TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memória, Personalidade E Motivacao

Pesquisas Acadêmicas: Memória, Personalidade E Motivacao. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  5.712 Palavras (23 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 23

“Memória Humana”

A memória envolve mais do que absorver informação e armazená-la, por isso levantou-se três questões: Como a informação entra na memória? Como ela é mantida? E como resgatá-la? Essas três questões correspondem a três processos da memória: Codificação, Armazenagem e Recuperação.

A codificação forma um código na memória. A memória é um processo ativo, para recordamos algo é necessário um esforço para tal.

O armazenamento é a manutenção da informação por um período de tempo. Na tentativa de saber o que auxilia ou dificulta a armazenagem, descobriu-se que a armazenagem não é o suficiente para lembrar algo.

A recuperação é o resgate das informações armazenadas, o modo como se vasculha a mente a estratégia que se usa para resgatar a memória pode ser mais eficiente que outras.

Codificando: Colocando Informação na Memória

A codificação ativa é um processo importante da memória.

O Papel da Atenção

Para lembrarmos depois é preciso prestar atenção. A atenção envolve a focalização consciente de uma classe restrita de estímulos ou eventos. A atenção é como um filme que retém muitos estímulos potenciais, mas apenas poucos são selecionados para a consciência. O problema é saber onde este filtro se localiza e se os estímulos são mostrados inicialmente durante o estimulo sensorial ou depois de o cérebro ter processado o significado do estimulo. Conclui-se que a localização do filtro da atenção é flexível.

Níveis de Processamento

Nem toda atenção é criada igualmente, pois se podem enfocar diversos aspectos dos estímulos. Quanta atenção é dada a informação influencia em quanto elas serão lembradas. Na informação verbal há três níveis de processamento: a codificação estrutural, a fonética e a semântica.

A codificação estrutural é um processamento superficial que enfatiza a estrutura física do estimulo. A codificação fonética enfatiza os sons. E a codificação semântica enfatiza o significado do estimulo verbal.

As teorias de níveis de processamento propõem que estes resultam em códigos de memória duráveis, mas seu modelo tem pontos fracos. Pois o que é exatamente um nível de processamento, e como determinar que um nível é mais profundo que outro. Viu-se que uma codificação estrutural pode levar mais tempo que uma codificação semântica mais profunda. Sendo assim os níveis de processamento permanecem vagamente definidos.

Codificação Enriquecedora

Há outras dimensões para a codificação que podem enriquecer o processo de codificação e melhorar a memória.

Elaboração – A codificação semântica pode ser melhorada por um processo chamado elaboração, que consiste em ligar um estimulo a outra informação no momento da codificação. Diferenças na elaboração de abordagens do processamento semânticos têm volumes variados de retenção.

Imagens Mentais – A criação de imagens visuais para representar palavras pode enriquecer a codificação. É mais fácil criar imagens para objetos concretos do que para conceitos abstratos. As imagens mentais facilitam a memória porque fornece um segundo tipo de codificação. A teoria da codificação dupla prega que a memória é favorecida duplamente pela formação de códigos semânticos e visuais.

Armazenagem: Mantendo a Informação na Memória

Tanto Aristóteles como Platão comparavam a memória a um bloco de cera de diferentes dimensões e durezas, a lembrança era como estampar uma impressão na cera, que enquanto permanecesse ali, a memória permaneceria intacta. Como a informação flui através de uma serie de armazenamentos separados na memória, criaram-se três modelos de armazenagem: a sensorial, a de curto prazo e a de longo prazo.

Memória Sensorial

A memória sensorial preserva a informação na fuá forma original por um curto período de tempo, permitindo a sensação de um padrão visual, ou toque, que persiste por um breve momento após a estimulação sensorial ter terminado.

Memória de Curto Prazo

A memória de curto prazo é um armazenamento de capacidade limitada, que pode manter informação reprocessada por até 20 segundos. Mas este tempo pode ser aumentado pelo reprocessamento da informação, onde se verbaliza ou pensa na informação repetidamente.

Duração da Informação – Não se pode repetir material não familiar, ele é rapidamente perdido. Sem repetição a duração máxima da informação é de 20 segundos.

Capacidade de Armazenamento – A memória de curto prazo é limitada. Podemos recordar apenas sete itens em tarefas que requerem que se lembre de material não familiar. Mas pode-se aumentar essa capacidade por combinar estímulos chunks, estes são um grupo de estímulos familiares armazenados numa única unidade.

Memória de Curto Prazo como “Memória Funcional” – Alan Baddeley diz que a memória funcional consiste em três componentes: a repetição, que representa toda a memória de curto prazo; o bloco visual-espacial, que permite que as pessoas temporariamente mantenham e manipulem imagens visuais; e o sistema de controle executivo, que manuseia um limitado volume de informação enquanto elas estão lidando com o raciocínio e a tomada de decisões.

Memória de Longo Prazo

A memória de longo prazo é um deposito de capacidade ilimitada que pode manter informação por períodos mais longos de tempo. As informações ali armazenadas podem ser indefinidas e duráveis, podendo ser para a vida toda.

Durabilidade: O Armazenamento é Permanente? – A informação armazenada na memória de longo prazo é permanente. O esquecimento ocorre apenas porque as pessoas às vezes não conseguem reter a informação necessária na memória de longo prazo. A memória- relâmpago apóia a noção de que o armazenamento possa ser permanente. A memória- relâmpago, são lembranças extremantes vividas e detalhadas de eventos muito importantes.

Transferindo a Informação para a Memória de Longo Prazo – A informação que está mantida na memória de curto prazo por meio da repetição é gradualmente absorvida pela memória de longo prazo. O efeito da posição em serie ocorre quando participantes mostram melhor lembrança para itens do inicio, chamado de efeito de preferência e do fim da lista, chamado de efeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com