Orientação de marketing e orientação de produto
Por: marcela2309 • 25/11/2024 • Trabalho acadêmico • 500 Palavras (2 Páginas) • 18 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Orientação do produto X Orientação de marketing
Curso: Gestão de Recursos Humanos
Aluno: Marcela Martins C. W. Almeida
Matrícula: 1240106951
Professor: Márcio Santos Souza
Contemporaneamente, as empresas precisam de uma boa orientação estratégica para se manterem competitivas e relevantes no mercado, neste trabalho analisaremos qual estratégia será mais benéfica a empresa Beta, a orientação de marketing, ou produto. Tendo em vista que, o produto ao longo dos últimos anos não fora modificado e continua com suas propostas inciais.
O autor Philip Kotler (2013, p.17) diz que a orientação de marketing vem como uma filosofia de sentir-e-responder, centrada no cliente, encontrando assim, o produto certo para seu cliente, Theodore Levitt, de Harvard, diz que: O marketing está relacionado a ideia de satisfazer as necessidades do cliente por meio do produto e de todo um conjunto de fatores associado a sua criação, entrega e consumo. O marketing consiste em se fazer uma análise de mercado e através dessa análise, ser definido qual estratégia é melhor para ser abordada. Algo que pode também ser modificado com o tempo, pois o mercado está em constante mudança.
A orientação do produto é uma abordagem em que a empresa foca na melhor qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, se baseando através de feedbacks de clientes, análise de vendas, sendo assim, focando nas necessidades e desejos dos clientes do mercado.
Minha análise para a empresa Beta é para que seja trabalhada, em conjunto as duas estratégias, tendo em vista que, a empresa se mostra receosa com a implantação de novos produtos, mais atuais, e com mais qualidade por conta do seu baixo orçamento, trabalhando em conjunto com a orientação de marketing na abordagem correta, acredito que, oferecendo ao cliente a inovação, qualidade, novas tecnologias e o alto padrão de produto.
Segundo a Forbes, com dados fornecidos pelo Mercado Livre, em 2023 a busca por dispositivos tecnológicos atingiu números recordes nos últimos anos. 61% dos usuários manifestaram interesse em adquirir um celular 5G e quatro em cada dez consumidores gostariam de investir em devices que se conectam entre si, como smartwatches, tablets e notebooks, Esses números refletem a transformação na maneira como os brasileiros interagem com a tecnologia em seu dia a dia, e como os produtos que envolvem a tecnologia têm se tornado cada vez mais a prioridade entre eles.
Acredito que, analisando primeiro mercado e consumidor, a demanda do produto e trabalhando com as estratégias corretas de marketing, agradará não somente os clientes fiéis da marca mas também abrirá um leque de consumidores. Ao investir e compreender a necessidade do consumidor melhorando sua estratégia de marketing a médio e longo prazo, e seu produto a curto prazo pode-se alcançar a inovação e a recolocação ao mercado.
Referências:
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L.. Administração de Marketing: marketing para o século xxi. 14. ed. Rio de Janeiro: Pearson, 2013. 796 p.
...