Plano De Negócios
Trabalho Universitário: Plano De Negócios. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 459238 • 24/5/2014 • 1.144 Palavras (5 Páginas) • 305 Visualizações
COMO MONTAR UMA CAFETERIA – PASSO A PASSO
Existem muitas orientações a respeito da montagem de um empreendimento.
Esse manual foi elaborado visando auxiliá-lo com maior praticidade possível na montagem de uma cafeteria, e muitos dos assuntos, são abordados de forma objetiva, baseados em prática.
O que preciso?
Para qualquer tipo de empreendimento, no segmento de cafeteria, é necessário você ter respostas favoráveis para alguns itens abaixo, que julgamos indispensáveis:
1. Conhecimento da qualidade dos produtos a serem comercializados, principalmente sobre o “café” (carro chefe da cafeteria);
2. Localização da cafeteria;
3. Definição de Público alvo;
4. Diferencial mercadológico em relação ao concorrente;
5. Conhecimento do Material/utensílios necessários;
6. Noções sobre Máquina de café espresso (manuseio, regulagem temperatura, pressão, etc);
7. O potencial da praça ou região (público alvo), independentemente do número de cafeterias já existentes é o que determina a instalação de uma cafeteria;
8. Padrão na qualidade dos produtos, procedimentos, higienização, atendimento, etc;
9. Jamais abrir “mais uma cafeteria”. Deve ser “A CAFETERIA” (razão pela qual, o que determina a abertura é o potencial do mercado, conforme item 7 acima);
10. Treinamento constante dos colaboradores;
11. Relacionamento Cortez e amistoso com clientes, empregados/colaboradores;
12. Forma de participação dos colaboradores no resultado financeiro da empresa;
Respondendo estas questões, você terá o mínimo de domínio sobre o negócio “Cafeteria” que vai contribuir favoravelmente para viabilidade do empreendimento.
Todo investidor deve estar atento para:
1. Segmentação de Mercado
É preciso definir qual segmento de público a ser atendido com seus produtos. Público “a” , “b”, “c”, etc.
Nunca comece um empreendimento visando alcançar todo tipo de público.
O público que imaginamos nesse manual é de classe média à alta, públicos “a” e “b”. Não se trata de discriminação. Trata-se de “foco no objetivo”. Nada impede que o público “c” ou “d” adentre seu estabelecimento.
A segmentação é importante no mundo globalizado porque, cada vez mais, os consumidores estão à busca de qualidade e não quantidade. É mais eficaz ter poucas variedades com qualidade do que, ter variedades de produtos com pouca qualidade.
A segmentação tende a fidelizar clientes, enquanto que em qualquer outra hipótese, você vai ter que competir com seus concorrentes em preço e desconto. Daí é vala comum e o resultado é sofrível.
2. Posicionamento
É mesmo que dizer, padrão na qualidade dos produtos. Todos os produtos deverão ser elaborados da mesma forma, com as mesas quantidades de ingredientes, com o mesmo percentual das misturas, se for o caso.
Cada produto deve ter o padrão na sua elaboração, na decoração, no atendimento, tal qual, surpreenda qualquer expectativa do cliente.
O padrão de atendimento é comum a todos os funcionários.
Exemplo: em cafeteria é comum o cliente pedir café com leite, porém com um pouco mais de café do que leite ou vice versa.
Nesse exemplo, você está atendendo o desejo do cliente. Você está atendendo com seu produto da forma que o cliente pede e não da forma correta como deve ser. Uma coisa é atender com produto como o cliente pede. Outra coisa é servir o produto da melhor forma para o cliente.
O produto servido da melhor forma para o cliente é o posicionamento. O sabor e a qualidade dos produtos vão surpreendê-los.
3. Qualidade global
Qualidade global é o resultado da satisfação do cliente após ter degustado ou ingerido os produtos.
Exemplo: O café é de boa qualidade. Foi moído na granometria ideal. Foi compactado corretamente. A temperatura e a pressão da água perfeita e o café foi passado no período correto (25 a 30 segundos).
4. Valor Agregado
É um dos itens mais importante. De nada adianta ter segmentação, posicionamento e qualidade nos produtos, se o atendimento, a cortesia a empatia pelo cliente não imperar no ambiente.
Chamar o cliente pelo nome, evitar conversas paralelas entre funcionários na presença de clientes, estar com aparência visual correta, estar sempre disponível para os clientes, são comportamentos que agradam e consolidam a clientela.
Estratégia da empresa Tipo de clientes Tendência no mercado
Qualidade: ruim
Preço: baixo
Atendimento: médio Não definido.
Atende clientes que procuram por preço.
Não é fiel.
Cada vez mais, baixar a qualidade e o preço, pois a concorrência é acirrada. Tendência de fracasso a médio prazo.
Qualidade-ruim
Preço - alto Não existe. Se existe vai fracassar logo.
Sem comentários
Qualidade – boa
Preço: baixo
Atendimento: médio Público alvo interessado no custo x benefício.
Não é fiel.
Se aumentar o valor do produto, grita!!
Somente viável com produção de grande
...