Mix de Marketing
Por: dossanr21 • 12/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.902 Palavras (8 Páginas) • 246 Visualizações
PAPER 3P
Pontos chave do 3p – praça de atuação.
Acadêmico: Rômulo dos Santos Mattos
Professor: Rodrigo Fernando Belli
Faculdade AVANTIS
Curso: Administração (3° período) – Disciplina: Gestão de Marketing
06/06/2018
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo explanar sobre o terceiro “P” do marketing abordando a praça de um determinado produto, neste caso a farofa Yoki. Abordando algumas questões dentro do tema citado anteriormente mostraremos nesta obra locais de comércio deste determinado produto, os seus métodos de distribuição, qual o tipo e o esforço de venda do produto e também a concorrência e seus locais de atuação.
Mesmo sendo esta etapa de difícil entendimento ao leitor, sua métrica e aplicação é o que este trabalho mostrará a seguir, as etapas, dificuldades e triunfos deste processo do “3P” baseado em um produto específico.
Palavras-Chave: Marketing; praça; Mix de marketing, Composto de Marketing;
1 INTRODUÇÃO
Qualquer produto sempre estará baseado em pilares fundamentais para sua comercialização. Como já é de conhecimento de estudantes e admiradores do marketing um dos pontos centrais é estabelecer uma relação de troca entre fornecedor e consumidor. Mas dentro de toda esta cadeia, desde ao desenvolver uma simples idéia que trará à tona um novo produto até a compra e a entrega do produto ao consumidor final temos uma etapa chave. Esta etapa é a que trataremos a partir de agora.
A etapa intitulada aqui no Brasil de “praça” e também conhecida como distribuição está para os quatro “Ps” do marketing colocada como etapa terceira, e traz aos olhos de quem lê este tema pontos de extrema importância, pontos esses participantes de um grande e rico ciclo. A praça mostra a preocupação com o impacto que o produto trará ao cliente, como este produto será comercializado, como chegará aos lojistas, como ele o “produto final” será exposto, a sua aceitação do mercado e o posicionamento da concorrência.
Através deste trabalho tentaremos desmistificar esses tópicos, deixá-los claros, de forma que seu entendimento seja fácil e objetivo e agregue valor e conhecimento ao leitor.
Lembrando que nesta obra falaremos sempre de informações baseadas em um único produto, a farofa Yoki, porém, sempre deixando claro que pontos genéricos e conceitos sobre o tema, assim como exemplos para esclarecer e enriquecer nosso conteúdo.
2 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Sem troca nunca haverá negócios, sem uma troca justa e equilibrada menos ainda. Sem equilíbrio produtos e serviços não circulariam e não seriam consumidos. Teríamos sempre produtos e serviços empacados pois eles não despertariam desejos e nem seriam bons o suficiente para que o consumidor entregasse ao fornecedor o valor merecido deste produto. O marketing vem apoiar e estruturar este pensamento trazendo ferramentas de suporte, fazendo com que este ciclo de consumo de oferta e procura não entre em inércia. Segundo Cobra a essência do marketing é o processo de trocas, nas quais duas ou mais partes oferecem algo de valor para o outro, com objetivo de satisfazer necessidades e desejos (pag 4).
Dentro deste ciclo temos algumas etapas do marketing ou mix de marketing que se tornam primícias para explicarmos e engrandecermos este ciclo de consumo já citados, são os 4P do marketing moderno. Conforme já citado por Cobra (obra PDF) este sistema de marketing dos 4Ps se tornou um dos mais consagrados desde que foi criado pelo professor E. J. McCarthy. Divididos em preço, produto, praça e promoção praticar este mecanismo de trabalho se tornou uma ferramenta assertiva para todas as grandes empresas e produtos que compõem nosso universo de consumo capitalista. Estes sempre devem estar voltados a atender as necessidades dos clientes que sempre estão ansiosos em suprir suas necessidades como consumidores. Mas nem sempre o que atrai o cliente é somente um desses quatro conceitos, o produto envolve os quatro pontos e, para ao cliente esta estrutura não mudará, ele também pode esperar neste produto mais de uma qualidade. Então, os profissionais de marketing precisam estar atentos para esta demanda que se enquadra no conceito dos quatro “Cs” do cliente. O foco precisa estar voltado para valor para o cliente, menor custo, conveniência e comunicação.
Portanto, enquanto os profissionais de marketing se veem como vendedores de um produto, os clientes se veem como compradores de um valor ou da solução de um problema. E os clientes estão interessados em mais do que preço; estão interessados no custo total de obtenção, uso e descarte de um produto. Eles querem que um produto ou serviço esteja disponível de maneira mais conveniente possível. Por fim, os clientes não desejam promoção; querem uma comunicação bidirecional. Os profissionais de marketing deveriam pensar primeiro em atender aos quatro Cs do cliente e utilizá-los, em seguida, como uma plataforma para o desenvolvimento dos quatro Ps. (philip Kotler marketing para o século XXI – pág 126).
O objetivo destas etapas do 4p é sempre atingir o sucesso de uma campanha de um determinado produto, minimizando os gastos e visando sempre o maior lucro possível tendo como base de cálculo e raciocínio o ROI (retorno sobre investimento).
Dando continuidade e esclarecendo os quatro elementos principais temos como dever conceituar o primeiro elemento, o preço. Este é o balizador que quanto e como o valor será cobrado do cliente, este elemento dita a participação do mercado.
O segundo elemento é o produto que pode ser algo físico ou intangível, no caso a prestação de serviços. Cada produto contém suas próprias características, layout, cores tipografia, etc.
O terceiro elemento é a praça. Este por sua vez consiste no local que este produto será distribuído e/ou comercializado. Lembrando que a escolha deste precisa estar de acordo com o seu público alvo, a forma de distribuição, região de atuação e outras variáveis.
Como último elemento, porém não menos importante temos a promoção. Este se baseia na estratégia de divulgação a ser utilizada e é construída de acordo com o que foi definido nos três elementos anteriores. Como se trata de algo com muitas variáveis o objetivo é ser o mais assertivo possível tentando garantir o sucesso deste produto seja ele tangível ou intangível.
...