TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Preconceito Linguístico

Por:   •  16/5/2022  •  Resenha  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

DIALETO MINEIRO

O dialeto mineiro é uma mistura de palavras africanas, portuguesas e indígenas, essas foram a base social, cultural, econômica e política de Minas Gerais. Várias expressões também têm em comum com a língua inglesa, como exemplos: why = uai, why só = uai só, where = ue, sem tradução especifica, passaram a ter significados de acordo com a frase ou situação.

Este dialeto tem variações de acordo com cada região do estado, como veremos a seguir:

  • Na região Central, temos o falar mineiro: Ausência do “R” retroflexo (caipira) e de vogais abertas, com exceção do Bairro Várzeas, em Lagoa Santa.
  • Na região norte, nordeste e vales do Jequitinhonha e Mucuri, temos o falar Baiano: pronuncia com vogais abertas.
  • Na região sul, sudoeste e triangulo, temos o falar Sulista: com presença do “r” retroflexo (caipira).
  • Na zona da mata, temos o falar fluminense: temos a pronuncia de palavras com vogal aberta, embora quando a silaba seguinte apresente o som de “i”.

No geral, mesmo com a variação diatópicas, os mineiros cortam a última silaba das palavras e apagam os plurais, os gerúndios e o “r” no final dos verbos, além de transformar o sufixo “inho” em im”.

Isto faz com que os mineiros sofram com o preconceito linguístico até no próprio estado, visto que existem quatro variações diatópicas, variações diastrática, diafásica e diacrônica. O mineiro é confundido com seu estado natal devido a variação diatópica. É representado como o que não sabe falar e escrever, por conta da “economia” de letras, palavras ao pronunciar uma palavra ou frase, exemplo da abreviação bastante utilizada “NÓ”, uma contração de “nossa senhora” utilizada para expressar espanto, indignação, surpresa ou enfatizar algo.

Visto que a linguagem está em constante transformação, e com a existência dessas variações linguísticas, não existe o jeito certo ou errado do uso da linguagem, apenas o jeito formal e informal, verbal e não verbal.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (303.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com