O PAPEL DA MULHER NAS PROPAGANDAS DE CERVEJA NO BRASIL
Por: MarilisDeAndrade • 15/10/2019 • Tese • 3.447 Palavras (14 Páginas) • 248 Visualizações
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
MARKETING, COMUNICAÇÃO E VENDAS
MARILIS DE ANDRADE
O PAPEL DA MULHER NAS PROPAGANDAS DE CERVEJA NO
BRASIL: uma visão analítica
LONDRINA
2010
1
MARILIS DE ANDRADE
O PAPEL DA MULHER NAS PROPAGANDAS DE CERVEJA NO
BRASIL: uma visão analítica
LONDRINA
2010
Monografia apresentada ao curso de Pós
Graduação em Marketing, Comunicação e
Vendas da UNOPAR – Universidade Norte do
Paraná, como requisito parcial para o título de
Especialista em Marketing, Comunicação e
Vendas.
Orientador: Prof.º Fábio Barbosa Dias
2
ANDRADE, Marilis. O papel da mulher nas propagandas de cerveja no Brasil:
uma visão analítica. 18p. Monografia (Pós-Graduação) – Centro de Ciências Sociais
e Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Londrina, 2010.
RESUMO
A proposta deste estudo foi a de apresentar uma visão analítica sobre o papel da
mulher nas propagandas de cerveja a partir de uma revisão de literatura realizada
com material editado em livros e artigos publicados em bases de dados online, em
língua portuguesa. As marcas de cerveja foram escolhidas aleatoriamente, dando-se
ênfase à utilização e exploração da imagem da mulher. Os textos utilizados foram
escritos por profissionais da área de comunicação, publicidade, ciências da
linguagem e ciências sociais. O estudo demonstra que há divergência de opiniões
quanto ao papel da mulher nesse contexto. Os resultados dessa análise comprovam
as desigualdades de gênero, a presença de estereótipos e preconceitos que
permanece arraigado na nossa sociedade. Os discursos publicitários ajudam a criar
e a manter modelos de comportamento que reforçam disparidades. Cabe as
mulheres refletirem a forma como os padrões estabelecidos socialmente estão
sendo prejudiciais ou não, pois mantêm a mulher como o mesmo objeto que era há
décadas a trás.
Palavras-chave: Propaganda. Cerveja. Mulher.
3
INTRODUÇÃO
Com o surgimento da indústria cultural, os meios de comunicação se
tornaram ferramentas de propagação que interferem nas vivências de espaço e
tempo do cotidiano das pessoas (MENDONÇA, 2002). Este cenário revela que,
paralelamente à revolução da mulher na sociedade, a mulher brasileira do século
XXI é uma nova mulher com velhas questões. Nas propagandas de cerveja,
especificamente, há a predominância da imagem feminina, cujos corpos são
explorados em todas as suas possibilidades.
O artigo 19 do Código Brasileiro de Auto-Regulamentação
Publicitária do CONAR (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária)
prevê, respectivamente: “Toda atividade publicitária deve caracterizar-se pelo
respeito à dignidade da pessoa humana, à intimidade do lar, ao interesse social, às
instituições e símbolos nacionais, às autoridades constituídas e ao núcleo familiar”
(PAULA, 2008). Entende-se que a propaganda, feita por grande parte das marcas de
cerveja no Brasil, incorre no desrespeito ao referido artigo.
A propaganda, de modo geral, é um tema atraente, entretanto,
dependendo do cenário em que está inserido, pode se tornar complexo aos olhos
dos mais críticos.
Diante destes fatos, este artigo teve como proposta apresentar uma
visão analítica da propaganda de cerveja e o papel da mulher neste contexto. No
que diz respeito à natureza dos dados coletados, a pesquisa foi qualitativa pois, de
acordo com Malhotra (2002), “os métodos qualitativos trazem como contribuição ao
trabalho de pesquisa uma mistura de procedimentos de cunho racial e intuitivo,
capazes de contribuir para a melhor compreensão dos fenômenos”. Em se tratando
dos procedimentos técnicos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que é
caracterizada por Mattar (2000), como sendo “uma etapa fundamental no trabalho
científico e consiste no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de
informações referentes à pesquisa”.
Quanto aos objetivos da pesquisa, o trabalho foi exploratório, podese dizer que “os estudos exploratórios têm como principal característica a
informalidade, a flexibilidade e a criatividade” (SAMARA; BARROS, 2002, p. 29).
4
PROPAGANDA E CULTURA DE MASSA
Segundo explica Sampaio (2003), a propaganda existe desde os
tempos remotos, e já na Roma antiga, ela participava ativamente da vida do
...