O PLANO DE GESTÃO DE SUPRIMENTOS
Ensaios: O PLANO DE GESTÃO DE SUPRIMENTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: barbara.cipriano • 27/3/2015 • 2.792 Palavras (12 Páginas) • 310 Visualizações
RESUMO
O planejamento e gerenciamento do setor de suprimentos são elementos fundamentais para a execução de um empreendimento, desde a aquisição de um material à contratação de um serviço.
No entanto, como as empresas de construção civil não atentaram para esta realidade, existe uma total falta de conhecimento dos processos para uma gestão correta da cadeia de suprimentos, impactando diretamente em custo, prazo, qualidade e risco.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................06
1. O PLANO DE GESTÃO DE SUPRIMENTOS................................07
1.1 Perfil da Organização...............................................................07
1.1.1 Apresentação da Empresa..............................................08
1.1.2 Força de Trabalho...........................................................08
1.1.3 Resumo de Equipamentos e Processos..........................09
1.1.4 Serviços e Clientes...........................................................10
1.1.5 Pesquisa de Satisfação....................................................11
1.1.6 Concorrentes....................................................................12
1.1.7 Gestão Tecnológica.........................................................16
1.1.8 Histórico de Excelência....................................................16
2. GESTÃO DE SUPRIMENTOS, ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA........................................................................................16
2.1 Fluxo da Demanda Cadeia de Suprimentos.............................16
2.2 Compras...................................................................................18
2.3 Práticas de Controle da Qualidade na Gestão de Suprimento.........................................................................................18
2.4 Controle e Planejamento de estoque.......................................18
2.5 Movimentação de materiais na cadeia de suprimentos..........18
2.6 Desempenho na cadeia de suprimentos..................................20
2.7 Estratégia Organizacional........................................................21
3. Avaliação e Sugestões de Melhorias.........................................24
3.1 Avaliação de Suprimentos de Logística....................................24
3.2 Avaliação dos desafios, oportunidades e resultados................24
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar o plano de gestão de suprimentos de nossa empresa. Demonstrar a inter-relação da gestão de suprimentos com a administração de produção e logística.
Compreende-se como cadeia de suprimentos, um conjunto de instalações dispersas geograficamente interagindo entre si. Como exemplos dessas instalações tem-se: centros de distribuição, varejistas, estoque em trânsito, produtos intermediários e produtos acabados entre as instalações.
A cadeia de suprimentos é um subconjunto da cadeia de valor, a qual é focada em agregar valor a um serviço ou a um produto físico, enquanto a cadeia de suprimentos é preocupada principalmente com a produção, distribuição e vendas de produtos físicos.
Na gestão da cadeia de suprimentos o foco é a integração da cada componente, com maximização da eficiência determinando maior satisfação do cliente e conseqüentemente o aumento do market share. De acordo com Nazário (1999) apud Souza, Carvalho, Liboreiro (2006), “maximizar a utilização de ativos, maximizar a utilização da atual cadeia de suprimentos incluindo a tecnologia da informação, temos nos anos 1970 preocupações voltadas à eficiência dos objetivos operacionais. Nos anos 1980, a eficiência estratégica foi a preocupação. Nessa época, sistemas como reservas de passagens aéreas funcionaram como uma forte vantagem competitiva. Hoje, a gestão da cadeia de suprimentos é um bom exemplo onde ambos, objetivos e utilização de tecnologias da informação, contêm aspectos de eficiência operacional e estratégica.”
A complexidade e multiplicidade de relacionamentos dentro da cadeia de comercialização têm que ser equacionadas para um mesmo objetivo, que é a missão da empresa. Essa missão do comprador tem que estar equacionada com a missão do fornecedor, suas práticas de mercado e padrão ético. O gerenciamento eficaz do SCM¹ é baseado no relacionamento direto dos que trabalham diariamente, pois a idéia é reduzir os lead-times e estoques ao mínimo necessário.
Como a concorrência entre as construtoras é acirrada, empresas abrindo capital para aumentar o fluxo de investimentos financeiros, desenvolvimento de novas tecnologias de construção, consolidação de compras e aquisições, se faz necessário que a cadeia de suprimentos seja da forma correta, obedecendo a sequência desta cadeia.
¹ SCM - Supply chain management = gerencia suprimentos de uma empresa (planejar, implementer e controlar as operações de suprimentos da forma mais eficiente possível. As atividades de Supply Chain compreendem também toda a movimentação e estoque de matérias primas, produtos em processo que constam do inventário e produtos finais desde a sua origem até o ponto de venda.)
1. O PLANO DE GESTÃO DE SUPRIMENTOS
1.1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO
A Treelog, é uma empresa de operação logística do grupo Abril, é referência nacional na distribuição porta a porta. Ao longo de mais de 40 anos de experiência na distribuição e entrega de revistas e publicações das maiores editoras do país, a empresa conquistou uma abrangência única – cobrindo todo território nacional – e desenvolveu processos de planejamento,
...