TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Econômicas

Artigos Científicos: Politicas Econômicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 3

EXERCÍCIOS-POLÍTICAS ECONOMICAS-FISCAL,MONETÁRIA.CAMBIAL E DE RENDAS

1-Quais são os instrumentos utilizados pelo governo federal para financiar seu défict?

Em finanças pessoais, ter déficit é aumentar a dívida pessoal. Em finanças públicas, déficit público é o valor que o governo gasta acima do que arrecada, durante um período de tempo, considerando-se os valores nominais, ou seja, somando a inflação e a correção monetária do período. Geralmente a expressão diz respeito ao Governo Federal, mas pode ser aplicada também a governo estaduais.

Conforme Giambiagi (2008), o fato de existir um déficit não significa que a poupança seja negativa, mas pode estar indicando apenas que a poupança, embora positiva, é inferior ao valor do investimento do governo. Afirma ainda que o conceito oficial de déficit é dado pelas necessidades de financiamento apuradas pelo Banco Central, englobando o governo e as empresas estatais.

2-Quando é possível dizer que a política monetária adotada pelo Banco Central é ativa e quando é passiva?

Existem dois tipos de política monetária, a ativa e passiva:

Política monetária ativa: o BACEN controla a oferta de moeda e, nesse caso, a taxa de juros oscila para determinar o equilíbrio entre oferta e demanda de moeda.

Política monetária passiva: o BACEN visa determinar a taxa de juros, seja pela taxa de redesconto ou de remuneração dos títulos públicos. Neste caso, deixa a oferta de moeda variar livremente para manter esta taxa de juros, ou seja, a oferta de moeda fica endogenamente determinada.

3-Quando o Banco Central deseja adotar uma política monetária restritiva, o que deve fazer com o depósito compulsório e por que?

Política monetária é restritiva quando as autoridades monetárias promovem reduções de meios de pagamento da economia, retraindo a demanda agregada(consumo e investimento) e a atividade econômica. A medidas restritivas são tomadas sempre que o crescimento da demanda e dos investimentos empresariais se situarem acima da capacidade da oferta de moeda da economia,visando anular os efeitos de um hiato inflacionário.Essa política visa,em essência, restringir a oferta de crédito e elevar seu custo de forma a adequar o consumo e o investimento agregados á oferta monetária da economia.

Os depósitos compulsórios podem incidir não somente sobre os depósitos a vista dos bancos, mas, também, sobre os diferentes tipos de depósitos a prazo e depósitos de poupança.

4-O que é o Open Market?

As operações de open Market(mercado aberto) são compras e vendas de títulos do governo pelo Banco Central. E o mais importante instrumento de politica monetária e o mais importante fator de determinação de movimentos da base monetária e da oferta de moeda.Uma compra de open Market tende a aumentar o preço dos títulos, reduzindo, portanto, a taxa de juros, enquanto uma venda tende a reduzir os preços dos títulos e aumentar a taxa de juros.

5-Quais são os instrumentos clássicos de política monetária?

Os três instrumentos tradicionais de política monetária são a taxa de juros no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com