O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Por: larimarquexxx • 27/5/2021 • Trabalho acadêmico • 663 Palavras (3 Páginas) • 164 Visualizações
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Aluna: Larissa Marques Lopes Trabalho da Disciplina [AVA 2]
Estudar e conhecer o consumidor é fundamental para que uma empresa consiga vender seu produto ou serviço de maneira assertiva, agradando seu público- alvo e fidelizando clientes. É necessário que o profissional de marketing da empresa estude os hábitos, costumes e valores de seus clientes, além disso, estude as condições do mercado atuante. De acordo com Mowen e Minor (2003), analisar o comportamento do consumidor é a base das ações de marketing e com esse estudo, cria-se um bom plano para atuar em diversos contextos. As empresas entendem que é impossível universalizar todo o seu público, pois cada indivíduo é único e tem preferências individuais. Dessa forma, é imprescindível a segmentação do mercado, dividindo em subconjuntos de clientes com necessidades semelhantes para que se torne possível criar estratégias certeiras para cada tipo de grupo de consumidores.
Um dos objetivos do Marketing é influenciar e despertar desejos nas pessoas. É importante ressaltar que desejo é diferente de necessidade. Philip Kotler explica que as necessidades são condições básicas humanas, como por exemplo, ir ao banheiro, se alimentar. Já o desejo é a vontade de consumir algum produto específico. Beber água, é uma necessidade humana, mas existe o desejo que beber uma cerveja. Com isso claro, a empresa precisa saber pra quem vender seu produto ou serviço e como vai despertar o desejo de compra em seus consumidores. A estratégia de segmentar e se posicionar no mercado torna a tarefa de atingir seu público, trazendo soluções para seus problemas e despertando o anseio em consumir mais fácil e, consequentemente mais barata. A segmentação basicamente divide consumidores que tenham características em comum, separando por gênero, etnia, classe social e etc. Sendo assim, os profissionais de marketing conseguem atingir o consumidor com o estimulo certo de acordo com suas particularidades. Depois da segmentação, a empresa deve encontrar estratégias para que seu produto ou serviço se destaque no meio da concorrência e que cumpra as necessidades e desejos dos clientes. “O posicionamento é a forma como o produto é definido pelos consumidores quanto aos seus atributos mais importantes – é o lugar que ele ocupa na cabeça dos consumidores com relação aos produtos concorrentes.” (1998, p. 174). As estratégias de posicionamento são divididas por atributos ou benefícios que está relacionada a qualidade, sabor ou durabilidade. Por aplicação ou utilização que se refere aos benefícios específicos de uso. Por usuário, que está ligado a um determinado grupo. Por concorrente, que são as vantagens em relação a concorrência. Por qualidade e preço e finalmente, por categorias de produtos. Definido a estratégia a ser usada, o profissional de marketing poderá partir para a análise do ambiente, que é estudar possíveis influências externas que vão interferir no comportamento do consumidor. São elas, demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais. Outro aspecto importante para se entender as atitudes do consumidor é a pesquisa de mercado.
Atualmente, o número de pessoas que não consumem produtos de origem animal cresce demasiadamente. Muitas empresas já se adaptaram a esse público com restrições, mas outros nem tanto. Nas grandes empresas de fast food já é
possível encontrar versões veganas, mas isso se limita quase sempre a uma única opção de hamburguer. Por isso, seleciono uma sobremesa vegana para o Burguer King. Todas as opções no catalogo de sobremesas da empresa contém leite de origem animal, dessa forma, proponho um sorvete feito com leite vegetal, com três opções de sabores de frutas. Podemos segmentar esse produto como psicográfica, já que está relacionado a um estilo de vida e valores dos consumidores. Após a segmentação, o posicionamento será feito por meio da categoria do produto, por se posicionar como sorvete sem ser de origem animal, além de mais saudável e mais sustentável para o meio ambiente, que são alguns dos valores do veganismo. Além do posicionamento por categoria, poderia também encaixar a estratégia por concorrente, afinal, são pouquíssimas empresas de fast food que disponibilizam opções veganas (mais de uma) no cardápio de sobremesas.
...