O MARKETING DE FILIADOS
Por: eric13 • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 812 Palavras (4 Páginas) • 196 Visualizações
Modelos de negocio na WEB
Afiliados e/ou de publicidade
Modelo Freemium ou de Assinatura
Modelo de bens virtuais
MARKETING DE FILIADOS
A lógica de funcionamento de um programa de afiliados é bem simples: o afiliado indica um visitante para o site do comerciante. Se esse visitante realiza uma compra, é creditada uma comissão na conta do afiliado como pagamento pela indicação.
Podemos citar como exemplos de marketing lojas virtuais, tais como: Americanas, Polishop, Mercado Livre, Google, Meliuz, etc., com as principais formas de comissão:
- CPC (Custo por Clique): as comissões são recebidas a partir do clique do usuário em anúncios em seu site.
- COM (Custo por mil impressões): é o valor pago para que determinado banner apareça mil vezes em um determinado site.
- CPL (Custo por lead): as comissões são recebidas baseadas na angariação de cadastros, ou seja, quanto mais cadastros forem realizados maior será a comissão
- CPA (Custo por aquisição): as comissões são recebidas na medida que envia compradores para um determinado produto ou serviço.
Marketing de filiados no Brasil
O mercado de afiliados no Brasil é simplesmente vinte vezes menor que o mercado americano. Só para ter uma noção, o número de domínios de sites registrados nos Estados Unidos é de nove milhões e no Brasil temos 200 mil.
MODELO FREEMIUM
Consiste na disponibilização gratuita do seu produto ou serviço e posteriormente oferecer uma versão comercial.
Sua premissa básica é oferecer aos potenciais clientes uma parte gratuita do seu produto ou serviço, a barreira de experimentação se diminui e aumenta-se a efetividade de aquisição por meio do marketing Boca-a-Boca.
Na maioria dos casos apenas cerca de 5 a 10% dos usuários realmente compram alguma coisa. Do ponto de vista de financeiro, esse modelo não aparenta ser muito viável, mas um ponto interessante é quando os usuários pagam as novas funcionalidades de outras formas, como por exemplo divulgando e atraindo novos usuários. Uma prova de que isso funciona é o Dropbox, pois incentiva os usuarios a divulgar o site em troca de mais espaço dentro do universo virtual.
Tipos de Freemium
- Teste gratuito (free trial): tempo determinado (Ex: Basecamp)
- Versão básica gratuita e versões pagas: mais funcionalidades (Ex: Skype)
- Versão básica gratuita e versões pagas: mais capacidade (Ex: iCloud)
MODELO DE ASSINATURA
Diferente da loja virtual padrão, onde o comprador escolhe um produto de sua preferência e paga por ele, esse modelo é baseado em planos onde o consumidor contrata os serviços por um determinado período e desfruta dos produtos e serviços oferecidos sem sair de casa. Normalmente, pagando por mês por esses serviços.
Vantagens
- Custo Reduzido
- Variedade
- Comodidade
Abrangência
As opções vão desde assinaturas de vinhos, sapatos, cafés especiais, áudio books, frutas da estação, fraldas, cosméticos, filmes online e até brinquedos caninos. O ideal é identificar a necessidade constante do produto oferecido no dia a dia do seu consumidor.
Publico alvo
Esse modelo de negócio é perfeito para consumidores que compram rotineiramente algum produto e procuram comodidade. É importante disponibilizar diferentes planos, mensalidades para que o cliente se sinta livre para escolher o que melhor se encaixa em sua rotina.
...