TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Microlins

Por:   •  12/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

UNIFAC

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

MARKETING - MICROLINS[pic 8]

  1. História:

O poder econômico e o valor A Microlins, nascida em 1991 na cidade de Lins, interior de São Paulo, transformou-se na maior empresa de cursos profissionalizantes do País. Presidida pelo grupo Pearson, a rede é hoje referência no ramo de educação profissionalizante e conta com mais de 555 unidades localizadas em todo território Nacional.

A Microlins está entre as 15 maiores franqueadoras do país, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com mais de 24 anos de história, a Microlins já formou e encaminhou mais de 4 milhões de alunos e possui cerca de 10 mil colaboradores, oferecendo mais de 50 opções de cursos profissionalizantes nas áreas de Administração, Negócios, Atendimento, Vendas, Turismo, Saúde e Idiomas.

Focada no ensino de informática, a Microlins logo conquistou as principais cidades do Nordeste Paulista, começando com alguns microcomputadores e uma turma de 15 alunos.

Em 1994, com diversas unidades próprias operando com sucesso absoluto, a Microlins adotou o sistema de franquia para ampliação de sua rede, nascendo assim a Microlins Franchising.

Em 1996, inaugura a Editora Raízes, uma editora de porte industrial para atender à grande demanda dos franqueados Microlins.

Em 1997, a Microlins saltou de 25 para 130 franquias, se consolidando como a maior rede de escolas profissionalizantes do Brasil, deixando de ser apenas uma escola de informática para se tornar um Centro de Formação Profissional.

Em 2000, lançou uma série de cursos profissionalizantes no setor de telecomunicações, sendo mais de 30 mil profissionais qualificados pela Microlins para o mercado.

Em 2001, agregou sua marca a ações sociais como a Fundação Xuxa Meneghel, Instituto Casa da Gente e Fundação Cafu, disponibilizando uma escola de Formação Profissional para que as crianças e jovens carentes atendidos tenham a oportunidade de se profissionalizar.

Em 2006, comemorou seus 15 anos de existência, com mais de 670 franquias localizadas em todo território brasileiro e mais de 2 milhões de alunos formados.

Por mês, 50 mil novos alunos fazem parte desta rede, e pelo terceiro ano consecutivo recebe o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), sendo reconhecida pela qualidade e excelência em sua atuação como empresa franqueadora.

Em 2008, fechou parceria com a Rede Anhanguera, consolidando assim seu projeto de expansão. Com esta parceria, a Rede Anhanguera passa a ter participação acionária na Microlins, assim visando promover a troca de sinergias entre as duas empresas, sendo que com isso, a Microlins poderá oferecer aos seus alunos a continuidade dos estudos, sustentada pela maior solidez de seus negócios, aumento da capacidade de investimentos e diversificação dos seus produtos.

Em 2010, o Grupo Multi, controlador das marcas de ensino de idiomas Wizard (a maior do mundo, com cerca de 1200 unidades), Skill e Alps, anunciou em julho de 2010 a aquisição de 100% da Microlins, maior rede de escolas de ensino profissionalizante do Brasil.

Em 2014, o Grupo Multi foi adquirido pela Pearson. Há 15 anos no mercado, o grupo britânico é líder em educação no mundo e está presente em mais de 70 países com 48 mil colaboradores. A Pearson vê a jornada do aprendizado de todos os ângulos no contexto de um mundo que está percebendo rapidamente social da educação, incluindo os alunos, professores, educadores e governos.

A Microlins unidade Botucatu teve sua inauguração no dia 27/09/2001 e logo cresceu rapidamente com sua incrível gestão, marca reconhecida e comprometimento com seus alunos.

Hoje a unidade de Botucatu conta com quase 400 alunos ativos e está localiza em uma das principais avenidas e muito próximo a seu público alvo. (Microlins Botucatu. Av. Santana, 266 – Centro – Botucatu/SP).

O que de fato é a Microlins?

A Microlins vem realizando sonhos através de cursos profissionalizantes. 

A Microlins se posiciona perante ao mercado como uma empresa responsável e transparente, com o foco e objetivo de qualificar e aprimorar, com alta qualidade de ensino, jovens que buscam ingressar, ou que estejam no mercado de trabalho.

Em outras palavras a Microlins não é apenas uma escola de cursos profissionalizantes, mas sim uma empresa que transforma sonhos em realidade.

Missão:

“Transformar os sonhos dos nossos alunos em realidade, por meio da educação, formação profissional e orientação ao mercado de trabalho. ”

Visão:

“Realizar sonhos e cultivar a cidadania por meio da formação profissional, agregando valores perceptíveis para o país, os clientes, acionistas e parceiros. ”

Valores:

“Realização: Concretizar projetos, procurando fazê-los da melhor maneira possível.

Profissionalismo: Atuar com eficácia, usando de discernimento e coerência com empatia em todas as atitudes.

Iniciativa: Ser proativo, avaliar os problemas que possam surgir e resolvê-los com criatividade e conhecimento.

Justiça: Disponibilizar oportunidades similares a todos.”

  1. Registros Internos
  1. Relatório de Vendas

Os registros internos do microambiente normalmente são definidos através dos relatórios comerciais com base nas vendas, ou seja, matriculas de novos alunos.

O gráfico abaixo refere-se ao relatório no volume de vendas (Nº de matrículas) decorres do ano de 2016: [pic 9]

  1. Inteligência de Marketing

O que está acontecendo no ambiente externo? Como interpretar o mercado?

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, os jovens de 16 a 24 anos que estão matriculados em cursos de educação profissional no Brasil representam apenas 6%. O número está abaixo da média registrada em outros países. Por exemplo, nas 34 nações mais desenvolvidas do mundo, o percentual é, em média, de 35%, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A educação profissional é uma das alternativas para os jovens aprenderem uma profissão e se qualificarem para o mercado de trabalho.  Apenas 11% dos adolescentes brasileiros entre 15 e 17 anos fazem educação profissional com a educação regular. A média nos países desenvolvidos é acima de 50%. De acordo com a pesquisa “Os jovens, a educação e o ensino técnico, feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)”, mais de 70% dos jovens brasileiros acreditam que cursos de educação profissional são importantes para conseguir o primeiro emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (445.1 Kb)   docx (898.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com