Marketing Estratégico
Por: SuertaniaRayane • 6/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.649 Palavras (11 Páginas) • 244 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PSICOLOGIA
DAMARES SOUZA
SHEILA CASTRO
TANIA FERREIRA
A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: OBSERVAÇÃO,
DESCRIÇÃO E REGISTRO
Guarulhos
2015
DAMARES SOUZA
SHEILA CASTRO
TANIA FERREIRA
A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: OBSERVAÇÃO,
DESCRIÇÃO E REGISTRO
Trabalho especialmente redigido como parte da avaliação da disciplina de Metodos de Analise do Comportamento. Professora Dejanira Pinheiro
Guarulhos
2015
RESUMO
O trabalho apresentado, tem o objetivo de analisar um individuo e a partir dai descrever e registrar seu comportamento. Escolhemos Registro de Evento, para usarmos em nossa observação. Nossa analise é de um professor, observamos ele em sala de aula, na Universidade Guarulhos. Nosso estudo é de frequência, destacando a quantidade de vezes que o individuo irá repetir o mesmo comportamento em um período de quinze minutos. A ação analisada é a ocorrência em que o individuo eleva ambas mãos ate a altura do tórax fazendo movimentos com as mesma, entrelaçando-as a uma na outra, causando som de palmas. Resultados apresentados pelos observadores; Damares e Sheila atingiram 100% de concordância, Damares e Tania 83,33% de concordância e por fim Sheila e Tania 83,33% de concordância. Este trabalho ajudará futuramente em nossa trajetória como estudantes e também quando formadas psicólogas.
Palavras-chave: Comportamento, Observação e Analise de Comportamento.
SUMÁRIO
1 Introdução.........................................................................................4
1.1 Metodologia do trabalho.................................................................6
1.2 Resultados......................................................................................7
1.3 Folha de Registro............................................................................8
1.4 Cálculo de concordância.................................................................9
1.5 Considerações finais......................................................................10
2 REFERÊNCIAS.................................................................................11
3 ANEXOS............................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
O comportamento pode ser definido como modo de comporta-se e descrito como o que o ser humano faz com o meio em que está inserido com relação aos demais indivíduos. A psicologia é a ciência que estuda o comportamento dos organismos, o comportamento deve ser estudado através do meio em que a pessoa está inserida, pois o ambiente influencia o comportamento que é exibido a cada momento.
John B. Watson (Greenville, 9 de Janeiro de 1978) grande pioneiro da psicologia redefiniu o comportamentalismo como Behaviorismo, onde os fenômenos psicológicos foram redefinidos.Para ele grande parte significante do comportamento humano é aprendido. Segundo Watson era mais conveniente pesquisar o que era observável – comportamento- do que concentrar-se nos processos mentais.
Juntamente com os teóricos Pavlov, Watson, o behaviorismo de Burrhus Frederic Skinner, a aprendizagem é a mudança de comportamento que é ensinado através de reforços imediatos a uma resposta á um estimulo emitida pelo individuo. Em 1930 na sua tese de doutorado e em alguns trabalhos, Skinner a partir do conceito de reflexo tenta realizar uma analise cientifica do comportamento, que lhe permitia controlar as variáveis ambientais e observar (Micheletto 2011)
Para compreender melhor o behaviorismo de B. F. Skinner é preciso conhecer os dois tipos de respostas aos estímulos que ele identificou: o modelo Respondente e o Operante. O modelo operante inclui todos os movimentos de um organismo que tem influencia em algum momento ou fazem algo ao mundo ao redor. Opera no mundo indiretamente ou diretamente.
Pode ser representado pela relação R e S, em que R é a resposta e S é o estimulo de reforçamento. A aprendizagem deixa de ser apenas um condicionamento de hábitos e passa a considerar a interação sujeito-ambiente.
Diferenciando-se da teoria de Watson que dizia que R-S do comportamento era manifestado através do estimulo reforçador assumindo a responsabilidade da ação. A aprendizagem está relacionada a uma ação e a consequência que trará , tudo o que praticamos é subsequente a um estimulo.
A melhor forma de estudar o comportamentalismo é fazer uma analise funcional do comportamento, descrevendo as funções que ocasionaram a resposta, que determinaram o comportamento.
Há três dimensões que ajudam a determinar o comportamento: (a) eventos antecedente, (b) resposta, (c) eventos consequentes. A partir da função que o reforço de um evento ambiental exerce sobre o comportamento de um individuo é que ele pode ser definido.
O reforço positivo é representado por um evento que eleva a chance futura da resposta que o produz, tanto quanto o reforço negativo que também pode ser representado por um evento que eleva a chance de futura da resposta que atenua ou remove. (Furtado,1999)
Definindo assim que o ambiente é um conjunto de estímulos que influencia o comportamento do ser humano.
Através da observação obtêm-se dados que auxiliam o trabalho do psicólogo; Observar, descrever e registrar também é de grande valia para o entendimento do comportamento do individuo, e a influencia em que o meio onde está inserido influencia no seu cotidiano.
...