Qualidade Total
Ensaios: Qualidade Total. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lilianamaral08 • 18/12/2014 • 429 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
O controle da qualidade total é uma obrigação de todos. É um termo usado para o controle de processo com o objetivo de satisfazer as necessidades das pessoas. Dentro da satisfação o principal ponto é promover e garantir a qualidade do "seu produto" (seja ele qual for). A base do gerenciamento e sustentação do TQC é a participação de todas as pessoas da empresa no controle de qualidade, sendo que essa participação das pessoas é conseguida por educação e treinamento na prática de controle da qualidade. O controle de qualidade é abordado com três objetivos principais, sendo esses: Planejar a qualidade desejada pelos clientes; Manter a qualidade desejada e Melhorar a qualidade desejada pelo cliente.
A definição do gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia tem como base a hierarquia da empresa, onde existe uma Unidade Gerencial Básica, que possui o objetivo de transformar cada seção em uma "microempresa", em que o Chefe de Seção toma papel de Presidente. Este presidente deve ter o melhor preparo gerencial e competência adequados, para que os níveis hierárquicos superiores possam olhar para o futuro da empresa, não se preocupando com a condução em si. Portanto, o Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia está ligada a estratégia da empresa. Este gerenciamento é conduzido para proporcionar o "melhoramento contínuo", e atingirá a forma ideal quando a Rotina for realmente gerenciada em nível individual. Para alcançar os objetivos atribuídos para cada processo, são necessárias atividades como: Definição de funções e responsabilidades de cada um, realização de um Macrofluxograma, determinar os itens de controle, metas e frequência de verificação. Montagem de fluxogramas, padronizações e definição de métodos para atingir metas estabelecidas nos itens de controle. Também é necessário definir problemas e soluções, educar e treinar exaustivamente o pessoal nos métodos e práticas de controle de qualidade.
Os itens de controle visam medir a qualidade total dos resultados do processo de cada um, permitindo que este processo seja gerenciado por meio destes índices, sendo esses definitivos. Os itens de verificação são temporários e estabelecidos enquanto durarem os problemas.
Já como método de estabelecimento de metas, do ponto de vista do controle da qualidade, é o estabelecimento de novas "diretrizes de controle", vinda das necessidades dos clientes, planejamento estratégico geral da empresa, e visão estratégica do próprio gerente. O conjunto de metas é necessário para estabelecer um plano de ação do gerente para o futuro próximo. Neste sentido cada gerente deve procurar seus clientes e saber de suas necessidades, pois ao procurar tais necessidades, agrega fatores de satisfação imaginando-se em seu lugar, sendo assim, estará melhorando a qualidade e produtividade.
...