PROINTER MARKETING PRIMEIRA SÉRIE PARCIAL
Por: claudionicomedes • 29/5/2016 • Relatório de pesquisa • 2.085 Palavras (9 Páginas) • 774 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
UNIDADE BELENZINHO – SÃO PAULO – SP
CURSO TECNOLOGIA EM MARKETING
CLÁUDIO HENRIQUE NICOMEDES – R.A. 8133388994
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos
Cursos Superiores de Tecnologia I PROINTER I Mod. Online
RELATÓRIO PARCIAL
Tutora EAD Alcides Marques Junior
São Paulo – SP
Maio 2016
INTRODUÇÃO
Neste trabalho foi feito um levantamento de campo junto ao Restaurante ______, localizado na Zona Leste da Capital paulista. Com base nas informações colhidas, foi possível elaborar uma análise SWOT que procura identificar os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades do negócio.
RELATÓRIO
Houve coleta de dados primários através de algumas entrevistas realizadas no local, durante o expediente da casa, em modalidade de bate papo informal com o gestor. Esta conversa seguiu um roteiro previamente elaborado pela proposta do trabalho formado por 22 perguntas abertas, que estão presentes no apêndice I ,e, em relação ao questionamento nº 12 da entrevista, por ser muito genérica, foram feitas sub perguntas mais específicas para compor o S.W.O.T.
Foram levantados um pouco do histórico da Empresa, principais concorrentes, andamento do mercado, planejamento para o futuro, tipos de serviços oferecidos pela casa, perfil dos clientes que mais frequentam o estabelecimento e considerações gerais.
Lanches Sam Bom: Com este nome foi constituído em 04 de novembro de 1975 um restaurante no Distrito de Ponte Rasa, zona leste de São Paulo. Em um golpe de sorte, o Sr. Paulo ganhou na loteria e tratou logo de realizar o velho sonho de ter um negócio próprio. Saiu do emprego que tinha em uma grande montadora de automóveis e, após algumas pesquisas, abriu uma lanchonete. Sondando o gosto da clientela, ele logo percebeu que, mais que um lanche, eles queriam também a opção de uma refeição. Com o sucesso obtido, ele logo transformou a lanchonete em um restaurante servindo pratos triviais ao lado de um posto de combustíveis na avenida mais famosa e transitada do bairro. O fato de não terem as qualificações ideais não impediram a conquista de uma clientela cativa que se manteve inclusive quando precisaram mudar de ponto, em uma avenida próxima.
O temor de perder dinheiro é o principal “fantasma” impeditivo de se arriscar em um novo negócio próprio, mas neste caso específico, foi superado justamente pela sorte. Ao invés de viver de renda ou consumir o dinheiro inesperado, a opção prudente foi tentar multiplica-lo. O gestor e sua equipe fazem questão de seguir princípios éticos como a transparência na preparação dos alimentos onde o cliente é muito bem recebido na cozinha, pontualidade na abertura do estabelecimento e recebimento de críticas e sugestões sempre com um sorriso no rosto. A boa inter-relação com toda a equipe é outro fator preponderante. Este é um dos ramos em que mais se observa a necessidade desta coesão entre todos para a qualidade do “produto entregue ao cliente”.
Análise SWOT
A sigla SWOT proveniente do idioma inglês, tem como significado de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Segundo Ferrel e Hartline (2005), os pontos fortes e fracos são determinados por elementos internos relacionados à situação presente (atual) enquanto as oportunidade e riscos são determinados pelas forças externas e relacionados ao futuro. Internamente, este modelo refere-se às forças e fraquezas da organização em dimensões fundamentais, tais como recursos financeiros, recursos humanos, instalações, capacidade de produção, participação do mercado, percepções dos consumidores, qualidade e disponibilidade do produto ou serviço, e comunicação organizacional. A avaliação do ambiente externo sinaliza as informações mais cruciais sobre o mercado (consumidores e concorrência), bem como as condições econômicas, tendências sociais, tecnológicas, como também regulamentos governamentais. (PRESOTTO, Thomas. Plano de marketing para Temakeria Sushi Lounge. 2012. 25 p. TCC (Administração de Empresa)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS, 2012. Disponível em:
Com base nas informações coletadas, palavras-chaves foram inseridas na matriz S.W.O.T. abaixo:
PONTOS FORTES | PONTOS FRACOS |
- Prato saboroso - Fidelidade dos clientes - Localização privilegiada - Ambiente confortável - Higiene - Preços competitivos | - Mão-de-obra pouco qualificada - Produtos perecíveis - Não oferece serviço “delivery” - Controles insatisfatórios - Fachada não atrativa |
OPORTUNIDADES | AMEAÇAS |
- Aumento do comércio/serviços da região - Aumento da divulgação - Uso de aplicativos | - Abertura de concorrentes próximos - Perda de funcionários chave - Inflação - Avanços tecnológicos |
A principal falha no uso da Análise SWOT é imaginar que basta preencher os quadrantes. Esse é só o começo da Análise SWOT. Depois do preenchimento, é preciso analisar o que a empresa poderá (ou deverá) fazer para aproveitar seus pontos fortes e as oportunidades, melhorar seus pontos fracos e tentar extinguir ou minimizar o efeito das ameaças potenciais. Em outras palavras, é necessário um plano de ação. (NAKAGAWA, Marcelo. Ferramenta: Análise SWOT (Clássico).:Disponível em:
Como pode ser observado, destacamos os seguintes pontos para análise:
Pontos fortes
A fidelização dos clientes foi facilmente notada pelo sabor dos pratos oferecidos a preços competitivos em uma via de movimento e bem localizada sem negligenciar as condições de higiene e conforto.
Pontos fracos
Mesmo com uma clientela fiel e estável, não se chegou ainda a um consenso quanto ao consumo dos clientes voláteis e os produtos mais perecíveis por vezes acaba se perdendo. Outro fator sinalizado como ponto fraco é a fachada do Estabelecimento. Potenciais clientes, sem a propaganda boca-a-boca, dificilmente entrariam no local pois a fachada e decoração externa é bem simplória. A não oferta do serviço “delivery” também significa a perda de vários clientes do entorno que prefeririam se alimentar nas dependências do comércio ou serviço em que trabalham e a maioria da clientela é formada por este público alvo. A alimentação servida é predominantemente caseira e os funcionários dedicados em seu preparo não precisaram de nenhum treinamento mais especializado. Com isso, pratos diferentes do trivial têm maiores dificuldades de entrar no cardápio.
...