MTV - GESTAO DE MARCAS
Por: Natalia Martins • 23/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.477 Palavras (6 Páginas) • 342 Visualizações
II. Análise da marca.
II.I SWOT
II.I SWOT
Forças
- Conteúdo diferenciado
- Conteúdo nacional e internacional
- Ligação direta com artistas
- Transmissão de shows e festivais
- Premiação própria do canal
Fraquezas
- Canal pequeno
- Pouca idade
- Censura de programas
Oportunidade
- Espaço para publicidade
- Investimento na divulgação da marca
- Parcerias
- Criação de novos programas
Ameaças
- Popularização de outros canais maiores
- Canais concorrentes com força no mercado
- Pouco dinheiro e investimento
II.II Diferenciais competitivos
A MTV é um canal de TV que tem sua programação segmentada para adolescentes e jovens adultos, de acordo com pesquisas, adolescentes assistem menos TV por causa da internet e no Brasil, 43% dos internautas assistem à TV enquanto navegam.
Pegando estas pesquisas como ponto de partida podemos identificar um diferencial forte, conteúdo interativo tanto na TV quanto na internet, os programas ao vivo que são transmitidos pela MTV tem essa interatividade de forma direta com o telespectador.
Os que mais assistem TV e usam internet de modo simultâneo são os jovens entre 20 e 24 anos e os adolescentes de 15 a 19 anos são os que mais comentam sobre televisão na internet, assim, a MTV tem esse diferencial de forma muito assertiva, sua interatividade chega diretamente no seu público alvo.
Alguns concorrentes tem essa interatividade também, mas não tão bem aplicada e de forma tão eficaz, já a MTV traz isso consigo há muito tempo.
Outro diferencial muito forte da marca é a premiação musical promovida por ela por anualmente. O VMA (Video Music Awards) foi criado pela MTV americana em 1984 para premiar os melhores videoclipes do ano.
Essa premiação é transmitida por todo o broadcast do canal e é sempre pauta muito um nas redes sociais quando ocorre.
Numa análise geral identificamos esses dois, a interatividade e a premiação VMA como principais diferenciais, mas não podemos esquecer que a MTV também tem uma vasta gama de programas próprios, que também são um diferencial, muitos deles abordam não só o entretenimento como também questões de caráter social, isso leva mais valor a marca, que demostra preocupação ao saber que exerce influência sobre o público jovem e que precisa por muitas vezes de algum programa que aborde esse tipo de tema.
II.III Diagnóstico da marca
Nos últimos anos a MTV sofreu algumas modificações, em 2013 a marca chegou ao ápice de sua crise, mesmo cortando alguns programas e demitindo funcionários o canal acabou falindo, e com isso foi para a TV paga, sendo assim, necessária uma assinatura para o acesso a mesma.
Após a marca ser transferida para a TV paga sofreu algumas modificações, primeiramente o canal que tinha o nome de “MTV Brasil” não conta mais com o nome do país, ficando assim apenas “MTV”, tem 350 horas de programação brasileira com programas diários, reality shows, séries e esportivos e os programas internacionais da marca agora são dublados.
Atualmente a MTV está bem adaptada com a mudança e se recuperou muito bem, conquistando espaço no seu meio e tendo muitos sucessos, como por exemplo, o reality “Adotada” que aumentou a audiência noturna do canal em 411%.
Já nos primeiros sete meses a emissora alcançou 11,4 milhões de espectadores em seus primeiros sete meses, esses dados repassados à direção do canal nos EUA foi considerado muito bom, com isso a marca só tende a ganhar mais espaço e se posicionar melhor aonde se encontra, com um conteúdo muito relevante a marca tem grandes chances de continuar em foco e fazendo sucesso.
II.IV Posicionamento Estratégico.
Desde sua criação em Nova York, passando pela primeira transmissão no Brasil em 1990 com o clipe de Garota de Ipanema, até os dias de hoje, a marca e o canal MTV estão sempre ligados ao público jovem e a uma imagem diferente, inovadora e até mesmo polêmica. Uma marca guarda-chuva como ela, responsável por diversas outras e com uma imagem tão ousada claramente não iria atriar apenas admiradores, portanto se trata de um canal que ou você ama, ou odeia. O público da MTV é um público igualmente ousado, que não a considera um simples canal, mas que também se identificam com seu aspecto vanguardista. Foi a primeira emissora a falar abertamente sobre a homossexualidade e a aids, além de dedicar 15 minutos de sua programação para um incentivo à leitura, com o comercial "Desligue a TV e vá ler um livro!". Com um design bem colorido, chamativo e muitas vezes sem sentido, o canal atrai aqueles que gostam de música, que têm o espírito jovem, gostam de viajar e valorizam discussões sociais, políticas ou até mesmo religiosas. Apesas do nome ser Music Television, seu âmbito e seus objetivos são muito mais do que musicais. Como canal e criadora de informação a MTV procura sempre espalhar alguma ideia, abrir os olhos para alguma situação ou até denunciar algo que eles considerem errado. Isso tudo além dos ótimos
III.V Identidade, reputação e relacionamento.
A MTV Brasil apresenta com orgulho uma identidade única. Sempre foi o canal que prezava por liberdade de expressão, era e ainda é um refúgio para os jovens. Em 2013 MTV se reinventou, viro canal pago, e se ‘americanizou’. Apesar disso, os esforços são grandes para que a americanização dos produtos se deem apenas por questões como filmagem, edição e direção, ou seja, a MTV Brasil está investindo em qualidade para usufruir da essência do Brasil.
Pode-se perceber isso, uma vez que várias atrações internacionais estão ganhando uma versão ambientada e protagonizada no Brasil. Apesar das técnicas de gravação e edição serem identificadas como de um produto americano, o conceito do programa é reformulado para solo brasileiro, e com brasileiros.
...