O EMPREENDEDORISMO NO MARKETING
Por: Giovanna Ferreira • 18/4/2022 • Relatório de pesquisa • 404 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
Conforme o conteúdo abordado no capítulo e as pesquisas sobre o tema, pôde-se entender que alguns dos fatores que limitam o empreendedorismo no Brasil são:
Políticas governamentais;
Falta de apoio financeiro;
Educação e capacitação;
Normas culturais e sociais.
Além dos pontos citados, a pandemia de covid-19 foi um grande fator limitante para alguns empreendimentos, dado que a maior parte da população estava em suas casas sem acesso fácil às atividades que antes eram corriqueiras. Por tanto tais empreendedores como, por exemplo: donos de restaurantes, cabeleireiras, manicures e dentistas, tiveram que reinventar a forma com que exerciam sua profissão para continuar tendo-a como fonte de renda.
Da mesma forma que a pandemia foi um fator limitante para alguns ramos de empreendimentos, para outros foi uma grande oportunidade de crescimento, como no caso de algumas lojas de roupas, que eram físicas e tinham muitos gastos fixos com espaço, luz, água… e passaram a atuar somente online, abrangendo um público maior e com isso tendo sua renda aumentada. O mesmo também aconteceu com alguns outros setores como universidades e plataformas de reuniões online.
Processo Effectuation para um restaurante de comidas nordestinas:
O primeiro passo na estruturação de um processo Effectuation é além dos conhecimentos já obtidos neste caso, o networking, então é necessário criar uma rede sólida de colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes. Vale fazer uma análise dos concorrentes e entender quais recursos são necessários para começar.
O segundo passo é focar em sobreviver (pelo menos em um primeiro momento) entender a situação financeira é muito importante nesta etapa, entender quais pratos são os que possuem o custo de produção mais alto e quais têm mais demanda é um dado importante também, pois pode te ajudar a lidar melhor com possíveis cortes de despesas e a trabalhar com recursos limitados.
O terceiro passo é o da cooperação, aqui o dono do restaurante deve fazer alianças e boas parcerias, vale entender quais seriam os melhores parceiros (Fornecedores, pessoas públicas, lojas do bairro, etc.) Cada novo parceiro é uma nova oportunidade.
O quarto passo é muito importante, pois torna a incerteza um ponto positivo é fonte de inspiração para a inovação. É sempre bom saber lidar e contornar com estas incertezas, elas fazem parte da vida do empreendedor.
O quinto passo é ser o dono do seu negócio e assumir o controle, saber tomar decisões e também quando e como as toma, manter o foco naquilo que é essencial para se atingir o resultado esperado.
...