Marketing
Por: Andressa Stefanny • 31/8/2015 • Resenha • 463 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
AUTORES: ALINE SCHERER E ANA LUÍZA HERZOG; ARTIGO: NÃO É MAIS COISA DE BICHO – GRILO; 01 DE SETEMBRO DE 2015; PÁGINAS 94, 95, 96, 97, 98, 99 e 100.
Com a iniciativa do empresário Pedro Paulo Diniz, pode-se observar a importância que tem sido dada, para a sustentabilidade, atualmente. A venda dos produtos industrializados orgânicos, são importantes, pois eles são fabricados com ingredientes naturais, os quais, não foram usados agrotóxicos ou adubos químicos.
De acordo com a pesquisa online com 30.000 pessoas em 60 países, também segundo a fonte utilizada: EUROMONITOR, NIELSEN E DUNNHUMBY, pode-se notar que houve um grande aumento no mercado de produtos saudáveis, mesmo o seu valor aquisitivo sendo alto. E isso não só vem acontecendo no Brasil, mas como também em outros países.
Os produtos industriais de natureza orgânica, estão crescendo suas vendas consideravelmente nos últimos anos. O artigo nos mostra uma base de dados sobre a expansão na venda desses produtos no Brasil e demais países, os quais podemos observar, o quanto as pessoas vem buscando por uma qualidade de vida mais saudável.
Segundo as autoras Aline Scherer e Ana Luíza Herzog, “o mercado brasileiro de produtos industrializados orgânicos cresce 25% ao ano desde 2009, enquanto a média mundial é de 6%” ( pág:96 ). Existem estados brasileiros, onde empresas de médio e pequeno porte, estão produzindo produtos orgânicos, e já possuem uma variação dos mesmos.
Assim podemos dizer que as pessoas estão mudando seus hábitos alimentares, e que os produtos industrializados de natureza orgânica ganham cada vez mais o seu espaço no mercado. Até as principais redes varejistas, estão dando lugar a esse tipo de produtos nas suas prateleiras.
Esse artigo tem sua importância, por mostrar as necessidades das pessoas de procurarem uma vida mais saudável, pois: “ o Brasil acaba de se tornar o quarto maior mercado de produtos saudáveis” ( pág: 94 ). Através disso, podemos destacar que esses produtos vieram para mudar completamente os hábitos das pessoas, e que também hoje, já são mais acessíveis, porque podem ser encontrados nas prateleiras dos supermercados.
Concordo em parte com o posicionamento deste artigo, por ele ser interessante, em relação ao fato de que as pessoas precisam ter conhecimento sobre como é feito a produção e o desenvolvimento desses produtos e quais as regiões onde são encontrados, assim como o artigo apresenta. Mas, esses produtos orgânicos, ainda não são tão abrangentes, segundo o artigo: “os clientes fiéis dessa linha têm maior poder aquisitivo e não estão dispostos a abdicar dos hábitos saudáveis que adquiriram” ( pág: 100 ).
Fica evidente o interesse dos clientes em manterem seus hábitos alimentares voltados para os produtos considerados “saudáveis”. Dessa maneira os produtores podem aumentar cada vez mais sua demanda, buscando alcançar um número maior de pessoas, até aquelas com um menor poder aquisitivo.
...