Mix de Marketing: Promoção
Por: gersonlxs • 9/12/2018 • Resenha • 1.333 Palavras (6 Páginas) • 218 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
CAMPUS PINHEIRO
CURSO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
GERSON LUÍS CASTRO FERREIRA
MIX DE MARKETING: PROMOÇÃO
Pinheiro – MA
2018
GERSON LUÍS CASTRO FERREIRA
MIX DE MARKETING: PROMOÇÃO
Trabalho apresentado ao Instituto Federal do Maranhão , como requisito para à obtenção de nota parcial da disciplina de Administração de Marketing, do curso técnico em administração.
Avaliador: Prof.ª Me. Danielle Silva Pereira
Pinheiro – MA
2018
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO...............................................................................................4
- MIX DE MARKETING....................................................................................5
- PROMOÇÃO..................................................................................................6
- PROPAGANDA..............................................................................................7
- PROMOÇÃO DE VENDAS............................................................................7
- VENDA PESSOAL.........................................................................................8
- RELAÇÕES PESSOAIS................................................................................9
- CONCLUSÃO..............................................................................................10
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................11
- INTRODUÇÃO
O marketing atual nos proporciona uma grande variabilidade de áreas para que o profissional possa atuar, como pesquisas, análises de mercado, propaganda e publicidade, serviços, desenvolvimento de produto, varejo, entre outros. Hoje nós vivemos na era do marketing. São tempos em que, mais importante do que ser bom em algo, é acharem que você é bom naquilo. Houve uma época, em quem ditava quais os produtos a serem consumidos no mercado eram as empreses, porém hoje em dia que dita o mercado e os produtos a serem consumido é o consumidor. “O consumidor é rei, pois ele que manda no mercado”. Com a necessidade de satisfazer os desejos do consumidor, os profissionais do marketing desenvolveram uma ferramenta estratégica nesse processo de satisfação, denominada mix de marketing.
- MIX DE MARKETING
Também denominado como “composto de marketing”, a obra Basic Marketing, de E. Jeromi McCarthy (1960), apresenta os “4P’s”, que são fundamentais que compõe o mix de Marketing: product, price, place, promotion. Traduzidos para o português, respectivamente: produto, preço, praça e promoção. Esses componentes são essenciais para a organização atingir seus objetivos. Primeiramente, para entregar sua proposição de valor, de acordo com Kotler e Armstrong (2007), a empresa deve criar uma oferta ao mercado (produto ou serviço) que satisfaça necessidades, depois decidir quanto cobrará pela oferta (preço) e como disponibilizará a oferta para os clientes-alvo (praça). E por fim, deve comunicar a oferta aos públicos-alvo e persuadi-los de seus méritos (promoção).
Uma grande parte das pequenas empresas possui um produto tangível ou intangível, o qual é ofertado ao mercado a um preço e procura atingir a praça através de alguma forma de promoção (BAKER, 2005).[pic 1]
Figura 1: Os 4P’s do mix de marketing.
Fonte: Kotler e Keller (2006).
- PROMOÇÃO
Segundo Kotler (1998), promoção é o conjunto de ações que estarão incidindo sobre certo produto e/ou serviço, de forma para a estimulação a sua comercialização ou divulgação. A promoção é um elo fortíssimo que os vendedores têm com seus consumidores, ela cria uma situação favorável à compra, pois gera a curiosidade de experimentação do produto, apressando a decisão da compra. Estimula o cliente a entrar na empresa, gerando andamento no ponto de venda. Segundo Kotler & Armstrong (2007), a empresa deve estabelecer comunicações com os clientes existentes e potenciais, combinando todas as suas possibilidades de comunicação em um programa consistente de marketing.
A disponibilização da promoção em alguns períodos comemorativos e de grande demanda, em períodos festivos, como na Páscoa e Natal, Dia das Mães, dos Pais e das crianças, entre outros, beneficia proporcionalmente a organização, pois pode atrair novos clientes e ainda impressionar e satisfazer os atuais com um diferencial. Os exemplos citados, podem ser implementados em uma empresa X, para que com isso atinja a plena satisfação de seus consumidores quando se fala em promoção. As empresas usam meios diferentes para enviar suas mensagens sobre seus bens, serviços e ideias.
A mensagem pode ser comunicada diretamente pelo pessoal de vendas ou indiretamente por meio de anúncios e das promoções de vendas.
De acordo com Kotler & Keller (2006), as principais ferramentas do composto de Promoção são: propaganda, promoção de vendas, venda pessoal e relações públicas.
[pic 2]
[pic 3]
- PROPAGANDA
Segundo Keller & Kotler (2006, p. 566), propaganda é “qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado”. Tais patrocinadores (anunciantes) podem ser tanto da iniciativa privada quanto de agências governamentais, instituições sem fins lucrativos ou de caridade.
A propaganda é uma ferramenta de comunicação paga com o propósito de fornecer informações, geralmente a propaganda é utilizada para vender produtos e/ou serviços.
Figura 4: La casa de pastel, em Santa Catarina[pic 4]
Fonte: Google Images
- PROMOÇÃO DE VENDAS
Segundo KOTLER (2000), “a promoção de vendas pode ser praticada tanto para conseguir resultados de curto prazo, como para chamar mais atenção ao lançamento de produtos ou aumentar as vendas em declínio.”
Uma das mais conhecidas promoções de vendas é o famoso cupom de desconto, cupons são oferecidos de acordo com uma compra a partir de tal valor, para que o cliente tenha desconto na próxima.
...