O áudio como expansão do sentido da marca
Por: Kelly Soares • 1/6/2021 • Resenha • 532 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
Email 1: O áudio como expansão do sentido da marca
Temos uma sociedade mais interligada as plataformas de áudio. Os jovens estão ligados no Spotfy, a sociedade voltou a escutar o rádio com maior frequência e o podcast ganhou maior notoriedade nos ultimos anos. De acordo com a uma investigação realizada por Lindstrom, 41% dos entrevistados baseiam a sua percepção sobre uma marca, através da sua sonoridade.
Este fato, leva à conclusão de que o som é conveniente à estruturação da identidade de uma marca, e gera fácil memorização do público, isto porque a percepção sonora tem um efeito imediato sobre a lembrança, as atitudes e as emoções.
Quem é capaz de esquecer o “plim plim” da Rede Globo, mesmo após anos que sua identidade sonora foi implantada? Quem ao ligar o notebook não saberia identificar o som de inicializalização do windowns? Ou, quem ao escutar mesmo que de longe o barulho do “frizzing” do abrir da latinha, não lembra quase de imediato da Coca Cola geladinha da propaganda? Estes sons, levam as pessoas não só a lembrar da marca, mas também a consumirem seus produtos.
Uma comunicação sonora pode ser feita através de musicas, jungles, pequenos sons de memorização da logo, musicas com repetições do numero telefonico, ou apenas sílabas. O fato é que, o áudio é uma poderosa forma de fixação da marca. E ter uma presença sonora, ajuda a empresa/instituição a formar sua própria personalidade e a se comunicar com seus clientes de maneira própria, o que irá diferenciá-la entre seus concorrentes.
Saiba mais sobre a importância de ter uma identidade sonora. Acesse:
Email 2: Brandlogo um novo conceito de comunicação sonora
O aumento significativo pelo uso das plataformas de áudio, fez com que a comunicação ganhasse novas estratégias para fixação e memorização da marca. Desta forma, não seriam utilizadas apenas uma música, um jungle, ou batidas para memorização de um produto, agora também é possível associar o som à logo da empresa. É justamente neste contexto que emerge o conceito Sound Branding.
O Sound Branding visa que o consumidor reconheça a marca somente ao escutar elementos sonoros. Em outras palavras, podemos dizer que é o marketing sensorial, que cria um relacionamento emocional do cliente com a marca. Trata-se de uma identidade sonora que conecta consumidores, ativa memórias, atitudes e cria comportamentos e estados mentais associativos.
Neste conceito, o som remete a memória da logo da marca, como é possível vê no exemplo da empresa Intel e do Mc Donalds.
1 Link [Exemplo de brading sound Intel]
2 Link [Exemplo Mc Donalds ]
A In Press Oficina, empresa especializada em consultoria e serviços de Comunicação, oferece aos seus clientes, o Brandlogo, uma metodologia para planejamento e criação de identidade sonora, de acordo com as diretrizes estratégicas da empresa. O brandlogo vai permitir que a marca seja reconhecida sem a necessidade de visualizar a logo e também se fazer presente em meios onde só são permitidos reprodução de sons.
Benefícios de obter o Brandlogo
- Reconhecimento da marca
- Fortalecer a lembrança da marca
- Proximidade com o cliente
- Se diferenciar dos concorrentes
- Aumento de Market Share
- Interação em plataformas que estão em alta (podcasts)
Se interessou? Saiba mais sobre o Brandlogo, acesse:
...