Pastelaria
Exames: Pastelaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anil • 1/5/2014 • 10.232 Palavras (41 Páginas) • 600 Visualizações
Como abrir uma Pastelaria
O pastel é um snack tipicamente brasileiro, sendo derivado do tradicional rolinho primavera da culinária chinesa. Sua introdução se deu através de imigrantes chineses, que tiveram de adaptar-se às matérias-primas disponíveis no Brasil. Contudo, sua popularização na cultura do brasileiro, veio das mãos dos imigrantes japoneses que, por ocasião da II Guerra Mundial, abriram pastelarias no intuito de se passarem por chineses, livrando-se, dessa forma, da discriminação que havia na época em razão da aliança entre alemães, italianos e japoneses.
Os princípios de manipulação e processamento de alimentos da culinária japonesa foram introduzidos nas pastelarias que tornaram-se um grande negócio dentro da colônia. Os pastéis ganharam o gosto popular por serem produtos saborosos, de rápido consumo e principalmente baratos.
A pastelaria comercializa pastéis de diversos tipos e salgadinhos em geral, com acompanhamento de refrigerantes e caldo de cana. Pela praticidade do negócio, fica opcional a venda de sucos naturais, tendo em vista que o cliente deseja fazer uma rápida refeição em tempo também muito escasso.
Mercado
O mercado de pastel tem uma enorme aceitação no Brasil, mas ainda tende a crescer. Mas, se há consumidores, também já existe muita concorrência, não apenas entre pastelarias, mas entre lanchonetes e lojas de fast-food. Por isso, procure o seu lugar no mercado. Conheça quem são seus concorrentes e procure oferecer ao consumidor alguma coisa melhor ou diferente. Para conhecer os seus concorrentes, visite algumas lojas, experimente seus produtos, verifique seus cardápios, seus preços e o movimento dos estabelecimentos. Converse com os consumidores e avalie seu grau de satisfação. Conhecendo a concorrência, você evita o risco de ficar isolado no mercado e incorrer em erros desnecessários.
Localização
O ponto comercial deve ser localizado próximo a empresas, indústrias e escritórios ou escolas e faculdades. É desaconselhável a montagem deste negócio em bairros estritamente residenciais. Evite também abrir o negócio muito próximo de um estabelecimento similar. O maior movimento de clientes ocorre no horário do almoço e no final da tarde, após às 17hs.
Estrutura
Por ser um alimento barato e de fácil digestão (normalmente um pastel ou um salgadinho é degustado em 10 minutos, aproximadamente), o local dispensa a montagem de mesas com cadeiras. A exemplo das modernas lanchonetes de centros urbanos, é aconselhável dispor de bancos no balcão de atendimento e de mesas suspensas sem cadeiras. Recomenda-se uma área mínima de 20m².
Equipamentos
Abaixo estão listados os equipamentos básicos para a montagem de uma pastelaria.
- Balcão refrigerador para acondicionamento de bebidas e alimentos.
- Cortador de frios.
- Fogão.
- Balança (até 6 kg).
- Freezer horizontal.
- Multiprocessador de alimentos.
- Cilindro para massas (manual).
- Batedeira industrial (com capacidade até 6 quilos de massa).
- Bancada de mármore para preparo de massas (2 metros).
- Tabuleiros para acondicionamento das bolinhas de massa.
- Minibalcões tipo estufa para exposição de salgadinhos.
- Utensílios diversos de cozinha ( talheres, pratos, copos, panelas, espremedor de batatas, modeladores de salgadinhos, de pastel, fôrmas etc.
- Fritadeira elétrica industrial.
- Cestinhas para servir os salgadinhos.
- Caixa registradora.
Investimento
Vai variar de acordo com a estrutura que o empreendedor adotar. Vale lembrar que a montagem de uma pastelaria terá o maior investimento na aquisição de uma cozinha industrial, com equipamentos para fabricação de massas, especialmente pastel. O investimento gora em torno de R$ 30 mil.
Pessoal
Também vai variar de acordo com a estrutura do empreendimento. Aconselha-se o mínimo de três funcionários: cozinheiro, ajudante e atendente.
Produção
1 – Preparo do recheio.
2 – Preparo e abertura da massa.
3 – Montagem do pastel.
4 – Fritura.
Lembretes
- O charme deste tipo de negócio está no preparo criativo dos recheios e na apresentação do local como ponto de encontro.
- Tomar cuidado com as perdas causadas pelo manuseio inadequado do produto Elas podem ser eliminadas com a contratação de mão-de-obra qualificada.
- Investir em propaganda é importante, assim como em qualidade, atendimento, higiene e ter preços baixos.
- Ao fim do dia, é aconselhável que seja feita uma limpeza do local. Para diversificar o negócios, o empreendedor pode vender salgados e sucos.
Legislação específica
Torna-se necessário tomar algumas providências para a abertura do empreendimento, tais como:
- registro na Junta Comercial;
- registro na Secretária da Receita Federal;
- registro na Secretária da Fazenda;
- registro na Prefeitura do Município;
- registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
- registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização) e também o Alvará de Funcionamento. Além disso, deve consultar o Procon para adequar seus produtos às especificações
...