Plano Operativo
Monografias: Plano Operativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lydyanna • 29/10/2013 • 1.207 Palavras (5 Páginas) • 331 Visualizações
DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO OPERATIVO DOS
HOSPITAIS FILANTRÓPICOS
O Plano Operativo é parte integrante do contrato/convênio celebrado entre o gestor, municipal/estadual e o prestador de serviço/unidade filantrópica, sendo um instrumento no qual são apresentadas ações, serviços, atividades, metas e indicadores quantitativos e qualitativos pactuados entre os gestores municipal/estadual e o prestador de serviço.
Deverá conter:
1) INTRODUÇÃO
A unidade deve apresentar um breve histórico do Hospital e seu papel no SUS, definir o perfil assistencial da instituição, discorrer sobre os tipos de atendimento, os serviços existentes, as consultas de especialidades, os SADT e as internações que realiza, caracterizando os graus de complexidade. Deve também informar se é referência para a demanda do próprio município ou também para outros, o tipo de atendimento (SUS, convênios, particulares), a inserção no sistema de saúde local, se os atendimentos são referenciados e contra-referenciados, se o município regula as demandas ou se são espontâneas, e como funciona o atendimento às urgências e ¨pronto-atendimento¨.
Ainda neste item é necessário descrever a infraestrutura, especificando os Leitos por Especialidade, os Serviços Especializados, as Comissões em funcionamento, os Serviços de Apoio, a Capacidade Física Instalada Disponível para a Assistência e os Equipamentos Especializados.
As características cadastrais do hospital devem ser descritas conforme as informações do CNES - contendo o Tipo de Unidade, a Esfera Administrativa, a existência de Atividades de Ensino e Pesquisa, o Tipo de Gestão, o Atendimento Prestado, o Fluxo da Clientela, o Nível de Hierarquia e os Turnos de Atendimento.
Os principais problemas identificados em relação ao Hospital e seu papel no SUS – local e/ou regional devem ser apontados, como a relação à referência e contra-referência, humanização do atendimento, processo de avaliação para a melhoria dos cuidados em saúde, etc.
2) CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DA UNIDADE
No intuito de facilitar a coleta de dados estamos fornecendo um “check list” - ROTEIRO PARA CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE - fundamentado no documento “Prontuário Gerencial” de MS/SAS/Departamento de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro, para sua orientação na avaliação do processo de trabalho.
O roteiro não precisa obrigatoriamente fazer parte do POA. Sua finalidade é apoiar o levantamento de informações no que tange à caracterização da unidade e seu processo de trabalho.
3) METAS FÍSICAS – ATENÇÃO A SAÚDE
As metas físicas estabelecidas deverão ser encaminhadas no formato exemplificado a seguir, por tipo de atenção que a unidade disponibilizar.
3.1 Atenção Hospitalar
Especificar por especialidade o total de internações AIH 1 e 5 apresentadas no ano anterior e a meta pactuada.
Exemplo:
Internações 2005
(média mensal) Meta 2007 Recurso
Financeiro
Cirúrgicas XX XX XX
Obstétricas XX XX XX
Clínica Médica XX XX XX
Pediátricas XX XX XX
3.2 Atenção Ambulatorial
Especificar os procedimentos ambulatoriais pactuados por consultas e detalhados por grupo.
Exemplo:
Consultas Realizado
2005
(Média Mensal) Meta
2007 Recurso
Financeiro
Especialidade 1 XX XX XX
Especialidade 2 XX XX XX
3.3 Urgência e Emergência
Detalhar os procedimentos Urgência e Emergência pactuados.
Exemplo:
Procedimentos Realizado
2005
(Média) Meta
2007 Recurso
Financeiro
0701101 observação até 24 h. XX XX XX
0701104 atend. Médico espec. urgência e emergência. XX XX XX
Grupo 08-Pequenas Cirurgias XX XX XX
Grupo 09- Ortopedia XX XX XX
Grupo 11-Patologia Clínica XX XX XX
Grupo 13-Raios-X XX XX XX
Grupo XX XX XX XX
3.4 Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico
Detalhar os procedimentos SADT pactuados.
Exemplo:
Patologia Clínica Realizado 2005
(Média) Meta 2007 Recurso
Financeiro
Grupo XX
Código: XX XX XX XX
Citopatologia Realizado 2005
(Média) Meta 2007 Recurso
Financeiro
Grupo XX
Código: XX XX XX XX
Radiodiagnóstico Realizado 2005
(Média) Meta 2007 Recurso
Financeiro
Grupo XX
Código: XX XX XX XX
Ultra- sonografia Realizado 2005
(Média) Meta 2007 Recurso
Financeiro
Grupo XX
Código: XX XX XX XX
4)
...