MERCOSUL MERCADO COMUM DO SUL
Por: Maggy1145 • 17/11/2016 • Trabalho acadêmico • 5.045 Palavras (21 Páginas) • 362 Visualizações
MERCOSUL MERCADO COMUM DO SUL
Mª de Fátima Costa Ribeiro Facundes
Professor-Valter Araujo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharel em Administração (ADG0225) – Prática do Módulo VI
08/08/2015
RESUMO
Este trabalho acadêmico tem por objetivo conhecermos sobre alguns blocos econômicos existentes no mundo caracterizando-os segundo seus fatores geopolíticos e econômicos e alguns dados como composição, particularidades de cada bloco, objetivos mais específicos de cada um, interesses comuns e até mesmo algum estudo sobre o futuro destas organizações num âmbito mais geral sem aprofundar maiores detalhes.
Palavras-chave: Blocos Econômicos. Países. Classificação.
1 INTRODUÇÃO
O Mercosul (Mercado comum do sul)foi oficialmente estabelecido em Março de 1991. É formado pelos seguintes países da América do Sul: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e, recentemente, Venezuela como sócio pleno.
Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como o Chile e a Bolívia. O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras entre os países, aumentando o comércio entre eles. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.
O Mercosul segue uma nova tendência no mundo moderno, que é a união de várias nações em grupos ou blocos Econômicos. É importante saber que o objetivo do Mercosul não é isolar os países membros do resto do mundo e mudar somente o comércio interno, mas sim, fortalecê-los para melhor competir com os outros países.
2 DEFINIÇÃO DE BLOCOS ECONÔMICOS
Blocos Econômicos são associações de países que se unem para competir no mercado internacional. Há países que fazem parte de mais de um bloco ao mesmo tempo. Os países encontram na formação dos blocos econômicos não somente uma maneira de ampliar suas relações com o mercado mundial, mas também uma forma de melhorar a qualidade de vida de seu povo com responsabilidade social. Pois, no interior dos blocos, os países permitem maior troca de informações entre empresas e órgãos governamentais de pesquisa, educação e capacitação profissional que passam a atuar em conjunto.
Em muitos casos, as universidades promovem intercâmbios entre professores e estudantes para o desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos. Isto ajuda a produção de novas tecnologias, o que também se reflete no aumento da competitividade.
2.1 PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
2.1.1 Uniâo Européia
A união Européia (UE) foi oficializada no ano de 1992, através do tratado de Maastricht. Este bloco é formado pelos países: Alemanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia. Este bloco possui uma moeda única que é o EURO, um sistema financeiro e bancário comum. Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da União Européia e, por tanto, podem circular e estabelecer residência livremente pelos países da União Européia. A União Européia também possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigração em comum. A UE possui os seguintes órgãos: Comissão Européia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros.
...