TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O básico do marketing da Netshoes

Pesquisas Acadêmicas: O básico do marketing da Netshoes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 FUNDAMENTOS DE MARKETING 5

2.1.1 Diagnóstico Organizacional 5

2.1.1.1Gestão de Custos 5

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho vai apresentar como uma empresa com apenas 13 anos de existência conseguiu ser a maior loja virtual de artigos esportivo do Brasil.

O caminho de sucesso da Netshoes teve início exatamente no dia 5 de fevereiro de 2000, quando o jovem empresário de origem armênia Márcio Kumruian resolveu investir aproximadamente R$ 25 mil para inaugurar uma pequena loja na Rua Maria Antonia em Higienópolis, tradicional bairro da capital paulistana. Inicialmente a loja comercializava sapatos masculinos e aos poucos ingressou para o segmento de tênis, tomando o caminho natural do mercado esportivo. Foi com esse foco que o negócio se expandiu, com a abertura de oito lojas na cidade de São Paulo.

Os rumos da empresa começariam a mudar logo no ano seguinte, quando Márcio e sua equipe passaram a comercializar artigos pelo Mercado Livre, popular plataforma online de compra e venda de produtos.

Mas a loja virtual somente se consolidaria em 2002 com o lançamento de seu comércio eletrônico, unindo a opção de oferecer mais comodidade aos clientes a uma abrangência de vendas em todo o território nacional, facilitando assim a prática esportiva de milhões de brasileiros. No início, a Netshoes,

deu seus primeiros passos no e-commerce sob o guarda-chuva de um projeto pioneiro de shopping virtual, mantido pelo Banco Real, na época em que começavam a surgir os grandes players do comércio eletrônico nacional.

O sucesso da loja virtual, que garantia agilidade, qualidade e segurança na prestação de serviços, e a perspectiva de crescimento levaram a empresa a atuar exclusivamente na Internet, encerrando todas as suas atividades com lojas físicas no ano de 2007. Desde então, o crescimento da empresa segue a um ritmo superior ao da média de mercado, de 40% ao ano.

No mercado, há expectativa de crescimento ainda maior da Netshoes nos próximos anos, em especial pela aproximação da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, que serão realizadas no país.

Em virtude disso, no mês de novembro de 2010, a empresa recebeu um aporte de valor não divulgado do fundo americano Tiger Global, que tem investimentos em empresas como LinkedIn e Mercado Livre.

O enorme sucesso da empresa está estritamente relacionado aos seus feitos de pioneirismo digital. Afinal, a Netshoes foi uma das primeiras empresas brasileiras a adotar sistemas de personalização de dados para recomendação de produtos. Atualmente, o site recebe aproximadamente 1.000 avaliações de produtos por dia, um prato cheio para aprimorar indicações para diferentes perfis de clientes e, consequentemente, para aumentar vendas.

A empresa também inovou ao dedicar atenção especial à apresentação e à visualização dos produtos no site, uma questão crítica para a venda online de itens de uso pessoal, como roupas ou tênis, em geral mais suscetíveis a devoluções do que artigos de outras categorias. Em 2011, a empresa iniciou sua internacionalização com o começo das operações na Argentina e no México.

No mesmo período lançou sua plataforma móvel, passando a ser a primeira empresa de artigos esportivos do país a ter comércio pelo celular. Além do site móvel, lançou também uma versão para tablets.

2 DESENVOLVIMENTO

O mercado de materiais esportivos no Brasil tem uma estrela na Internet que atende pelo nome de Netshoes. Em pouco mais de uma década a empresa já mostrou que seu esporte preferido é lucrar na web. Vendendo uma enorme variedade de equipamentos esportivos a Netshoes se transformou em um dos gigantes do varejo eletrônico brasileiro e da América Latina, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, para levar artigos de esporte e lazer para todos os cantos do Brasil.

Para a Netshoes, não basta bater metas. É preciso quebrar recordes com isso estaremos discutindo como ela chegou e como ela se organiza utilizando como base os fundamentos que aprendemos em sala de aula. .

2.1 QUESTÕES PROPOSTAS

2.1.1 Fundamentos de Marketing

Marcio Kumruin criou, em uma década, uma das maiores varejista online do país, a Netshoes. A empresa, que fatura 1,2 bilhões de reias, prepara-se para abrir o capital nos Estados Unidos. É o começo da fase mais desafiadora de sua historia, utilizando sua experiência profissional e capacitação para formar o grande negócio que tem hoje.

Ter a percepção de mercado e passar a vender apenas tênis e artigos esportivos fez com que criasse uma marca forte nesse seguimento.

Vincular anúncios na TV aberta, algo inovador para o seguimento online.

E optar e ser a única a não ter lojas físicas fez com que seu jargão ficasse consagrado no Brasil.

Para atrair visitantes para seu site, a Netshoes usa um programa que reconhece o perfil de cada usuário.

Ao perceber que um internauta se interessa por boxe, por exemplo, esse programa usa os espaços publicitários comprados pela Netshoes em diversos sites para oferecer luvas.

É óbvio que isso facilita a comunicação da empresa com seus clientes, e o interesse, além da venda, é doutrinar o cliente a sempre comprar deles.

Utilizar esse programa que reconhece o perfil de cada usuário ajudou a fazer esta captação de cliente com potencial.

Informando ao cliente a disponibilidade de cor e com uma comunicação assertiva com isso atraindo clientes potencial, Experimentadores, eventual e mesmo aquele fiel e advogado da marca e que venha a conhecer e confiar no site.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com