O Planejamento De Marketing E A Análise Swot
Por: patriciaseval • 2/4/2023 • Relatório de pesquisa • 545 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
[pic 1]
Fundamentos de Marketing
Patricia Alves do Nascimento
PLANEJAMENTO DE MARKETING E A ANÁLISE SWOT
Trabalho da disciplina [AVA2]
Rio de Janeiro
ABRIL, 2023
INTRODUÇÃO
A fim de um estudo mais profundo sobre o conteúdo proposto para essa atividade, o planejamento de marketing, suas estratégias e a metodologia análise SWOT. Busquei referencias que pudessem mostrar de maneira clara e objetiva o meu entendimento sobre os conteúdos abordados. Assim podendo destacar as suas definições e seus elementos.
DESENVOLVIMENTO
O planejamento de marketing é um mapa de estratégias que são utilizadas para que a empresa atinja as metas e objetivos definidos, que podem ser relacionados à marca ou a produtos e serviços específicos. Esse planejamento define quais serão as estratégias de divulgação e de geração de valor que fazem sentido para a empresa. No entanto, é importante analisar tanto o ambiente interno quanto externo, e para isso são utilizadas ferramentas de gestão que ajudam a identificar necessidades e realizar melhorias. Para isso como uma de suas estratégias temos a análise SWOT (FOFA) ou matriz SWOT que é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para a tomada de decisões. A estratégia foi criada nos anos 60 por Albert Humphrey, na Universidade de Stanford. Por lá, o consultor de empresas liderou um projeto de pesquisa que analisou e cruzou os dados das 500 maiores corporações relatadas pela revista Fortune da época.
A abreviação SWOT consiste na observação de quatro fatores dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em português consiste em forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. As forças dizem respeito ao tomador de decisões, as ameaças sobre os fatores externos que estão fora do controle da empresa ou pessoa. Esses fatores são conhecidos como ambientes interno e externo. A matriz FOFA é um sistema relativamente simples de usar e que fornece um grande detalhamento da situação, abrangendo circunstâncias como a criação de produtos em uma pequena empresa até a gestão de uma multinacional, mas para que ela realmente tenha o efeito esperado é necessário que tenha o estudo sobre seus fatores separadamente. A força e as fraquezas estão relacionadas ao ambiente interno, onde a força diz respeito as vantagens que a empresa possui sob a concorrência, seu diferencial, as aptidões mais fortes do seu negócio, fatores que estão sob o nosso controle.
As fraquezas são pontos que a empresa precisa identificar e reconhecer como algo que realmente seja falho digamos, “defeitos” do negócio para que o método faça sentido.
Já as oportunidades e ameaças estão relacionadas ao ambiente externo, forças externas que impactam positivamente a sua empresa. Você não pode controlá-las, mas pode usufruir delas desde que sejam reais e tenham embasamento em pesquisas gerando assim oportunidades. E ao contrário disso temos a ameaça que contrário das oportunidades está relacionada a forças externas que influenciam negativamente o seu negócio. É necessário pensar em possíveis eventos que prejudicariam os lucros e o empreendimento como um todo.
...