Pesquisa Operacional
Monografias: Pesquisa Operacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CarolSa • 30/9/2014 • 642 Palavras (3 Páginas) • 333 Visualizações
O Desenvolvimento da Pesquisa Operacional
Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de cientistas estudaram problemas de estratégia associados com a defesa do país. O objetivo era decidir sobre a utilização mais eficaz de recursos militares.
Com o fim da guerra, a utilização de técnicas de pesquisa operacional tronou-se o interesse de diversas outras áreas, tais como organizações de negócios, no governo e na indústria.
A origem dos problemas encontrados exigiu uma abordagem que permitisse reconhecer os diversos aspectos envolvidos. Uma característica da pesquisa operacional que facilita o processo de análise e decisão é a utilização de modelos. Eles permitem analisar e testar a solução proposta, antes de ser efetivamente implantada.
Houve um grande progresso na Pesquisa Operacional devido à larga utilização de microcomputadores. Isso fez com que os modelos desenvolvidos fossem mais rápidos e versáteis, além de serem também interativos.
Modelagem
É a representação de um sistema existente ou um projeto aguardando execução. Onde o existente reproduz o funcionamento do sistema, com objetivo de aumentar sua produtividade. E o projeto aguardando execução, é utilizado para definir a melhor estrutura do sistema.
Para obter o êxito através do modelo, é preciso ter certeza de que ele realmente representa o sistema real. Um problema simples pode ser representado por modelos também simples, e problemas complexos requerem modelos mais elaborados.
Fases do Estudo de Pesquisa Operacional
As fases do Estudo de Pesquisa Operacional são:
• Definição do problema;
• Construção do modelo;
• Solução do modelo;
• Validação do modelo;
• Implementação da solução.
A seguir, um resumo da cada uma das fases.
Definição do problema
A definição do problema está relacionada a três aspectos: definição exata dos objetivos; identificação das alternativas de decisão e reconhecimento das restrições e exigências do sistema.
A definição dos objetivos é uma das atividades mais importantes, pois o modelo é criado a partir destas informações. As alternativas de decisão e as restrições existentes devem estar explicitas, para que as soluções obtidas ao final do processo sejam exatas.
Construção do modelo
A escolha do modelo é essencial para a qualidade do resultado fornecida. Se o modelo for conhecido, a solução pode ser encontrada através de métodos matemáticos convencionais. Entretanto, se as relações matemáticas são muito complexas, será necessária a utilização de combinações de metodologias.
Solução do modelo
O objetivo desta fase é encontrar uma solução para o modelo escolhido. A solução do modelo é baseada em técnicas matemáticas. No caso de um modelo matemático, a solução é obtida pelo algoritmo mais apropriado. Isto exige conhecimento das principais técnicas existentes.
...