TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIOS

Exames: PLANO DE NEGÓCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  2.081 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

1. HISTORIA DA PIZZARIA

1.1. A primeira pizzaria

No ano de 1780, Pietro Colicchio inaugura, em Salita S. Anna di Palazzo, nas cercanias do palácio real de Nápoles, a primeira pizzaria do mundo, mais conhecida como "Pietro... e basta cosi". Suas pizzas, que já naquela época eram um alimento muito apreciado pelos napolitanos, rapidamente se tornaram conhecidas e apreciadas em toda a cidade. Pietro Colicchio não tinha filhos e, anos depois, a pizzaria acabou nas mãos de Enrico Brandi.

1.1.2. Pizzaria no Brasil

A pizza chegou ao Brasil por São Paulo, também pelas mãos dos primeiros imigrantes italianos que, no final do século 19, desembarcaram no porto de Santos. Chegou e ficou. O bairro paulistano do Brás foi o berço das primeiras pizzarias do Brasil. Acredita-se que o primeiro pizzaiolo estabelecido na cidade de São Paulo tenha sido o napolitano Carmino Corvino, o Dom Carmeniélo, dono da já extinta Cantina Santa Genoveva, instalada na esquina da Avenida Rangel Pestana com a Rua Monsenhor Anacleto, inaugurada em 1910.

Mas antes mesmo da existência das pizzarias por aqui, a pizza já era consumida pelas ruas, como um lanche, a qualquer hora do dia. Eram vendidas, como na Itália, por garotos que carregavam pequenas estufas de cobre, como tambores, cheios de pizzas pré-preparadas que eram mantidas quentes por brasas de carvão.

Mas apesar da sua origem italiana, a pizza assim como a cidade, aceitou a influência de outras raças. Nos anos 20, surgiram os primeiros pizzaiolos de origem não-italiana, que incluíram o tempero de seus países ou regiões ao prato.

Em outra esquina da região do Brás - na da Celso Garcia com a Bresser -, o habilidoso confeiteiro espanhol Valentim Ruiz fez fama na padaria Santa Cruz como pizzaiolo e como mestre de futuros profissionais. Giovanni Tussato, o lendário Babbo, que hoje dá nome a algumas casas da cidade, foi um deles. Hoje, 80% dos pizzaiolos da cidade são nordestinos.

A mais antiga pizzaria ainda em funcionamento, a Castelões, foi fundada em 1924 e mantém em seu cardápio, até hoje, as mesmas pizzas com borda alta e massa grossa dos primeiros tempos.

A partir dos anos 50, as pizzarias se disseminaram por todo o Brasil e a pizza é, hoje, consumida de Norte a Sul do país, já fazendo parte do cardápio tradicional dos paulistanos, paulistas e da maioria dos brasileiros. Hoje, a pizza não é um produto exclusivo das pizzarias. Elas podem ser encontradas, também, em lojas especializadas em entrega domiciliar ou, ainda, congeladas em supermercado.

1.1.3. Pizzaria Delivey

Uma característica da atividade de pizzaria é a pizzaria delivery (ordem de entrega ou entrega em domicílio). As pizzas não são servidas para consumo no estabelecimento, sua comercialização (venda) é feita exclusivamente por retirada no balcão ou entregues em domicílio, por meio de entregadores. Especificamente no mercado de delivey, a grande diferença na hora de conquistar de vez um cliente é a qualidade do produto e a velocidade da entrega e a comodidade de poder saborear a pizza no conforto do lar.

1.1.4. Cenário de Pizzarias em Maceió e da pizzaria em estudo

MARGHERITTA - Av Professor Sandoval Arroxelas, 700 – Ponta Verde

Tudo começou há sete anos, quando foi inaugurada a Pizzaria Margheritta Delivery no bairro da Jatiúca. O destaque do local era a entrega em domicilio, mas os clientes gostaram tanto da qualidade da pizza e da excelência do serviço prestado, que passaram a freqüentar mais intensamente o restaurante.

Desta forma, houve a necessidade de improvisar mesas no local, já que a pizzaria era apenas entrega em domicílio e, após dois anos, verificou-se a necessidade de um lugar mais confortável e de melhor acesso para a clientela. Foi quando o empresário decidiu mudar de endereço para a Ponta Verde de forma a oferecer melhor conforto aos clientes.

SORRISO - Praça do Centenário, 760 – Farol

A história da pizzaria Sorriso começou com o pioneirismo e empreendedorismo do sergipano José Freitas Filho, que desembarcou em Maceió para trabalhar numa fábrica de gelo, mas muito predestinado, fez suas economias e comprou a pizzaria Sorriso do húngaro Vilmo Vajas.

“O lugar era pequeno e começou como confeitaria e sorveteria. Mas o húngaro foi muito legal, ele passou a receita, deu certo e meu filho já é meu sucessor na pizzaria”, diz o simpático Freitas. O nome Sorriso é uma homenagem ao slogan “Cidade Sorriso”, e também por conta da letra “S”, marca registrada dos bancos da Praça Sinimbú, marketing do prefeito Sandoval Caju.

A Pizzaria Sorriso continua a sua história no Farol, e a receita segue a tradição, o pizzaiolo prepara a massa de quase um centímetro de altura. A massa fofa ganha molho de tomate da própria fruta, queijo fatiado e uma variedade de sabores, mas as preferências são para calabresa, sorriso e a frango catupiry.

NOVA PIZZA - Avenida menino Marcelo, nº 12, Serraria. Tel.: 3317-3055

RAZÃO SOCIAL: Morais e Neves pizzaria LTDA

DONO: Damião Moraes de Neves

PORTE: Pequeno

RAMO: Alimentação

TIPO DE SERVIÇO: Delivery

CNPJ: 11928162/0002-91

TEMPO NO MERCADO: 4 ANOS

QUADRO DE FUNCIONÁRIOS:

DESCRIÇÃO QUANTIDADE

Atendimento via telefone (1 sendo gerente) 2

Pizzaiolos 4

Atendente de balcão 1

Motoqueiros 3

Motoqueiros extras nos finais de semana 3

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: de domingo a domingo das 17:00 as 23:30

Motoqueiros chegam de 17:00 os demais de 16:00.

VISÃO: Estar entre as principais marcas do ramo de pizzaria, e ser uma marca respeitada e consagrada no quesito qualidade dos produtos e serviços prestados, na cidade de Maceió.

MISSÃO: Produzir e comercializar pizzas e massas nos quais os clientes se sintam satisfeitos e felizes ao comer, aliando um bom produto a serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com