PROPAGANDA NO BRASIL
Por: Niltinhoh Filhoh • 7/4/2016 • Trabalho acadêmico • 4.369 Palavras (18 Páginas) • 674 Visualizações
PROPAGANDA NO BRASIL
É possível perceber que a Propaganda Brasileira surgiu em meados de 1800, mesmo antes da existência da televisão. No Brasil, a utilização da propaganda era feita de forma indireta quando vendedores e ambulantes já ofertavam ou divulgavam seus produtos via oral. Neste período o termo usado para estas pessoas que consumiam era freguês
No ano de 1950 surge no Brasil à televisão, que assim como o radio, revoluciona a vida brasileira. Inicialmente, o grande anunciante era o governo. Salienta-se que mesmo com essa evolução da comunicação, as rádios FM conquistam um espaço significativo, atendendo grande publico. Observa-se que até o ano de 1900, as propagandas no Brasil tinham como base os temas como compra e venda de móveis e até de escravos, que também eram vistos como mercadoria na época.
Dados apontam que na década de 40 as atividades publicitárias sofreram grande turbulência, ocasionando o surgimento de problemas, levando esse movimento de anúncios a uma queda. Isso se dá entre o período de 1941 a 1945, que parecem ter sido anos de guerra também para a propaganda.
Observa-se ainda que neste período, em 1949 os convênios entre agencias de propaganda, em conjunto com a Associação Brasileira de Propaganda (ABA) e o Conselho Nacional de Imprensa (CNI) posteriormente surge a Associação Brasileira de Agencias de Propaganda (ABAP). Em 1950 o Brasil recebe sua primeira emissora de TV, a Rede Televisão Tupi de São Paulo.
Deste modo, com a chegada da TV, inicia-se há uma preocupação em discutir algumas estratégias de marketing como propaganda, promoção e pesquisa de mercado buscando atingir as metas de vendas dos fabricantes, esse fato foi entendido como um salto para as agências e todo o mercado publicitário brasileiro.
Tendo no mercado essa difusão de mercado, sente-se a necessidade de qualificar as pessoas para atuarem de forma eficiente na área. Assim, foi fundada 1951, a primeira Escola Superior de Propaganda. Tendo em seu quadro de professores aqueles profissionais mais qualificados e empenhados a orientar e visar o lado prático. Isso possibilitou que essa profissão podes ir mais além, levando os profissionais as universidades, sendo reconhecidos como de nível superior, trazendo certa sofisticação e aperfeiçoamento a forma de fazer propagandas.
É sempre bom destacar que alguns publicitários, mesmo de forma reduzida, exerciam influencia e contribuía para o crescimento da propaganda no Brasil. Pode-se até mesmo enfatizar que a propaganda no Brasil ganha corpo quando se iniciou a fabricação de automóveis, exigindo assim uma forma de divulgar o produto. Se antes disso não existia produções, pode-se crer que também não havia a presença muito menos o conceito de marketing como se visualiza na contemporaneidade.
Quando se busca entender a questão da propaganda, é possível vê-la como um fenômeno, que afeta a vida de cada cidadão, e por meio da comunicação visual e auditiva, induz muitas vezes o consumidor a desfrutar varias coisas consideradas como prazeres da vida.
PUBLICIDADE
É possível entender a palavra publicidade como um ato de divulgar ou de tornar público. Sua origem vem do latim publicus (que significava público), originando o termo publicité, em língua francesa. Sabe-se ainda que em tempos passados, o termo publicité fazia referencia à publicação ou leitura de leis, éditos, ordenações e julgamento.
Mais adiante, mais precisamente no século XIX, este termo, publicidade perdeu o seu sentido que tinha destino associado a assuntos jurídicos passando a adquirir um significado comercial. Deste modo, entende-se que com o passar do tempo à publicidade ganhou diversos significados e conceitos.
É importante lembrar que nos dias atuais, dado o aparecimento da era industrial, a concentração econômica e a produção em massa, observa-se que estes trouxeram para as pessoas, uma necessidade de aumentar o consumo dos bens produzidos. Em razão disso, esta necessidade, identifica-se que as técnicas publicitárias foram se aprimorando. Com este fato, entende-se que a publicidade tornou-se mais persuasiva, perdendo seu sentido inicial, de caráter exclusivamente informativo e atendendo outros interesses.
Diante o exposto, observa que a publicidade ganha bem mais visibilidade, isso pode ocorrer por uma necessidade de algumas empresas que precisam se manter no mercado e para isso, é sempre bom ser conhecidas, como também propagar e divulgar seus produtos.
Quando se remete a história da publicidade, vê-se que a mesma tem origem já quando se percebe sinais de publicidade nas civilizações egípcias e gregas. Estes faziam uso de pinturas em muros ou rochas, assim, levavam ao conhecimento das pessoas os produtos comercializados na época. Há também a identificação do uso de panfletos publicitários.
Interessante que este mesmo modelo de publicidade (pinturas), também foram encontrados na Ásia, África e América do Sul. Posteriormente, quando surgem os jornais, na Inglaterra, estes passam a ser utilizados como meio publicitário.
Vale destacar que aqui começa a aparecer à primeira propaganda enganosa, já que havia certa referência a oferta de serviços por parte de pessoas que não estavam habilitadas a exercerem tais funções.
Ressalta-se que com a Revolução Industrial toda a sociedade se transforma e com o aumento da produção, há a criação de novas empresas e indústrias, consequentemente, percebe-se que a quantidade de produtos circulando no mercado aumenta de forma significativa.
Assim, no ano de 1841 nasce a primeira Agência de Publicidade e Propaganda. Foi criada por Volney Palmer em Boston. Na década de 20, outro fato importante que se destaca é o surgimento do rádio, possibilitando assim, uma nova forma de comunicação. Claro que nesta época, não se contava com equipamentos tão ricos em tecnologias, mas estas foram se aperfeiçoando e sempre atendendo as demandas e exigências da época.
Este fato resulta no investimento por parte de empresas patrocinando programas, que teriam como retorno ao anuncio de seus produtos.
Desta forma, essa prática passa a ganhar popularidade, levando as estações de rádio a cobrarem para fazer anúncios das empresas ou produtos. É possível também dizer que nos dias de hoje, a maior parte das mensagens publicitárias apresentam um caráter sugestivo e têm por base os estudos de mercado. Assim, a publicidade informativa e não deixou de existir de forma plena, entende-se que seu espaço foi completado pelas relações públicas, enquanto isso, a propaganda tomou o lugar da publicidade combativa.
Em
...