O Marketing no Cotidiano
Por: Paula Mariano • 16/11/2016 • Trabalho acadêmico • 3.633 Palavras (15 Páginas) • 354 Visualizações
MARKETING
Segundo Pride Et al 2001, tem como objetivo ser capaz de definir o marketing focado nos clientes, identificar termos importantes, inclusive mercado-alvo, mix de marketing, trocas de marketing e ambiente de marketing, tornar consciente do conceito e da orientação de marketing, compreender a importância orientado para valor, aprender sobre o processo de gerência e identificar seu papel na sociedade.
DEFINIÇÃO DE MARKETING
“Marketing é definido como processo de criar, distribuir, promover e apreçar bens, serviços e ideias para facilitar relações de troca satisfatórias com clientes em um ambiente dinâmico, Para Pride Et al 2001”.
O FOCO NOS CLIENTES
“Como compradores dos produtos que as organizações desenvolvem, promovem, distribuem e apreçam, são o ponto de foco de todas as atividades de marketing. As organizações tem que definir e criar os produtos de modo que possa satisfazer os clientes, Segundo Pride Et al 2001”.
[pic 1]
Fig. Componentes do marketing estratégico.
Marketing, Conceitos Estratégicos – William M Pride, O. C. Ferrel - 11º Edição (página 3)
PRODUTOS, DISTRIBUIÇÃO, PROMOÇÃO E PREÇOS
“O marketing não é apenas publicidade ou venda de produtos, nele se desenvolve e gerencia produtos que satisfará as necessidades dos clientes. Tem como foco fazer com que o produto esteja disponível no lugar certo e a um preço aceitável para os compradores. Necessita de informações que ajudem os clientes a determinar se o produto satisfará suas necessidades. Tudo isso é planejado, organizado, implementado e controlado para atender os desejos dos clientes, no mercado alvo. Essas atividades são conhecidas como produção, distribuição, promoção e apreçamento como o mix de marketing, pois decidem que tipo de cada elemento será usado e em que volumes, De acordo com Pride Et al 2001”.
O mix de marketing esta envolvido com diversas variáveis, sendo elas:
A variável do produto. “Segundo Pride Et al 2001, Esforços de marketing bem sucedidos resultam em produtos que se tornam parte da nossa vida cotidiana. A variável do produto lida com a pesquisa das necessidades do cliente e o projeto de um produto que o satisfaça”.
A variável Distribuição. “De acordo com Pride Et al 2001, p. 6, para satisfazer os clientes, os produtos precisam estar disponíveis no tempo certo e nos locais convenientes”.
A variável de Promoção. “Para Pride Et al 2001, essa variável se relaciona com atividades usadas para informar indivíduos ou grupos sobre uma organização e seus produtos. A promoção pode aumentar a consciência do publico sobre uma organização e sobre produtos novos ou existentes”.
A variável de Preço. “Segundo Pride Et al 2001,p. 6, tem a ver com decisões e ações associadas ao estabelecimento de objetivos e políticas de apreçamento e com a determinação dos preços dos produtos”.
O CONCEITO DE MARKETING
“Para Pride Et al 2001, uma organização deve tentar oferecer produtos que satisfaçam a necessidade dos clientes por um conjunto coordenado de atividades que permitem que a organização alcance suas metas. O foco principal é a satisfação do cliente. Focaliza a analise dos clientes, analise da concorrência e integração dos recursos na empresa para dar ao cliente valor e satisfação”.
A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING
“De acordo com Pride Et al 2001, p. 8, pode parecer uma abordagem óbvia para a empresa funcionar. Porém, as pessoas de negócios nem sempre acreditaram que a melhor maneira de vender e lucrar é satisfazer os clientes”.
[pic 2]
Fig. A Evolução do Conceito de Marketing.
Marketing, Conceitos Estratégicos – William M Pride, O. C. Ferrel - 11º Edição (página 9)
A orientação para o produto
“Segundo Pride Et al 2001, p. 9, durante a segunda metade do século XIX, a Revolução industrial estava a pleno vapor nos Estados Unidos. Eletricidade, transporte ferroviário, divisão de trabalho, linhas de montagem e produção possibilitavam a produção com mais eficiência”.
A orientação para vendas
“De acordo com Pride Et al 2001, p. 9, por volta do ano de 1920, a forte demanda por produtos diminuiu, e as empresas se deram conta de que teriam que “vender” produtos aos compradores. A partir disso, as empresas passaram a ver as vendas a principal fonte de lucros, e esse período teve uma orientação para vendas”.
A orientação para o marketing
Em 1950, empresários passaram a notar e a entender que a produção eficiente e promoção em larga escala não garantiam vendas sem saber o que realmente cada cliente deseja, a partir disso foi alterado o processo para conhecimento e depois produção.
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE MARKETING
“Segundo Pride Et al 2001, p. 107, a pesquisa de marketing compreende o projeto, a coleta, a interpretação e o relatório sistemáticos de informação para ajudar os profissionais de marketing”.
A finalidade dessa pesquisa é compreender as necessidades e desejos dos clientes, oportunidades de marketing e modificar atitudes padrão dos clientes, com isso a empresa consegue captar melhor as oportunidades, a saber se novos produtos terão potencial e a definir a viabilidade de uma determinada estratégia de marketing.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Compreendendo o processo de planejamento estratégico
“De acordo com Pride Et al 2001, p. 21, através do processo de planejamento estratégico, uma empresa estabelece a missão e as metas organizacionais, a estratégia corporativa, os objetivos de marketing, a estratégia de marketing, e finalmente um plano de marketing”. (Cópia)
O processo começa com um estudo dos pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças dentro do ambiente de marketing da organização. Com resultado desse estudo a empresa consegue revisar e desenvolver novas estratégias para alcançar suas metas pré-estabelecidas.
GERENCIA DE MARKETING
“Para Pride Et al 2001, p. 12, a gerência ou administração de marketing é o processo de planejar, organizar, implementar e controlar as atividades de marketing para facilitar as trocas de maneira eficaz e eficiente”.
...