O Marketing Estratégico e tático
Por: marcelolago10 • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 456 Palavras (2 Páginas) • 449 Visualizações
1 Introdução
As empresas enfrentam um mundo cada vez mais globalizado e competitivo. Produtos com melhor qualidade, com preços menores surgem a cada dia, disputando mercados fora de suas fronteiras. Nesse contexto, vislumbra-se o desenvolvimento de vantagens competitivas por parte das empresas - algo que a concorrência não tem ou não pode obter a curto prazo; advém em geral do desempenho da empresa em relação à concorrência; características ou atributos de um produto ou marca, que lhe conferem uma certa superioridade sobre seus concorrentes imediatos (HAMEL; PRAHALAD, 1994).
O bom desempenho empresarial passou a ser considerado uma função do ajuste da empresa ao seu ambiente, alcançado a partir de estratégias adequadas. A sobrevivência de qualquer empresa depende da obtenção de alguma vantagem sustentável em relação a seus concorrentes, segundo a óptica dos clientes (LAMBIN, 2000). As empresas vislumbram obter uma posição única para seus produtos no mercado, sem a ameaça de concorrentes, e que garantam uma lucratividade, dominando segmentos de mercado com alta atratividade e potencial elevado. Pode-se dizer que fazer com que estes desejos sejam atendidos é o desafio ou propósito do marketing estratégico (ADCOCK, 2000, CRAVENS, 1994).
Definições de Marketing Tático e Estratégico:
Tático
É o conjunto de ações e ferramentas que a empresa utiliza para atingir seus objetivos de Marketing no público alvo.
No marketing tático utilizamos basicamente os 4 Ps do marketing, que são:
PRODUTO. Características e suas diferenças em relação aos concorrentes, marcas, valor agregado, especificações, design, qualidade de produto e produção.
PREÇOS. Valores, custo benefício, condições de pagamentos, prazos, vantagens s/concorrentes.
PROMOÇÃO. Publicidade, apresentação, relações com mercado, embalagens, equipes de vendas, eventos, responsabilidade ambiental, responsabilidade social.
PRAÇA. Abrangência, distribuição de sinal, domicílios c/TV, facilidades para recepção de sinal, audiência, estoque de espaços disponíveis.
Estratégico
Cabe ao marketing estratégico tornar a venda uma atividade desnecessária, as pessoas e empresas simplesmente compram seus produtos, suas marcas e seus serviços.
O marketing estratégico está fundamentado em três bases:
1) Segmentação de mercado,
2) Definição do mercado-alvo (atratividade)
3) Posicionamento de produto, marca ou serviço.
O sucesso da nossa empresa depende em larga escala de nossa habilidade em obter vantagens competitivas, tornando-nos mais duradouros e desejados pelos consumidores, clientes e telespectadores.
Em primeiro lugar obter menor custo operacional, que permita a prática de preços competitivos com maior receita possível, obtendo lucros acima de nossos concorrentes, para, desta forma, aumentar nossos investimentos em tecnologias
...