Principio DaContabilidade
Trabalho Universitário: Principio DaContabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: grisotto • 11/10/2014 • 1.097 Palavras (5 Páginas) • 267 Visualizações
Os Princípios de Contabilidade
Os Princípios de Contabilidade são conceitos básicos que constituem o núcleo essencial para guiar a profissão a alcançar os objetivos da contabilidade, que, também consiste na apresentação de informações estruturadas ao usuário. Não podemos confundir Princípios Fundamentais de Contabilidade com os objetivos ou com objeto da Contabilidade.
Um objeto é informar os usuários.
O objetivo é o patrimônio das entidades.
Os princípios são formas de estruturas de disciplinas utilizado para alcançar os objetivos. Os objetivos são resultados dos princípios a serem passados aos usuários.
As Entidades contábeis tem sido, tradicionalmente, o CFC – Conselho Federal de Contabilidade, o CPC - Comitê de Pronunciamento Contábeis, o CVM - Comissão de Valores Mobiliários, que assinam talvez os melhores pronunciamentos e contribuições mais recentes para a Contabilidade, como a Deliberação CVM nº 29, de 05/02/1986, reconhecendo o pronunciamento do IBRACOM – Instituto Brasileiro de Contadores sobre a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade, a Instrução CVM nº 64, de 1987, instituindo a Correção Integral.
Do ponto de vista da Teoria da Contabilidade, é oportuna a comparação de alguns dos princípios no quadro comparativo abaixo.
Princípios e
Postulados Contábeis CVM CFC CPC
Entidade
Reconhece como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial e não confunde patrimônio da entidade com o dos sócios.
Postulados Produz suas avaliações e demonstrações relativas às entidades, de qualquer natureza a fim que tenha exercido atividade econômica.
Continuidade Parte-se do pressuposto que, a preparar as demonstrações contábeis para uma entidade, no curso de suas atividade e continuará desta forma no futuro,não tendo intenção e necessidade de entrar em liquidação.
Quadro comparativo
Contabilidade Considera quanto da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas, com prazo de operação da empresa enquanto existir razão econômica
Principio Contábeis Os princípios servem com orientadores da prática contábil. Custo como base de Valor Denominador Comum.
Regime de Competência Considera que os efeitos das transações e outros eventos devem ser reconhecidos quanto as entradas e saídas do caixa, no período que se refere.
Oportunidade Determina que seja feito de forma integra e com correta exatidão os registro do patrimônio, mesmo que não tenha certeza do valor a ser escriturado.
Competência Determina quanto as alterações no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuição no Patrimônio Liquido.
Prudência Determina a adoção do menos valor para os componentes do ativo e do maior pra o passivo.
RESUMO
Os princípios são como as grandes placas de direção e atenção de uma rodovia moderna. O objetivo e chegar ao lugar desejado. Evidentemente poderíamos chegar com grande dificuldade quase que sem sinalização nem uma. Os Princípios Fundamentais da Contabilidade exercem a mesma função. São “guias” de direção que, devidamente observados, vão nos levar aos objetivos desejados.
Teve inicio na década de 1930, nos Estados Unidos a emissão de pronunciamento sobre o Princípio de Contabilidade para a orientação dos contadores no exercício de sua profissão , uniformizando de princípios dando embasamento às normas e regras contábeis. Instituto Brasileiro de Contadores – IBRACON teve importante participação para o inicio da normatização dos Princípios Contábeis, com a circular do Banco Central do Brasil 179/72. Com a resolução nº 530 de 1981, o Conselho Federal de Contabilidade - CFC pronunciou-se acerca dos Princípios Contábeis. Com a
...