Marketing No século 21
Artigo: Marketing No século 21. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Juninplay • 26/9/2013 • 1.842 Palavras (8 Páginas) • 416 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I
Prof.: José Antonio de Lima Barboza
MARKETING NO SÉCULO XXI
O mercado, cada vez mais globalizado, acaba exigindo dos profissionais de marketing, ações cada vez mais rápidas e efetivas, garantindo assim que as empresas busquem um diferencial que as torne competitivas nesse mercado em constante mutação.
O que é marketing?
“Uma atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos por meio de processo de troca”. (Philip Kotler)
“Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros”.
“O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado”. ( American Marketing Association)
Peter Drucker diz que “até que o consumidor tenha experimentado a utilidade final, não existe realmente um produto, existem apenas matérias-primas. A perspectiva de marketing concebe a empresa como dirigida para a satisfação da necessidade de um consumidor e como provedora de uma utilidade para este mesmo consumidor.”
Objetivo do marketing
O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. (Peter Drucker)
Troca e transações - As pessoas obtêm os produtos através de auto-produção, coerção, mendicância ou troca. A troca só existirá se:
- houver ao menos duas partes envolvidas;
- cada parte tem algo que pode ser de valor para a outra;
- tem capacidade de comunicação e entrega;
- as partes estejam livres para aceitar ou recusar a oferta de troca; e
- que as partes acreditem ser adequado participar da transação.
Transação, portanto, é uma troca de valor entre duas ou mais partes. Para efetuar trocas bem sucedidas os especialistas de marketing analisam o que cada parte espera da transação.
A EVOLUÇÃO DO MARKETING: Orientações da empresa para o mercado.
As atividades de marketing devem ser conduzidas sob uma filosofia bem pensada de marketing eficiente, efetivo e socialmente responsável. Na busca desse ideal as empresas conheceram algumas bases de orientação, constituindo uma importante evolução:
- Orientação de produção: os consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo;
- Orientação de produto: os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras;
- Orientação de vendas: os consumidores e as empresas por vontade própria, normalmente não compram os produtos da organização em quantidade suficiente. A organização deve empreender um esforço agressivo de vendas e promoção;
- Orientação de marketing: para alcançar as metas organizacionais, a empresa deve ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados-alvos selecionados.
A venda está voltada para as necessidades do vendedor: o marketing, para as necessidades do comprador;
- Orientação de marketing holístico: a necessidade do desenvolvimento, o projeto e a implementação de programas, processos e atividades de marketing, com o reconhecimento da amplitude e das interdependências envolvidas no ambiente de marketing atual. Reconhece que ‘tudo é importante’.
A orientação de marketing holístico fundamenta-se em quatro dimensões-chave:
• Marketing interno – assegura que todos adotem os princípios de marketing apropriados, especialmente a alta gerência;
• Marketing integrado – assegura que múltiplos meios para criar, entregar e comunicar valor sejam empregados e combinados de maneira ideal;
• Marketing de relacionamento – estabelece relacionamentos profundos e multifacetados com clientes, membros de canal e outros parceiros de marketing;
• Marketing socialmente responsável – entende os efeitos éticos, ambientais, legais e sociais do marketing.
A que se aplica o marketing?
O marketing é visto, normalmente, como uma tarefa que cria, promove e fornece bens e serviços a seus clientes. Mas, na verdade, profissionais de marketing envolvem-se no marketing de:
• Bens, que constituem a maior parte do esforço de produção e marketing da maioria dos países;
• Serviços, que têm por característica um crescimento proporcional à evolução das economias;
• Experiências, fazendo com que os clientes retornem, se tornem fiéis;
• Eventos, para que certas ocasiões e períodos se tornem marcantes;
• Pessoas, mostrando a importância de um agente, por exemplo;
• Lugares, objetivando a atração de turistas, fábricas, investimentos etc.;
• Propriedades, direitos intangíveis de posse (imóveis, ações e títulos);
• Organizações, na construção e manutenção de uma imagem sólida;
• Informações, como no caso das entidades de ensino superior;
• Idéias, sendo a essência de toda oferta de marketing.
Mix/Composto de Marketing
Conjunto de ferramentas de marketing utilizado para atingir seu mercado-alvo:
• Produto:
...