MArketing
Por: pfrancino • 10/9/2015 • Dissertação • 844 Palavras (4 Páginas) • 194 Visualizações
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
RESENHA SOBRE O ARTIGO “ANALISE COMPETITIVA ENTRE AS INTERFACES DO MARKETING E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ”
Caio César Martins Pereira
Hudson Augusto dos Santos
Milton de Paula Júnior
Pedro Henrique Pereira
Ricardo Cassiano Campos Rosa
BELO HORIZONTE
2015
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
RESENHA SOBRE O ARTIGO “ANALISE COMPETITIVA ENTRE AS INTERFACES DO MARKETING E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ”
Trabalho apresentado pelo grupo de alunos Caio Pereira, Hudson Augusto, Pedro Pereira, Milton de Paula, Ricardo Cassiano ao Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, como proposito de estudo orientado para aula de Princípios de Marketing para Engenharia de Produção.
Orientador (a):
Prof (a). Sidney P. Martins
BELO HORIZONTE
2015
Sumário
1-INTRODUÇÃO............................................................................................................4
1.1Resenha ..................................................................................................................4
2-REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS .........................................................................6
1 INTRODUÇÃO
Organizações do mundo estão em busca da perfeita sintonia entre marketing e produzir de forma rentável, buscando sempre satisfazer a demanda e necessidade do cliente tendo em vista que cada vez que seja produzindo um produto onde possui características diferenciadas dos seus concorrentes, maior será a venda e consequentemente o lucro de determina organização.
De certa forma identificamos a ligação das áreas de engenharia de produção e marketing onde o trabalho em sintonia é de supra necessidade para elaboração de novos produtos, inserção de produtos no mercado e o mais principal a aceitação deste determinado produto para o cliente.
- Resenha:
O mercado está ficando cada vez mais competitivo e as empresas tem buscado meios de melhorias de processos e produtos para manterem-se vivas nessa competição. O marketing trabalhando em harmonia e homogeneidade com a engenharia de produção é o grande aliado dessas organizações que buscam a competividade e a melhoria contínua. Porter (1980) afirma que a estrutura industrial tem uma forte influência na determinação das regras competitivas, assim como, nas estratégias potencialmente disponíveis para a empresa. As forças externas são significativas em sentido relativo, uma vez que afetam todas as empresas da indústria. O ponto básico encontra-se nas diferentes habilidades das empresas em lidar com elas. O autor comprova que a intensidade da concorrência em uma indústria tem raízes em sua estrutura econômica básica e vai além do comportamento dos atuais concorrentes.
A Engenharia de Produção originou-se através de uma necessidade industrial de se aprimorar o meio produtivo, realizando uma melhor gestão, desenvolvendo novas técnicas produtivas e consequentemente obtendo um maior lucro para as empresas. E para alcançar os melhores resultados, o Marketing que segundo Kotler, é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar, consumar as relações de troca e se tornou um forte aliado, por ser uma ferramenta que possui diversas técnicas para analisar desenvolver o produto diante do mercado extremamente competitivo e a busca por clientes cada vez mais exigentes.
...