O Caso Prático de Avaliação
Por: Andrea Gonçalves • 30/12/2023 • Trabalho acadêmico • 1.371 Palavras (6 Páginas) • 88 Visualizações
Caso Prático de Avaliação
A empresa Horas Infinitas, produtora de diferentes linhas e gamas de relógios, é uma marca portuguesa, com mais de 50 anos de experiência, na fabricação de relógios de pulso para homem e senhora.
Até aos dias de hoje, a sua produção tem sido escoada para diferentes mercados, nos quais vende para as marcas mais conhecidas a nível mundial. Ou seja, vende apenas em regime de private label (produz em regime de subcontratação). Do seu leque de marcas clientes atuais, destacam-se nomes, como Cartier, Tag Heur, e Mikael Kors.
A sua estratégia de negócio passa agora pelo lançamento de uma marca própria de relógios, com a denominação Horas e Horinhas e cujo valor de venda médio rondará os 90€ por relógio. No que diz respeito à concepção do produto esta terá como base, materiais leves como a silicone e um design apelativo, com recurso às cores das tendências da moda. A grande novidade é que este mesmo relógio pode ser totalmente personalizado pelo comprador, bastando para o efeito enviar a imagem e cores que gostaria de ter no seu relógio. A marca assumirá que no prazo de 5 dias úteis, o relógio será produzido de acordo com as preferências indicada pelo cliente.
Numa primeira fase de introdução do produto no mercado, está apenas previsto a existência de um único modelo unissexo e a distribuição apenas no mercado nacional. Sendo no entanto intenção da empresa, iniciar a exportação da sua marca, num prazo de 3 anos após o lançamento do produto.
Com base nos dados acima apresentados, responda às seguintes questões:
1) Tendo como base os critérios de segmentação existentes, qual seria a melhor estratégia de segmentação a adotar?
2) Considerando que a marca pretende entrar num mercado, no qual já existem outras marcas dominantes, qual deveria ser o seu posicionamento?
3) Qual a sua opinião sobre a denominação de marca escolhida?
4) Defina uma estratégia de distribuição da marca. Quais os meios de distribuição que utilizaria e porquê?
- Uma estratégia segmentada e direcionada a um público alvo acaba por produzir mais resultados por se relacionar diretamente com os clientes certos.
Assim, na minha opinião é necessário separar os consumidores num grupo usando a segmentação demográfica, comportamental e psicográfica.
Na segmentação demográfica o objetivo é simples, entender quais são os dados demográficos de quem irá comprar o relógio totalmente personalizado e unissexo. Neste caso:
- Faixa etária (mesmo que seja um relógio que possa ser utilizado por todos, mesmo assim a forma como ele será comprado ou consumido provavelmente vai variar com a idade);
- Poder de compra (é um fator chave para decidir se o produto é vendido como uma necessidade, um desejo ou um luxo);
Quando os dados demográficos escolhidos estejam devidamente recolhidos, a empresa Horas Infinitas pode adaptar sua comunicação, de modo a criar mensagens relevantes e atrativas para a sua campanha. Estes dados podem ser recolhidos através pesquisas de mercado e estabelecimento do intervalo de idades sem colocar muito espaço entre as mesmas, pois diferentes idades significa também diferentes necessidades e gostos.
Em relação à segunda opção de segmentação, o comportamento de uma pessoa em relação à compra deste relógio é levado em consideração por vários aspetos tais como: gostos pessoais, escolhas anteriores de produtos similares, preferências, entre outros. Se o cliente conhecer e perceber o potencial deste relógio, isso irá influenciar com certeza na sua decisão de compra.
Este tipo de segmentação pode ser colocado em prática da seguinte forma:
- Atualmente, são enviados e-mails em grandes quantidades com a mesma mensagem para todos os consumidores, o que torna algo banal. Em vez disso, para esta empresa é necessário analisar profundamente os seus consumidores e atender às suas exigências e através de uma abordagem personalizada com base nos grupos sociais aos quais eles se inserem;
- Separar consumidores interessados dos que não demonstram interesse. Assim, a equipa de Marketing deve filtrar o público-alvo com base no nível do seu envolvimento com a marca e com o produto, o que irá aumentar a probabilidade deste produto ser encontrado por clientes que realmente precisam e gostam.
Com a segmentação psicográfica, a empresa poderá agrupar o seu público alvo com base em algumas variáveis (estilo de vida, personalidade, interesses, estatuto social).
O uso deste tipo de segmentação, permite um melhor conhecimento dos consumidores, assim, é possível criar estratégias de comunicação e marketing mais direcionadas e personalizadas pois incluem aspectos como a forma de pensar, sentir e de se comportar do cliente.
Para colocar em prática, primeiramente, a empresa precisa de estudar os seus consumidores. Este estudo irá dar uma visão clara de qual é seu público alvo e qual é o perfil ideal das pessoas que compram este relógio. A empresa poderá recolher estes dados com a análise de seguidores nas redes sociais, com dados de um CRM (Customer Relationship Management) e até mesmo com pesquisas diretas usando a base de consumidores.
...