O Projeto Intergrador
Por: eduardoprado86 • 15/4/2019 • Artigo • 844 Palavras (4 Páginas) • 145 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Consumir produtos orgânicos traz diversos benefícios para a saúde, eles evitam problemas de saúde, melhoram a qualidade de vida, são mais nutritivos e saborosos, dentre outras vantagens. De acordo com o site “Somos Todos Um”, o produto orgânico é um alimento sadio, limpo e sem fertilizantes químicos, que pode ser desfrutado sem preocupação alguma.
Apesar de não haver uma origem exata do sorvete, pode-se dizer que já havia registros históricos do surgimento do mesmo. No século I já se consumia uma mistura de neve e gelo das montanhas em Roma. Nero ingeria tal mistura que parecia com um sorvete, neste era adicionada uma cobertura de frutas, se tornando uma sobremesa de preferência da elite naquela época.
Aproximadamente entre 618 e 697 o Imperador chinês King Tang fazia uma mistura semelhante, mas adicionava leite no gelo, tornando parecido com alguns sorvetes encontrados da atualidade. O consumo de sorvetes foi também presenciado pelo explorador veneziano Marco Polo, em uma viagem ao Oriente, e depois retornando para a Europa com uma nova receita para adicionar gelo a sobremesas servidas para a corte real francesa e italiana.
No Brasil, o sorvete chegou por volta de 1834, em um navio americano chamado Madagascar, vindo de Boston – Estados Unidos. O mesmo aportou no Rio de Janeiro com aproximadamente 200 toneladas de gelo em blocos, com o objetivo de fazer sorvete. Estes blocos foram armazenados com serragem em armazéns subterrâneos e conservados durante mais ou menos cinco meses, de acordo com o site “Invivo”.
Até então, não havia preocupação com o consumo excessivo da novidade e pouco se sabia da composição. Com o passar do tempo, o consumidor passou por diversas mudanças em seus hábitos de consumo, como cuidar mais da alimentação, se preocupar com os ingredientes que estava consumindo e adquirir mais conhecimento e informações sobre a origem do produto.
Em 2017, no Brasil, o consumo per capita atingiu 5.44 milhões de litros por ano (fonte: ABIS) e o crescimento do número de obesos, atinge 11% da população adulta (Fonte: Brasil Escola). Em virtude destas informações, as marcas estão se preocupando cada vez mais em segmentar e identificar este mercado. O público deste segmento vem se preocupando em consumir alimentos mais saudáveis por questões de saúde, procuram ingerir alimentos que possam confiar e que não prejudiquem a saúde, ter a informação de quais são os valores nutricionais no interior do produto e não fiquem com receio de adquirir.
Outro fator que propicia atenção é o fato que o mercado de orgânicos cresce entre 15% e 20% ao ano, e é abastecido por cerca de 90 mil produtores que têm alguma produção orgânica ou agroecológica. Desse total, cerca de 85% são agricultores.
Com base nestas informações, surge a empresa Santo Fruto, que foi fundada no ano de 2010 na cidade de Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul por Cesar Sandrin. Hoje seus produtos estão distribuídos no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A empresa zela pela qualidade de seus produtos, e deixa bem esclarecido que seus produtos são feitos de frutas 100% in natura, ou seja, a fruta se encontra no seu estado natural, da mesma forma quando foi retirado da natureza.
Este trabalho tem como meta, realizar um projeto acadêmico sobre a marca Santo Fruto, demonstrando sua linha de produtos, que estão classificados nas categorias Gelato, Sorbetto e Whey; entender a segmentação em que a empresa se encontra, o posicionamento das marcas concorrentes em relação a este nicho, e as competências que dispõem sobre este assunto.
- OBJETIVO
Entende-se por objetivo, a meta que se quer atingir com o desenvolvimento deste trabalho. Focando nos produtos ofertados pela marca de sorvetes Santo Fruto.
...