O Caso Coca Cola - Marketing
Por: aline_levy • 30/8/2019 • Resenha • 396 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
A COCA- COLA NO FACEBOOK
Referências: John Deighton e Leora kornfeld
.A Coca-Cola, bebida criada por um farmacêutico, que complementava uma linha de bebidas gaseificadas, como aguas e sucos, tornou-se o refrigerante mais popular do mundo. O sucesso foi tanto, que foram criadas novas versões como diet e toque de limão.
.Tamanho sucesso chamava a atenção de fãs da bebida, que criavam páginas com o nome da marca, compartilhando experiências e informações sobre o produto.
.Apesar da marca ter sua própria página, eles não faziam tanto sucesso nas redes sociais, por mais que investissem em um marketing de massa e contratassem os melhores e mais caros profissionais.
O conteúdo desenvolvido por esses profissionais era puramente comercial, o que não atraia muito a atenção de seus consumidores habituais.
Até que 2 fãs da bebida, Dusty e Michael , decidem criar uma página de marca e escolheram a Coca- Cola, e sem pedir permissão iniciaram o projeto.
A página havia sido criada por fãs, para fãs simplesmente com o intuito de expressar seu entusiasmo com a marca.
Com linguagem simples, utilizando imagens e logotipos da companhia, a página agradou em cheio os fãs e após 3 meses de sua criação , atingiu a marca de 1,2 milhões de seguidores.
Tal proeza chamou a atenção do Facebook, que imediatamente entrou em contato com a Coca Cola informando o fato e as violações do termo de serviço oferecido por eles.
Devido ao enorme sucesso da dupla no Facebook, a Coca-Cola precisou rever sua estratégia, se adequando a evolução da mídia.
Analisando a página da dupla, perceberam que a base de conteúdo deles era firmada no relacionamento com os fãs, através de pesquisa, enquetes, brincadeiras, um conteúdo mais interativo.
Cobrada pelo Facebook que atitude tomar diante da proporção que a página não-oficial tinha tomado, a Coca-Cola buscou conhecer os criadores da página para tentar
entender como funcionava esse relacionamento com os fãs e dai sim tomar alguma atitude a respeito.
Dusty e Michael foram convidados a conhecer um pouco da história da empresa, visitando sua fábrica e museu, desta forma estariam mais pertos da companhia e os executivos poderiam conhecer melhor a dupla a fim de tentar um acordo para administração conjunta da página.
Durante algum tempo a Coca-Cola se manteve como uma das maiores empresas de marca no facebook, atingindo um número de quase 20.000 de fãs com sua politica de relacionamento.
,
...