O Plano de Negócios
Por: analuiza.reis • 18/5/2017 • Trabalho acadêmico • 3.995 Palavras (16 Páginas) • 187 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA
GESTÃO COMERCIAL
JULIANA BRAGA BARBOSA – RA: 5346652064
LAELY MOREIRA SIMÃO – RA: 5346652261
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES
DE TECNOLOGIA – PROINTER I
GOIÂNIA
2017
JULIANA BRAGA BARBOSA – RA:5346652064
LAELY MOREIRA SIMÃO – RA:5346652261
PLANO DE NEGÓCIOS
Projeto interdisciplinar apresentado ao curso de Gestão Comercial da Universidade Anhanguera como requisito parcial a obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia I.
Tutor Eletrônico: Rodrigo Shimasaki
Tutor de Sala: Marcos Vinícius
GOIÂNIA
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO............................................................................................................2
2 PLANO DE NEGÓCIOS.............................................................................................3
3 ENTREVISTA COM UM EMPRESÁRIO....................................................................5
3.1 Análise da Entrevista.............................................................................................7
4 ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS............................................................8
4.1 Análise de Mercado...............................................................................................8
4.2 Plano de Marketing................................................................................................9
4.3 Plano Operacional..................................................................................................9
4.4 Plano Financeiro...................................................................................................10
5 ANÁLISE SWOT.......................................................................................................12
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................13
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................14
INTRODUÇÃO
O trabalho em questão visa à elaboração de um plano de negócios para a criação de uma loja no ramo de cosméticos. Foram estudados índices de crescimento com foco na região Centro-Oeste do país. Em detalhe, serão estudados o crescimento desse tipo de negócio, preço, qualidade dos serviços ofertados afim de contextualizar a empresa em seu ambiente de atuação.
Este trabalho apresenta o Plano de Negócios para uma loja especializada em cosméticos e beleza, localizada em Goiânia, conta-se com alta qualidade e ambiente agradável. Na primeira etapa são analisados conceitos de empreendedorismo e uma entrevista com um empresário do ramo, bem como o planejamento empresarial e estrutura do plano de negócios. Na segunda etapa os conceitos e estruturas analisados são aplicados ao empreendimento citado acima, definindo o negócio e elaborando planos de marketing, operacional e financeiro.
No final dessa pesquisa, concluiu-se sobre a viabilidade do negócio, seus riscos e oportunidades que podem ser aproveitados dado que as condições de custo e demanda do cenário provável para o negócio se realize.
O ideal de todo o empreendedor é ver seu negócio bem sucedido e com isso a concretização de seus sonhos. Mas para isso acontecer, além de muito entusiasmo e determinação, é necessária a organização, ideias, estratégias e atitudes. Desse modo o plano de negócios entra como uma peça fundamental na gestão. Por meio dele, o gestor pode medir as incertezas e riscos que irá enfrentar, poderá fazer previsões, projeções e identificar as melhores oportunidades e saber como aproveitá-las.
Assim, o presente trabalho pretende esboçar um plano de negócios, cuja ideia central é estruturar o mesmo pra a implantação de uma loja de cosméticos, onde o gestor é levado a pensar bem sobre os vários fatores que envolvem o seu negócio, realizando um planejamento bem detalhado antes de iniciar a atividade.
A preocupação com a aparência existe desde os tempos pré-históricos, quando rostos pintados e corpos tatuados serviam para afugentar maus espíritos e agradar aos deuses. Mas, somente no século XX, com os avanços da indústria química fina, é que os cosméticos se tornaram produtos de uso geral.
Os cosméticos evoluíram através dos tempos, ganharam cor e textura, de acordo com as tendências da moda e os padrões estéticos. Mas foi a partir dos anos 60 que surgiram os principais sinais de uma tendência que, desde estão, só vem se acentuando: o culto à juventude.
A indústria de cosméticos é composta de quatro segmentos principais: perfumes, produtos para cabelo, maquiagens em geral e cosméticos dermatológicos, corporais ou faciais, incluindo os bronzeadores.
PLANO DE NEGÓCIOS
O Plano de negócios, de acordo com DORNELAS (2001), é “(...) um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócio que sustentem a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento, e, ainda, permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios.” O plano de negócios não é algo rígido e como cada negócio possui suas peculiaridades, ele deve ser consistente com a realidade do mercado e contexto que a empresa se encontra. Logo, ele deve atender a uma estrutura lógica mínima que, no caso desse trabalho segue a lógica de DORNELAS(2011), mas com algumas adaptações.
O Plano de Negócios consiste em 3 partes principais: Plano de Marketing, Plano Operacional e Plano Financeiro. Existe ainda uma parte fundamental chamada Plano de Recursos Humanos, que, apesar de não entrar nas três etapas, deve ser algo a ser levado em consideração, trata-se do treinamento de pessoal da empresa.
Outro ponto a ser pensado para o sucesso de um empreendimento são os 4 P’s do Marketing, são eles: Preço, Praça, Produto e Promoção. São usados como o norteador de uma empresa. Empresas pequenas geralmente o deixam de lado e não valorizam. Uma boa questão é comparar marcas de água, se, teoricamente falando, a água é o mesmo produto em todas as marcas por que algumas a vendem por um preço mais alto? Por que as pessoas que possuem preferência por uma determinada marca em detrimento de outra? E a resposta está intimamente relacionada com a capacidade de cada uma delas em fazer com que o público esteja consciente dos seus diferenciais, e do porquê da constituição desse valor.
...