TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivacao

Dissertações: Motivacao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 3

MOTIVAÇÃO COM O TRABALHO

A origem etimológica do termo motivação explica que deriva originalmente da palavra latina “movere”, que significa mover, indicando um estado de despertar do organismo, da vontade, do ânimo, de dinâmica ou acção. Para que haja esse despertar do indivíduo precisa identificar o motivo, o que o move em direcção a determinado objectivo (BERGAMINI, 2008)”

Segundo Robbins (2002:151) motivação e o “resultado da interacção entre o indivíduo e a situação”. Relata que para formar o conceito de motivação, devemos ter em mente que o nível de motivação varia entre o indivíduos quanto para indivíduos em tempos diferentes. Este autor ainda caracteriza que os três elementos-chave da definição de motivação são as palavras: intensidade, direcção e persistência.

A motivação é, em sentido psicológico, a tensão persistente que leva o indivíduo a alguma forma de comportamento ou actuação, visando a satisfação de uma ou mais metas. TEXEIRA (2009:82).

Directamente o desempenho da companhia com as atribuições individuais, e também, em criar e controlar as métricas de desempenho de cada função ou indivíduo, tem restringido a eficiência da remuneração variável. (ROBBINS, 2001). E acordo com STEERS e PORTER (1991), a motivação, em relação ao comportamento no trabalho, energia, orienta e sustenta esse comportamento.

Segundo TEXEIRA (2005:140), define a motivação como a vontade de uma pessoa desenvolver esforços com vista à prossecução dos objectivos da organização.

STEINER, define-a como “um estado interno que canaliza o comportamento no sentido de metas e objectivos”.

KOONTZ, considera que motivação é “toda a classe de impulsos, desejos e necessidades e forças semelhantes; quando um gestor motiva os seus subordinados significa que ele desenvolve as acções que espera que venham a satisfazer aqueles desejos, impulsos e necessidades dos seus colaboradores, induzindo-os actuar de forma desejada ”.

Contudo, a motivação dinamiza e canaliza os comportamentos para uma finalidade. Os comportamentos são desenvolvidos num determinado sentido a partir de estímulos (ou incentivos) específicos.

Motivação no trabalho

A psicologia organizacional descobriu a importância da motivação para o bom desempenho das actividades no ambiente de trabalho. Não importa a função ou o cargo dentro da organização, o trabalho só é produtivo e apresenta qualidade se seu produtor estiver motivado pelo desejo de trabalhar; o gerente só consegue bons resultados com sua equipe se o elemento humano sob sua responsabilidade estiver motivado para provocar bons resultados.

“A motivação e a satisfação possuem componentes cognitivos, comportamentais e afectivos, mas o que predomina na motivação é seu componente comportamental”,

De acordo com estudos desenvolvidos por Carlotto (1999, p.80). Ainda segundo o autor, o rendimento no trabalho também é fruto da motivação, além da habilidade do indivíduo, moderada por determinantes situacionais.

Por uma série de razões, ainda impera nas organizações a mentalidade de que o aumento salarial pode gerar motivação nas pessoas. Outro mito é que pessoas que ganham mais são mais motivadas, sem falar no desastre da estabilidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com