O Plano de Negócios
Por: Victor Bandeira • 20/4/2017 • Trabalho acadêmico • 269 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
Projeto II
A motivação e satisfação estão ligadas a aspectos psicológicos e atendimento das necessidades de um indivíduo. Mas qual a diferença entre motivação e satisfação no trabalho?
Podemos definir motivação no trabalho, segundo Baron (1991), como o “conjunto de forças energéticas que têm origem quer no indivíduo quer fora dele, e que dão origem ao comportamento de trabalho, determinando a sua forma, direção, intensidade e duração”. Para além disso, ainda podemos distinguir a motivação em:
- Motivação Intrínseca: Comportamentos estimulados pelo prazer que o trabalho em si origina na pessoa que o realiza;
- Motivação Extrínseca: Comportamentos resultantes da intenção da pessoa atingir determinada recompensa (social ou material) ou evitar alguma forma de punição.
O conceito de satisfação no trabalho segundo Locke (1976): “É o estado emocional positivo ou de prazer, resultante da avaliação positiva do trabalho do indivíduo”.
Desta forma, pode-se perceber que a motivação e satisfação andam juntas e caracterizam-se pelo desenvolvimento emocional e social das pessoas. A motivação no trabalho traduz-se no desenvolvimento de comportamentos esforçados e persistentes por parte do colaborador, no sentido de alcançar determinados resultados, enquanto que a satisfação com o trabalho resulta de uma avaliação subjetiva das condições do trabalho e dos resultados.
Nesse contexto, vale ressaltar o quanto é decisivo a satisfação na atividade do Técnico em Segurança do Trabalho, uma vez que uma vez que reduz os riscos de acidentes, promove a saúde e a satisfação dos trabalhadores, melhora os resultados operacionais e imagem da organização, criando novas oportunidades de crescimento.
REFERÊNCIAS:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAYlIAC/motivacao-nas-empresas
http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/o-que-e-motivacao-conceito-e-principais-teorias-da-motivacao-definicao.php
...