Plano De Negócio
Artigo: Plano De Negócio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunaayres • 29/5/2014 • 4.507 Palavras (19 Páginas) • 476 Visualizações
Introdução
A preocupação com a beleza acompanha a humanidade desde a idade antiga, quando já se desenvolvia óleos aromáticos, alguns tipos de maquiagem, banhos com ervas, massagens para o corpo, havia todo um ritual estético. Essa preocupação foi assumindo novas formas com o passar dos tempos, com o desenvolvimento de toda uma indústria de beleza, cirurgias plásticas, revolução na maneira de se vestir, criando-se produtos e serviços para homens e mulheres se sentirem mais bonitos e jovens. A compreensão desses fatores nos leva a observar o grande crescimento de uma massa de consumidores totalmente voltados ao consumo de produtos e serviços oferecidos na área da beleza estética nos dias de hoje. Esse mercado se transformou em uma área extremamente competitiva e importante em todo o mundo. As empresas que quiserem se firmar neste novo ramo crescente terão que investir muito em qualidade e novidade tecnológicas.
São muitos os desafios do mercado atual. Por este motivo, um empreendimento antes de ser iniciado, requer um planejamento minucioso. Não se pode abrir um novo negócio tendo como suporte o “achismo” ou suposições.
Portanto, as empresas que quiserem sobressair no mercado e garantir a boa prestação de serviço e a fidelidade dos seus consumidores, devem bem mais do que satisfazer seus clientes, terão que encantá-los.
Para a criação de um empreendimento que apresente qualidade e modernidade neste novo mercado de beleza, padronizado e cada vez mais exigente nos dias de hoje, se faz necessário montar um plano de negócios bem elaborado que mostra a viabilidade de um futuro negócio de sucesso, por isto a importância deste trabalho.
Para a criação de um novo empreendimento de pequeno porte, se faz indispensável a criação de um plano de negócio bem elaborado, com todos os estudos possíveis através do planejamento estratégico com estudo de mercado, dos clientes, dos fornecedores, dos planos de marketing e vendas, planejamento tributário, do tempo de retorno de investimento, dos custos de implantação, entre outros, pois assim a empresa terá um diferencial em relação as demais, obtendo sucesso em suas operações.
A implantação desse novo empreendimento no mercado tem como objetivo conquistar seu espaço, fazer seu nome conhecido através da qualidade em atendimento, de inovação, em tecnologia dos cosméticos e dos serviços prestados em todos os setores do salão de estética.
No plano de negócios estão evidenciados todos os aspectos importantes para verificar se o negócio terá sucesso ou não. Este é em especifico o objetivo deste trabalho, verificar a viabilidade da abertura deste empreendimento, além de mostrar que o plano de negócios é um instrumento de melhoria das possibilidades de sucesso do negócio.
Este trabalho apresenta inicialmente a descrição da oportunidade de negócio que há na abertura do São de Beleza Magalhães no bairro Parque São Miguel no Município de Piqueta/SP. Na seqüência têm-se os objetivos, tanto geral quanto específicos, que direcionam o estudo. Posteriormente evidencia-se a justificativa, onde se elucida a importância e as contribuições deste trabalho e por fim será apresentada toda a estrutura desta nova empresa, baseando-se na analise prévia de mercado.
Diante do mundo globalizado, as organizações encontram dificuldades para conseguirem manterem-se no mercado, devido às diversas questões tais como: políticas, tributárias, as necessidades tecnológicas que a cada dia crescem mais e mais. E para as micros empresas isso não é diferente. Por isso, torna-se imprescindível a realização de um planejamento antes de iniciar uma nova atividade, que apresente os indicadores necessários para a implantação de um novo empreendimento. O plano de negócios é uma ferramenta importante, pois contém informações sobre o novo negócio, o mercado em que irá atuar os possíveis clientes, dados financeiros, entre outras informações relevantes. Deste modo, este estudo teve por objetivo elaborar um plano de negócio para o salão em questão, analisando a viabilidade de implantação do mesmo.
Santos (2007, p.36) enfatiza que o plano de negócio proporciona
[...] uma avaliação prévia do negócio antes de ser colocada em prática uma nova idéia reduzindo, assim, as possibilidades de desperdiçar recursos e esforços, num negócio inviável; funciona como instrumento de solicitação de empréstimos e financiamento junto a instituição financeiras e de buscas de novos sócios e investidores; torna fácil o estabelecimento de uma vantagem competitiva que pode representar a sobrevivência da empresa.
Santos (2007, p.36) ressalta ainda que o plano de negócios “permite estruturar as principais visões e alternativas para uma análise de viabilidade do negócio pretendido”
Portanto, o plano de negócio é o começo para que a empresa possa obter sucesso. Nele serão descritas as etapas, descrevendo passo a passo o que se deve fazer para a abertura ou expansão do novo empreendimento, trazendo informações que foram coletadas por meio de pesquisas de mercado, análise bibliográfica entre outras, para que o mesmo tenha uma aceitação do seu público alvo e ampla oportunidade de sucesso.
2.Descrição da oportunidade do negócio proposto
Os salões de beleza estão em expansão, este fato verifica-se por meio da procura do bem estar das pessoas, sendo que a maioria delas está investindo mais em beleza, estética e outras formas de melhorar a auto-estima.
Outro fator analisado, é que nos dias atuais a procura por mudanças no visual está cada vez mais alta. Principalmente as mulheres que querem estar sempre como cabelo arrumado, unhas feitas e que procuram permanecer de acordo com as tendências da moda.
Motivada pelo prazer de trabalhar no atendimento ao cliente, gosto da profissão, gosto em ver nos olhos das clientes a satisfação com sigo mesmas, fez com que se vislumbra a oportunidade de abertura de um salão de beleza, no município de Piquete/SP.
O conceito de salão de beleza passa a incluir não só preocupações com a beleza, mas também principalmente com a saúde das pessoas. A tendência positiva no setor é referenciada por uma série de informativos, dentre eles a revista eletrônica Fator Brasil, com diversos dados divulgados em maio de 2009, identificando os hábitos de consumo brasileiro e o seu respectivo comportamento da crise financeira ocorrida em 2008 e inicio de 2009. Na pesquisa em questão, os consumidores responderam a uma pergunta direta sobre a alteração de seus hábitos de consumo frente ao momento de
...