p.3) definem contabilidade com três características essenciais: “identificação, mensuração e comunicação de informações financeiras sobre a entidade para pessoas interessadas”, tanto no ambiente interno quanto externo à empresa. IUDÍCIBUS (1997,p.20), comentando o relatório publicado em 1973 pelo AICPA, American Institute of Certified Public Accountants, o mais importante instituto de Contadores americanos, faz uma afirmação que a “função fundamental da contabilidade (...) tem permanecido inalterada desde seus primórdios. Sua finalidade é prover os usuários dos demonstrativos financeiros com informações que os ajudarão a tomar decisões”, “instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. MARION (1998,p.24)
Embora haja mudanças nos tipos de usuários e nas formas de informação que desejam, esta função da contabilidade é fundamental. Os demonstrativos financeiros (relatórios contábeis), gerados pela contabilidade, têm que prover as organizações de informações úteis para a tomada de decisões econômicas.
Vê-se, portanto, a importância da contabilidade para a vida das empresas. Essa, obstante não esgotar em si todas as informações necessárias à tomada de decisões, dispõe de recursos que a coloca como uma área do conhecimento humano de importância para a gestão empresarial.
Os profissionais liberais, antigamente, desfrutavam de uma significativa segurança por fazerem parte de um grupo de profissões necessárias à sociedade, num ambiente seleto e protegido. ia. Hoje, atuam em um cenário cada vez mais competitivo, e cada vez menos valorizado, exigem-se serviços inovadores em relação a épocas passadas. Os honorários se cobram de forma diferente, às vezes com desprestígio para a classe a venda e a correspondente promoção do serviço profissional se realizam sem a utilização de técnicas e estratégias. Departamentos de contabilidade instalados em locais sem destaque e profissionais sentido-se inferiores, cedendo seus lugares a profissionais de outras áreas.
O que decorre é que a comercialização de produtos e serviços utilizando modernas técnicas de mercado se tem instalado em todas as empresas, motivo pelo qual se poderia começar a pensar numa correlação entre marketing para serviços profissionais e a capacidade de esta abordagem influenciar a valorização da profissão contábil. Há que se aceitar que para os serviços
...