Pesquisa Operacional
Dissertações: Pesquisa Operacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: didiii • 10/10/2013 • 1.059 Palavras (5 Páginas) • 544 Visualizações
O que é Pesquisa Operacional
A Pesquisa Operacional (PO) é uma ciência que objetiva fornecer ferramentas quantitativas ao processo de tomada de decisões. É constituída por um conjunto de disciplinas isoladas, tais como Programação Linear, Teoria das Filas, Simulação, Programação Dinâmica, Teoria dos Jogos, etc.
O termo Pesquisa Operacional (em inglês: Operations Research) foi empregado pela primeira vez em 1939 como ma tentativa de englobar, sob uma única denominação, todas as técnicas existentes ou que viriam a ser desenvolvidas e que tinham o mesmo objetivo citado. De uma maneira geral, todas as disciplinas que constituem a PO se apóiam em quatro ciências fundamentais: Economia, Matemática, Estatística e Informática.
As áreas de aplicação abrangem fábricas,escritórios, hospitais, fazendas, estradas, etc. Sendo uma disciplina científica de características horizontais, as suas contribuições estendem-se por praticamente todos os domínios da atividade humana, da Engenharia à Medicina, passando pela Economia e a Gestão Empresarial, mas com ligações particularmente fortes com a Engenharia de Produção em vista do seu potencial de abordagem dos problemas envolvendo os meios de produção: seres humanos, matérias-primas, equipamentos, recursos financeiros e meio ambiente.
Programação Linear
A Programação Linear (PL) é uma técnica de planejamento que vem se constituindo como uma das mais poderosas em quase todo ramo da atividade humana. Seus benefícios são exatamente aqueles procurados por qualquer empresa: diminuição dos custos e aumento dos lucros. Emalgumas organizações ela está, inclusive, embutida em suas rotinas informatizadas de planejamento diário dos processos de operação.
Esta técnica foi criada em 1946 e tem sido aplicada nas áreas mais diversas. Algumas aplicações se tornaram clássicas, tais como: Formulação de alimentos, rações e adubos; Blendagem de ligas metálicas e petróleo; Transporte; Localização industrial; Carteira de ações (Investimentos); Alocação de recursos em fábricas, fazendas, escritórios, etc; Designação de pessoas e tarefas (Composição de tabelas de horários);Corte de barras e chapas.
Vantagens
Uma das vantagens do uso da pesquisa operacional, por exemplo é o seu uso na Programação Linear, onde o objetivo é encontrar o lucro máximo ou o custo mínimo em situações reais. A magnitude deste benefício dentro das empresas, segundo pesquisas efetuadas em empresas que tem utilizado esta ferramenta, foi a redução de custos que se enquadra facilmente na faixa entre 1% e 5%, existindo casos que chegam até a 15%.
Alguns Métodos de Otimização
Método Gráfico: O Simplex e o Dual;
Teoria de Grafos;
Cadeias de Markov;
Modelos Probabilísticos;
Aplicação de Teoria das Filas;
Programação Dinâmica.
2. Definição
“Pesquisa Operacional é o uso do método científico com o objetivo de prover departamentos executivos de elementos quantitativos para a tomada de decisões, com relação a operações sob seu controle” (Kittel, 1947).
“A Pesquisa Operacional é a aplicação do método científico, por equipes multidisciplinares, a problemas envolvendo o controle de sistemas organizados de forma a fornecer soluções que melhor interessam a determinada organização” (Ackoff,1968).
“Pesquisa Operacional é uma metodologia de estruturar processos aparentemente não estruturados por meio da construção de modelos. Utiliza um conjunto de técnicas quantitativas com o intuito de resolver os aspectos matemáticos dos modelos” (Ehrlich, 1991).
Hoje, o termo operations research, ou pesquisa operacional, significa “um método científico para tomada de decisão, que busca determinar como melhor planejar e operar um sistema, usualmente sob condições que requerem alocação de recursos escassos”.
3. A Metodologia da Pesquisa Operacional
...