Organização da Força de Vendas
Por: Maurício Ferreira • 2/5/2016 • Artigo • 680 Palavras (3 Páginas) • 254 Visualizações
Organização da Força de Vendas[pic 1][pic 2]
Para o mercado empresarial a força de vendas pode ser considerada como a mais importante ferramenta de comunicação de marketing, porém a mais dispendiosa. O contacto directo com o cliente através da interacção pessoal e aprofundamento de relacionamento torna o processo de compra mais eficaz, além de trazer dados importantes para o sistema de informação de marketing da empresa.
Tendo em conta que o meu negócio tratar-se-á da criação de um serviço que proporcionará métodos de relaxamento tanto físico como psicológico a indivíduos em dentro e fora do horário de trabalho será necessário ter especial atenção não só em como irá ser vendido o meu serviço mas também a quem esse serviço estará disponível para a posterior venda.
O serviço propriamente dito poderia ser dado a conhecer ao público em geral através da Internet (facebook, blog, e posteriormente a criação de uma página independente especializada na própria empresa e contendo todas as ofertas que o cliente poderá usufruir) ou num local físico localizado num ponto estratégico onde seria facilmente acessível á área territorial onde a empresa pretendia trabalhar (no meu caso poderia ser dentro do distrito de Viana Do Castelo, de maneira a conseguir cobrir todo o território dessa zona). Como o serviço poderá ser feito a funcionários de empresas já existentes seria também necessário a deslocação ao local interessado de maneira a discutir e entrar em acordo acerca da prestação do serviço em si para que ambas as empresas entrem em consenso.
Em termos de como vender o meu negócio essas seriam as principais vias a seguir de maneira a manter o meu futuro cliente informado e com a total noção do que é oferecido e se realmente entra nas suas necessidades.
Depois de resolvida esta situação será necessário estudar a quem vou vender o meu negócio, isto é, qual seriam as pessoas/empresas que dispõe do tempo/vontade de usufruírem da minha oferta.
Este campo revela-se mais exigente e com maior dificuldade em chegar a uma conclusão que agrade tanto a empresa como o cliente pois tento em conta que o serviço exige algum tempo do próprio consumidor e podendo estar ele em horário de trabalho é algo que deve ser ponderado de maneira a não ocorrerem conflitos entre os dois.
O serviço obviamente que estaria disponível para todo o tipo de pessoas, estando elas em horário de trabalho ou não, mas para pessoas em horário de trabalho seria necessário um cuidado especial nas profissões escolhidas e se são elas públicas ou privadas.
Profissões públicas que a meu ver poderiam usufruir deste serviço seriam maioritariamente as que trabalham durante a noite ou com horários de trabalho bastante espaçados como auxiliares de saúde, enfermeiros, bombeiros, oficiais da polícia, etc. Uma vez que estas profissões exigem bastante esforço e risco, também proporcionam alguns momentos de calma e seria nessa altura que o meu serviço poderia entrar em prática, por exemplo a oficiais que se encontrem na esquadra durante a noite, na fase mais calma do trabalho etc.
Profissões privadas que poderia usufruir do meu serviço poderiam ser as que se encontrassem disponíveis para tal uma vez que são empresas privadas e se se encontrar uma solução que agrade a ambas as empresas seria algo de produtivo e bastante agradável. Mais uma vez as profissões com maior tempo livre/espaçamento de horários seriam que teoricamente seriam mais requisitadas por exemplo a de segurança privado onde dispõe de diversas horas mais calmas e poderiam usufruir do serviço oferecido.
Todos estes aspectos referidos são a ponta do iceberg de várias possibilidades de proporcionar este serviço tanto ao público em geral como a pessoas que se encontram com os horários bastante congestionados e não possuem o tempo necessário para usufruir desses métodos de relaxamento físico e psicológico o que poderá tornar o próprio ambiente de trabalho menos agradável e causar uma produtividade menor. Este serviço pretenderá proporcionar a esses funcionários uma alternativa viável a essas dificuldades e de alguma forma aumentar a felicidade e promover o potencial de todos os interessados.
...