PLANO DE NEGÓCIO
Trabalho Universitário: PLANO DE NEGÓCIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandrasrmoura • 13/2/2015 • 6.818 Palavras (28 Páginas) • 201 Visualizações
1.1. RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIOS
A cabana Guarany, localizada na Praia do Sul, com 33 anos de tradição por oferecer um ambiente familiar e uma culinária baseada em mariscos de primeira qualidade, pretende inovar no seu estabelecimento ao oferecer no turno oposto ao da sua cabana, culinária japonesa e chinesa. Será um empreendimento inovador por ser a única cabana a abrir no período da noite e de oferecer um confortável e diferenciado local.
A cabana irá poder contar com boa parte dos seus clientes atuais, os quais já conhecem a cabana e sabem que podem confia em tal empreendimento.
A cabana irá abrir de quarta a quinta das 18h às 00h e sexta a domingo das 18h às 2h, oferecendo dois ambientes ao seu publico, um totalmente oriental e outro de bar e restaurante. A localização será totalmente diferenciada dos concorrentes já que estará em frente à praia e ainda terá um deck de frente para o mar, o que nos favorecerá bastante em dias de lua cheia.
Teremos também, um ponto de venda dentro da cabana de materiais orientais, onde o cliente terá um contato corpo a corpo com os nossos vendedores e poderão levar iguarias e temperos da culinária oriental para sua casa.
Sendo assim, este plano de negócios tratará de uma expansão de negócios para, no turno oposto ao da cabana, abrir um Bar e restaurante de culinária oriental, Japonesa e Chinesa, que ainda não tem nome totalmente definido, cujas descrições especificas sobre o negocio serão neste plano de negócios.
1.2. DADOS DOS EMPREENDEDORES
A Cabana Guarany atualmente possui dois sócios, segue os dados dos mesmos abaixo:
NOME
ENDEREÇO
CIDADE
ESTADO Bahia
TELEFONE
Quadro 1: Sócio 01
NOME
ENDEREÇO
CIDADE
ESTADO
TELEFONE
Quadro 2: Sócio 02
Os sócios possuem ensino médio completo, estão a trinta e três anos no mercado de cabana de praia e restaurante oferecendo uma comida tradicional no ambiente familiar.
Os filhos dos sócios ajudam na administração da Cabana, atualizando-as com novas técnicas de qualidade e eficiência.
1.3. DADOS DO EMPREENDIMENTO
A Cabana Guarany, nome dado por ter comprado o estabelecimento de um índio possui como razão social: MT Sena Da Silva Me e cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ): 12839327/0001-30.
1.4. MISSÃO DA EMPRESA
Ser referência no mercado em que compete recebendo clientes locais e Turistas mantendo a qualidade assim criando um referencial.
1.5. SETORES DA ATIVIDADE
A Cabana Guarany segue no setor de bar e restaurante com 33 anos de tradição por oferecer especialidades na área de mariscos, moquecas de peixes, carne brancas e vermelhas, onde o alimento que mais se destaca são os caranguejos.
1.6. FORMA JURIDICA
Setor/ Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Bar e Restaurante
O segmento de Comida japonesa, assim entendido como as atividades de vender e servir comida preparada ao público em geral, poderá optar pelo SIMPLES NACIONAL - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$ 240.000,00 (microempresa) ou R$ 2.400.000,00 (empresa de pequeno porte) e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.
Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional):
• IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
• CSLL (contribuição social sobre o lucro);
• PIS (programa de integração social);
• COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);
• ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços);
• ISS (Imposto sobre serviços);
• INSS - Contribuição para a Seguridade Social relativa a parte da empresa (Contribuição Patronal Previdenciária– CPP).
Conforme a Lei Complementar nº 128/2008, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, vão de 4,00% a 11,61 %, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, o empreendedor utilizará como receita bruta total acumulada, a receita do próprio mês de apuração multiplicada por 12 (doze).
Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios de isenção e/ou substituição tributária para o ICMS, a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.
1.7. ENQUADRAMENTO TRIBUTÁRIO
Âmbitos Federais, estaduais e municipais
Exigências legais específicas:
Para registrar uma empresa, a primeira providência é contratar um contador – profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxiliá-lo na escolha da forma jurídica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas. O contador pode informar sobre a legislação tributária pertinente ao negócio. Mas, no momento da escolha do prestador de serviço, deve-se dar preferência a profissionais indicados por empresários com negócios semelhantes. Para legalizar a empresa, é necessário procurar os órgãos responsáveis para as devidas inscrições e registros:
- Junta Comercial;
- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
...