Medição de magnitude
Seminário: Medição de magnitude. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rhoxx • 2/4/2014 • Seminário • 292 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
Como já sabemos, é indispensável na vida do ser humano o uso das medidas. Desde os tempos mais primórdios, os homens usavam apenas de pedrinhas para calcular o tamanho de seu rebanho, sem talvez ter a ideia de que já estava naquele momento usufruindo de 3 grandes noções que fazem parte da matemática, e são elas : CONJUNTO, PERTINENCIA E CORRESPONDENCIA.
Com a invenção dos números tudo ficou um pouco mais simples já que ao invés de ocupar espaço físico o homem podia demarcar o seu rebanho e armazenar esses dados em sua própria memória. A principio estaria tudo resolvido. Mas não foi bem assim, do mesmo modo com que se perdem as pedras, pode-se esquecer desses dados e se perder na precisão das informações, e como uma grande cura pra esse pequeno problema surge a escrita. O algarismo possibilitou anotar para que tivesse uma garantia contra o esquecimento ou engano.
Medir uma magnitude, significa associar a mesma, um numero real. Para isso são usadas algumas técnicas que são elas:
• Definir o que será medido;
• Definir a escala, ou seja o critério para a medição
• Interpretação
• Leitura
A medida é uma relação entre critério e magnitude.
¬¬ fazer desenho explicativo¬¬
As magnitudes podem ser classificadas por : estatura, peso, velocidade, inteligência, maturidade, beleza, temperatura e etc.
O processo de mensuração depende do nível ou seja, da classe que a magnitude pertence, cada nível traz características afiliadas as grandezas, sendo assim dividas em 4 niveis. A informação e a complexidade aumentam conforme o numero de nível.
1º nível conhecido como NOMINAL , tem base de fundamento para atribuição dos números de natureza qualitativa e distintiva
Os algarismos tem cara de números, porem representam categorias ao invés de quantidade. Como por exemplo placas de carros, números de telefone, numero da camisa de jogadores.
...