O DISCURSO COLAÇÃO DE GRAU
Por: felizmundosantos • 1/4/2022 • Ensaio • 976 Palavras (4 Páginas) • 313 Visualizações
DISCURSO COLAÇÃO DE GRAU
A turma concluinte do decimo período do curso de Enfermagem Bacharelado cumprimenta todos os presentes.
Saúdo com boa noite a Senhora Reitora da Universidade da Amazônia Ivana Drago, a Senhora coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem Daniele Sardinha, prezados docentes e demais senhoras e senhores presentes em nome das turmas estendo respeitosos cumprimentos.
Nesse momento agradeço aos colegas pelo privilégio de me escolherem como oradora da turma, para ser a porta-voz transmitindo os sentimentos vividos por nós ao longo desses 5 anos.
Também agradeço aos mestres que se fazem presentes e aos ausentes por contribuírem de forma importantíssima em nossas vidas.
Essa etapa tão aguardada e que foi cumprida com muito louvor e gratidão.
Cabe aqui uma pergunta: Que profissionais queremos ser?
Bem, se alguém ainda tem dúvidas sobre isso, vamos fazer uma viagem no tempo.
Em 2017, após a alegria da aprovação corremos com a documentação e eis que vem o primeiro dia de aula.
Olhares assustados, outros nem tonto, porém todos cheios de ansiedade, expectativas e de certa forma com algumas incertezas, afinal, a dois meses atrás estávamos no ensino médio com receio de apresentar trabalhos segurando uma cartolina.
Inicialmente o medo era da graduação em si até descobrir que existia a prova colegiada "prova essa onde o filho chorava e a mãe não via".
Fazíamos resumos até da respiração dos professores, sabíamos que no juízo final, “vulgo prova colegiada”, tudo ia cair!!
Muitas aulas técnicas, muitos trabalhos, mapas mentais a resumos...dia a dia desenvolvendo competências técnicas, científicas, éticas e humanas.
Na sequência vieram as aulas específicas de anatomia, fisiologia, citologia, embriologia...Sempre desencadeando um trauma diferente a cada semestre, mas aprendendo e compreendendo a maravilha e complexidade que é o corpo humano.
Quem não lembra das teórico-práticas ? Veio a semiotécnica, onde sentimos o que é a Enfermagem. Aulas cheias de dúvidas e agitação. Lembram das provas? Onde ficávamos no corredor lendo a relendo os resumos, esperando o colega sair da sala para tirar aquela dúvida e tentar não errar na nossa vez, onde um simples itálico era observado e anotado.
Os dias, meses, anos foram se passando e descobrimos afinidades e os laços de amizade foram surgindo, sendo que alguns se tornaram mais que colegas de sala.
Surgiram os grupos e pouco a pouco a sala foi se dividindo, tinha o grupo da frente a turma do fundão e os que trabalhavam a gente só via no dia da prova ou apresentações de trabalhos.
Lembro de quando eu trabalhava no shopping e dormia durante as aulas e minhas fotos rolavam no grupo “Mas quem perdoa é Deus”!!
Tenho que lembrar e parabenizar as pessoas que deixaram seu lar, esposas, maridos e filhos para estudar.
Não éramos a melhor turma, as vezes por qualquer motivo o circo se formava, mas acreditem, apesar dos pesares sempre fomos um turma democrática e me sinto feliz em ter feito parte dessa historia.
...