Marketing Holístico
Por: marcela201682 • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.568 Palavras (11 Páginas) • 149 Visualizações
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES
FACULDADE SUMARÉ
DEFINIÇÃO DE MARKETING HOLÍSTICO
Keila Gonçalves RA: 1316541
Marcela Santos RA: 1213154
Michele Martins RA: 1113623
São Paulo
2014
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES
FACULDADE SUMARÉ
DEFINIÇÃO DE MARKETING HOLISTÍCO
Trabalho de pesquisa apresentado na disciplina de Marketing I do curso de Administração de Empresas da Faculdade Sumaré, para obtenção parcial de nota do primeiro bimestre de 2014.
Professor: Alexandre Magalhães Sanches
São Paulo
2014
Relações do marketing com outros departamentos
Em princípio, todos os departamentos empresariais deveriam interagir harmoniosamente para alcançar os objetivos globais da empresa. Na prática, no entanto, as relações interdepartamentais são frequentemente caracterizadas por rivalidades e desconfianças profundas. Alguns conflitos interdepartamentais surgem de diferenças de opiniões quanto ao que é melhor para os interesses da empresa, alguns do conflito de interesses entre o bem-estar do departamento e o bem-estar da empresa e alguns de estereótipos e preconceitos despropositados.
Em uma organização típica, cada função ou departamento tem um impacto potencial, sobre a satisfação do cliente. Sob a orientação de marketing, todos os departamentos precisam ‘pensar no cliente’ e trabalhar em conjunto para satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes. O departamento de marketing tem de fazer com que isso aconteça. O diretor de marketing tem duas tarefas: (1) coordenar as atividades internas de marketing da empresa e (2) coordenar o marketing com os departamentos financeiros, operacional e outros, para o objetivo de servir ao cliente.
Há, no entanto, pouca concordância sobre quanta influência e autoridade o marketing deve ter sobre os outros departamentos. Em geral, o diretor de marketing deve alcançar seus objetivos utilizando a persuasão, e não a autoridade. Os outros departamentos frequentemente resistem a dirigir seus esforços para a satisfação dos interesses dos clientes. Os conflitos de interesse como resultados são invitáveis.
As partes interessadas na empresa (Stakeholders)
A maioria das empresas também utiliza técnicas de marketing de relacionamento para construir laços de apoio mútuo com todos os interessados, além dos clientes, como os seus funcionários e seus fornecedores. As organizações podem estabelecer e manter relacionamentos com muitos grupos diferentes de interessados.
A Empresa – Ao fazer planos de marketing, a gerência de marketing leva em consideração outros grupos da empresa, tais como: a alta administração, os departamentos de finanças, pesquisas e desenvolvimento (P&D), compras, produção e contabilidade. Todos esses grupos inter-relacionados formam o ambiente interno da empresa.
A alta administração estabelece a missão, os objetivos, as estratégias mais amplas e as políticas da empresa, os administradores de marketing tomam decisões a partir desses planos. Depois que os planos de marketing são aprovados pela alta administração, são estão implementados.
Os gerentes de marketing devem também trabalhar em conjunto com outros departamentos da empresa. O departamento de finanças dedica-se a administrar os recursos financeiros para que o plano de marketing possa ser executado. O departamento de P&D projeta produtos seguros e atraentes. O departamento de compras é encarregado de adquirir suprimentos e materiais, e o de produção é responsável pela fabricação de uma dada quantidade de produtos a um determinado nível de qualidade. O departamento de contabilidade calcula as receitas e os custos necessários para ajudar o departamento de marketing a saber o quanto seus objetivos estão sendo alcançados. Todos esses departamentos em conjunto têm um impacto sobre os planos e as ações do departamento de marketing. Segundo o conceito de marketing, todas essas funções devem “pensar no consumidor” e existir em harmonia para oferecer valor superior e satisfação ao cliente.
Os Fornecedores – Os fornecedores são um elo importante no sistema geral da empresa de “oferta de valor” ao consumidor. Eles provêm os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, e podem afetar seriamente o marketing. Os gerentes de marketing devem controlar os suprimentos, sem deixar de considerar as greves e outras concorrências, podem prejudicar as vendas em curto prazo e a satisfação do cliente a longo prazo. Os gerentes de marketing também monitoram as tendências dos preços de seus insumos-chaves. O aumento dos custos dos suprimentos pode forçar o aumento dos preços, prejudicando assim o volume das vendas da empresa.
Os Intermediários do Marketing
Os intermediários do marketing ajudam a companhia a promover, vender, e distribuir seus bens aos compradores finais. Incluem revendedores, firmas de distribuição física, agências de serviços de marketing e intermediários a encontrar clientes ou que efetuam vendas para eles. Dividem-se em atacadistas e varejistas, que compram e revendem as mercadorias. Selecionar e trabalhar com revendedoras não é tarefa fácil. Hoje, os fabricantes não têm mais uma grande escolha de pequenos intermediários independentes. Há organizações de intermediários cada vez maiores e mais poderosas, que ditam os termos ou bloqueiam o acesso dos fabricantes aos grandes mercados.
As firmas de distribuição física ajudam a empresa a estocar e transportar bens de consumo dos locais de origem aos seus destinos. A empresa deve determinar a melhor forma de estocar e transportar seus produtos, levando em consideração fatores como custo, entrega, rapidez e segurança. As agências de serviços de marketing são os institutos de pesquisa de marketing, agências de propaganda, firmas que trabalham com a mídia e firmas de consultoria de marketing, que ajudam a empresa a definir os mercados e a promover seus produtos nesses mercados. Quando a empresa decide utilizar os serviços de uma dessas agências, deve escolher com cuidado, pois elas variam muito em termos de criatividade, qualidade, serviços e preços. Os intermediários financeiros são os bancos, financeiras, seguradoras e outros negócios que ajudam nas transações financeiras ou fazem seguros contra riscos ligados à compra e venda de bens. A maioria das empresas e dos clientes dependem de intermediários financeiros para suas transações.
...