O Plano de Negócios
Por: Gustavo Canova • 28/9/2021 • Trabalho acadêmico • 2.834 Palavras (12 Páginas) • 146 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
PLANO DE MARKETING
Vinícola Thera
[Agosto/2021]
[pic 4]
Elaborado por: [Gustavo Canova]
Disciplina: [Marketing]
Turma: [Marketing-0721-1_18]
Introdução
[Apresente o objetivo do plano e a sua estrutura. Descreva o contexto gerador da necessidade de elaboração do plano de marketing.]
O objetivo deste plano de marketing é auxiliar na gestão empresarial e de marketing da empresa Vinícola Thera. O mesmo visa apoiar a gestão dos negócios, estratégias de produtos, preços, promoções e pontos de vendas dos produtos então oferecidos por esta companhia. Através deste, será realizada uma análise completa sobre a companhia, desde a execução de uma análise SWOT a uma análise competitiva.
O mercado do vinho brasileiro, em caráter de sua qualidade, assim como reforço da importância do nacional, tem feito com que este mercado crescesse muito nos últimos anos e acelerado fortemente em razão da pandemia do COVID-19. Sendo assim, torna-se importante analisar as oportunidades estratégicas para destacar-se diante o todo. Vale reforçar que a Vinícola Thera em questão, está localizada na Serra Catarinense, local onde recentemente os vinhos receberam o selo de Indicação Geográfica (IG), reforçando ainda mais a questão da qualidade dos seus produtos e abrindo destaque fronte os produtos nacionais eleitos por esta categoria.
Desenvolvimento
[Redija um texto que apresente, sumariamente, a estrutura proposta. A saber: (i) análise ambiental da empresa, (ii) pesquisa de mercado e possíveis resultados, (iii) análise competitiva e (iv) proposta de comunicação de marketing.]
O plano de marketing para a empresa Vinícola Thera foi elaborada através de informações obtidas na internet, no site da empresa e em matérias que a citam. Além disso, pela convivência cotidiana que o elaborador possui com os criadores da companhia. Este plano está divido nos seguintes tópicos:
- Empresa (História, Criação, Fatos Importantes e etc)
De acordo com informações obtidas no site da companhia, a empresa Vinícola Thera é uma empresa relativamente nova, fundada em 2013 e oriunda de uma família que já possui seu nome fortemente ligado ao mundo dos vinhos, mais especificamente junto a serra catarinense. De acordo com Vinícola Thera, a história do seu nome está relacionada ao que segue:
“O nome da vinícola é uma homenagem à Therezinha Borges de Freitas, carinhosamente chamada de Thera pelo marido Manoel Dilor de Freitas (in memoriam), o visionário empreendedor, pioneiro dos vinhos de altitude de Santa Catarina, e por seus quatro filhos, entre os quais João Paulo, o idealizador da Vinícola Thera.” (Vinícola Thera, 2021).
A empresa possui além da sua linha de vinhos, uma pousada, esta conhecida como Pousada Fazenda Bom Retiro, nome em homenagem ao nome da fazenda que a mesma se encontra, além de um restaurante, o Thera Wine Bar, oferecendo único e exclusivamente vinhos da marca “Thera”, neste os pratos são harmonizados com os vinhos que a casa possui, diferente dos demais restaurante, onde os vinhos harmonizam com os pratos. A empresa possui forte apego a aspectos arquitetônicos e apóia-se fortemente em grandes nomes da arquitetura internacional, visto que todos projetos desenvolvidos, basearam-se no grande e experiência arquieto Marco Casamonti, conforme informações obtidas no website:
“Os projetos arquitetônicos, exceto o do Wine Bar, foram todos desenvolvidos pelo arquiteto italiano Marco Casamonti, responsável por obras importantes, incluindo uma das vinícolas mais visitadas no mundo, a Vinícola Antinori, na Itália.” (Vinícola Thera, 2021). Logo, temos claramente que além de uma vinícola em questão para produção de vinhos, um projeto completo de enoturismo, fomentando e fortalecendo ainda mais a marca.
Outro ponto notório é a qualidade dos seus produtos, visto que a companhia logo em seu quarto ano de vida produziu um vinho o qual foi eleito o melhor vinho Rosé do Brasil, premiado este pela revista guia Adega 2017/2018. Para o mundo do vinho esta é uma premiação histórica, uma empresa tão jovem, produzindo um vinho de extrema qualidade.
2. Pesquisa de Mercado e Possíveis Resultados (Informações sobre o mercado de vinhos no Brasil, análise de concorrentes, fornecedores e clientes)
De acordo com informações obtidas junto a Associação dos Vinhos de Altitudes, hoje temos na região da Serra Catarinense 21 vinícolas associadas, estas todas fazem parte do seleto grupo que receberam o Indice de Indicação Geográfica, referenciando ainda mais a qualidade de seus produtos. Quando falamos de Brasil este número extrapola para mais de 1.100 (hum mil e cem) empresas produtoras de vinho, de acordo com Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Sendo que o Rio Grande do Sul destaca-se em pioneirismo e quantidade de empresas produtoras.
“São mais de 1,1 mil vinícolas espalhadas pelo país, a maioria instalada em pequenas propriedades, média de dois hectares de vinhedos por família. Estimasse que 90% das vinícolas são micro ou pequenas empresas. Só no Rio Grande do Sul, região que mais produz, das 670 vinícolas ativas, 90% são de pequeno porte.” (Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, 2018).
O mundo do vinho destaca-se pela sua grande variação e especificidades na produção, analisando o mercado em que a Vinícola Thera encontra-se reduz-se ainda mais seu nível de concorrência, visto que a mesma é enquadrada como uma Vinícola Boutique, com foco em produção de pequena e grandiosa qualidade, tendo atualmente sua produção em cerca de 40.000 garrafas e focando e estar com seus produtos nas melhores cartas dos melhores restaurantes do país. Quando analisasse concorrente, podemos referenciar produtores catarinenses, como a Vinícola Abreu Garcia, Vinícola Villa Francioni, entre outras. Já saindo de SC, temos outras vinícolas como referência, como o exemplo da Vinícola Guatambú, em Dom Pedrito/RS, e também a Vinícola Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal/SP.
...