TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade

Trabalho Escolar: Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  4.348 Visualizações

Página 1 de 3

1-Estabeleça uma comparação entre a abordagem do TQC nas correntes de pensamento americana e japonesa.

R= No pensamento americano é definido que o TQC é como um sistema eficaz para integrar a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade dos vários grupos na organização, de modo a possibilitar a produção em níveis mais econômicos, que permite alcançar a completa satisfação dos clientes, ou seja, todos os departamentos tem a responsabilidade de alcançar a qualidade dentro de uma organização. Já na visão Japonesa, na visão da maioria dos autores , o TQC japonês é como um compromisso para a qualidade total, aumentando o envolvimento e comprometimento dos funcionários sempre aliado ao apoio d alta direção. Mas, para o autor Kaoru Ishikawa, TQC é o controle da qualidade total, ou seja, é o envolvimento de todas as áreas funcionais nas atividades direcionadas à obtenção da qualidade, além de melhoria da qualidade e utilização de métodos estatísticos.

2- Faça uma comparação entre os modelos de TQM, estabelecendo pontos concordantes e as diferenças entre eles.

R= Para Lascelles e Dale, TQM é considerado como uma evolução da qualidade ao longo do tempo, onde suas fases vão evoluindo, entre elas: inspeção, controle estatístico da qualidade e garantia da qualidade que por fim, chega-se ã gestão da qualidade. Em seus modelos, podemos perceber que as atividades inerentes ã inspeção estão presentes no controle da qualidade, que está inserido na garantia da qualidade, onde todos eles fazem parte da gestão da qualidade total.

Já para Shiba, TQM é um sistema em evolução, por processos de melhorias contínua de produtos e serviços, sempre buscando a satisfação dos clientes. Seus elementos essenciais são: foco nos clientes, melhoria contínua, participação total, entrelaçamento social e atividade com foco na qualidade. Para ele as organizações devem ser capazes de ter agilidade para atender as mudanças das necessidades dos clientes que cncentra-se nos seus recursos em atividades que venham a atender as respectivas necessidades. Ele também associa que o conceito de melhoria contínua deve ser por meio da gestão eficaz e eficiente dos processos. Já o gerenciamento eficaz, gera resultados positivos para aumentar a qualidade dos produtos, podendo também aumentar o desempenho organizacional. A participação do total, onde todos os funcionários devem estar envolvidos nos princípios do TQM sempre pensando em melhoria contínua e satisfação dos clientes. A troca de experiências entres as empresas. Por fim, diz que para que o TQM dê sucessos, é necessária uma estratégia de mobilização.

O autor Zaire, estabelece que o TQM depende de fases construtivas, estabelecendo as fases de fundação, os pilares de sustentação e o topo. Na parte do topo, obtem-se a liderança, o planejamento da qualidade e a visão para competitividade de classe mundial, logo abaixo está os pilares, que concentra-se no controle estatístico de processo e da qualidade, na cadeia fornecedor usuário, no sistema de gerenciamento e controle, na flexibilidade do processo e no projeto do local de trabalho. Por fim, vem a fundação que caracteriza-se pela melhoria contínua dos produtos e serviços, o envolvimento de todos os funcionários e o gerenciamento das atividades que adicionam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com