TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Estratégia de diferenciação

Ensaio: Marketing Estratégia de diferenciação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Ensaio  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 8

01 – De acordo com o texto responda:

a) Quais as fases do ciclo de vida do produto? Explique-as.

1 - Lançamento: após o lançamento, há um crescimento lento das vendas. Essa fase demanda grandes investimentos.

2 - Crescimento: se o produto é bem aceito pelo mercado, ocorre um crescimento nas vendas, que se reflete nos lucros obtidos.

3 - Maturidade: período com diminuição do crescimento das vendas, quando a maioria dos clientes potenciais já foi conquistada.

4 - Declínio: forte queda das vendas e desaparecimento dos lucros.

b) Quais fases do ciclo de vida do produto podem ser identificadas no texto do Boticário? Justifique sua resposta.

A Maturidade e Lançamento, pois aos 34 anos de idade O Boticário remodelou por inteiro o seu logotipo no intuito de mostrar aos seus consumidores uma marca mais moderna, além de ter a intenção de captar novos consumidores dentro do crescente mercado de consumo brasileiro. A empresa também possui a característica de frequentemente estar lançando novos produtos.

c) Após análise do texto acima, podemos dizer que a marca é um diferencial para O Boticário. Desta forma faça uma análise explicando como ocorre este diferencial tendo como embasamento teórico as definições de Kotler e Las Casas no que tange a diferenciação dos produtos.

A Estratégia da Diferenciação se baseia em diferenciar os produtos e serviços, tornando-os algo único dentro de seu mercado. O Boticário alcança a diferenciação de seus produtos com investimentos na marca, inovações tecnológicas, mas sempre mantendo a acessibilidade de seus produtos.

d) Michael Porter evidenciou algumas forças que podem inferir sobre a empresa, sendo estas prejudiciais para a alavancagem das mesmas e dos seus produtos. Seguindo esta linha de raciocínio, explique quais são as forças de Porter, como elas estão atuando no caso do CEO’s do Boticário? Como fazer para minimizar estas forças?

Rivalidade entre concorrentes – É a agressividade com a qual os concorrentes da indústria lidam com o cliente. A rivalidade interfere na quantidade de investimento em publicidade, taxa de crescimento da indústria, número de concorrentes, entre outros fatores. Ex: Laqua di Fiori, Água de Cheiro.

Poder de barganha dos clientes – O quanto meus clientes exigem qualidade ou possibilidade de negociar preços. Analisando esses dois itens especificamente o primeiro possui uma melhor flexibilidade por parte da empresa (O Boticário) do que o segundo por causa da interação com os clientes. A barganha de preços é um ponto fraco das franquias devido os produtos serem tabelados, porém o cartão fidelidade é uma boa alternativa.

Poder de barganha dos fornecedores – O quanto a indústria depende de fornecedores específicos? No caso das franquias o fornecedor possui alto poder de barganha, pois os franqueados somente podem adquirir produtos de um fornecedor e com o preço que ele oferta. Todas as lojas adquirem as mercadorias pelo mesmo valor, com exceção dos estados onde a alíquota de ICMS é diferenciada.

Ameaça de novos entrantes – Quão alta é a barreira para um empreendedor entrar nesta indústria? O capital para iniciar o negócio é muito alto? Novos entrantes podem dificultar a entrada do empreendedor nesta indústria, e neste ponto pode ser visto como negativo. Já para aqueles que já fazem parte da indústria, a ameaça de novos entrantes é positiva, na medida em que diminui a concorrência. Com relação às franquias de O Boticário acredita-se que atualmente não existam grandes ameaças, porém algumas modificações no mercado talvez no futuro tornem-se ameaças, como a Clorofila e Água de Cheiro que podem vir a reformular suas marcas e suas lojas, buscando espaço no mercado de lojas de perfumaria e cosméticos.

Ameaça de produtos substitutos – Há produtos que podem ser descartados do mercado por inovações. Os exemplos podem ser os mais diversos e as vezes desafiam a criatividade do planejador. Atualmente a Natura vem diversificando sua estratégia de negócio e passou a ofertar seus produtos em quiosques dos principais shoppings do país, essa empresa dedicava-se exclusivamente a vender seus produtos através de catálogo. Esta nova estratégia de negócio da Natura pode vir a concorrer de forma direta com as franquias de O Boticário.

02 – Todas as decisões de marca, embalagem, garantias, assistências técnicas, entre outras devem estar integradas com as informações do comportamento de compra, hábitos, percepção entre outras variáveis relacionadas a análise do cliente.

O conjunto de decisões acerca do produto conta muito para o sucesso das organizações, bem como uma análise estratégica da situação que o mercado se encontra.

Desta forma aplique os conceitos dos cinco níveis do produto no respectivo texto acima:

• Benefício central: serviço ou benefício fundamental que o cliente está realmente comprando. Ex: HIGIENE E PERFUMARIA INFANTIL.

• Produto básico: Transformado a partir do benefício central. Ex: PERFUME E SHAMPOO.

• Atributos e condições que os compradores normalmente esperam ao comprá-lo. Ex: QUALIDADE DE PRODUTOS O Boticário.

• Produto ampliado: excede às expectativas dos clientes. Ex: FRASCO EM FORMA DE BOTO (Atratividade)

• Produto potencial: abrange todos os aumentos e transformações a que o produto deve ser submetido no futuro.

03 – A AMPLIAÇÃO DE LINHA ocorre quando uma empresa estende sua linha de produtos para alem da faixa atual. Esta ampliação pode ocorrer de três maneiras conforme indicado por Kotler. Desta forma, qual o tipo de ampliação de linha abordado no texto do Boticário, tendo como base o estudo de caso apresentado? Justifique sua resposta.

Ampliação Mercado Abaixo, pois se observa no texto que é dado ênfase aos 40 milhões de brasileiros que entraram no mercado de consumo (nova classe média) e o enfoque na questão da acessibilidade do produto.

04 – Os fabricantes devem rotular seus produtos. O rotulo pode ser uma simples etiqueta presa ao produto ou projeto gráfico elaborado, que faça parte da embalagem, sendo que o rotulo desempenha diversas funções. Desta forma responda:

a) Quais são as quatro funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com