RELATORIO DE CONTROLADORIA
Ensaios: RELATORIO DE CONTROLADORIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: salatiel • 13/3/2014 • 1.064 Palavras (5 Páginas) • 1.214 Visualizações
FACULDADE DO SERIDÓ – FAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RELATÓRIO DE CONTROLADORIA DA EMPRESA DE AUTOMÓVEIS:
VEÍCULOS FAS
]
CURRAIS NOVOS/RN
2013
EMPRESA: VEÍCULOS FAS
GRUPO: A
RELATÓRIO DE CONTROLADORIA DA EMPRESA DE AUTOMÓVEIS:
VEÍCULOS FAS
Relatório de controladoria apresentado ao Professor Renato Lima na disciplina de controladoria como requisito parcial para obtenção da nota.
CURRAIS NOVOS/RN
2013
JUSTIFICATIVA
O ambiente externo da empresa vem se modificando, tornando-se cada vez mais global, competitivo e exigente. As empresas, em resposta às novas exigências de mercado, estão passando por mudanças profundas que implicam na necessidade de repensar o processo de gestão empresarial e na adequação do perfil dos gestores a essa nova realidade.
Os gestores têm se tornado cada vez mais especialistas em suas áreas de atuação. A otimização dos resultados globais da empresa pressupõe, no entanto, uma integração e parceria entre os gestores das diversas atividades. Os gestores necessitam compreender os papéis, os conceitos e a lógica operacional das diversas atividade relacionadas, notadamente os responsáveis pela direção geral dos negócios.
CONTROLADORIA
Assume que o processo de gestão ideal deve ser estruturado com base na lógica do processo decisório, contemplando as etapas de planejamento, execução e controle.
A controladoria, enquanto órgão integrante da estrutura organizacional das empresas é reservado o papel de monitorar os efeitos dos atos da gestão econômica sobre a empresa, atuando no sentido de que os resultados, medidos segundo conceitos econômicos, sejam otimizados. (CARVALHO, 1995, p. 63 apud CALIJURI, 2004, p. 40).
OBJETIVO GERAL DA CONTROLADORIA
A Controladoria em nossa empresa consiste em verificar todos os aspectos temporais, ou seja, passado, presente e futuro. Sendo que a controladoria é preconizada no momento em que há implantação, desenvolvimento, aplicação e coordenação de todos os mecanismos inerentes à ciência contábil, no contexto interorganizacional.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento estratégico da empresa Automóveis Fas tem como objetivo realizar um diagnóstico do ambiente interno e externo, para assim detectar forças e fraquezas ,ameaças e oportunidades, buscando esclarecer objetivos e estratégias na Empresa.
ORÇAMENTO
Orçamento da Veículos FAS tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa através da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
O objetivo é Minimizar a carga tributária, alertar que nem sempre é possível reduzir os encargos tributários de uma empresa, pois vários fatores devem ser analisados para tanto. Por essa razão, não há que se falar em redução de tributos sem o estudo prévio do histórico das operações da organização empresarial, de seus produtos e serviços, dos seus controles gerenciais, quadro de funcionários, regime societário e tributário e Passivo oculto.
PORQUE SEGUIR ESSE PLANEJAMENTO?
A adoção desse pensamento estratégico faz-se essencial para a sobrevivência de uma organização nos momentos de grande turbulência. Portanto, a essência de uma boa estratégia começa com a seguinte pergunta: Qual o potencial que nossa organização tem de criar lucros futuros permanentes?
A resposta a esta pergunta é a própria concepção estratégica do negócio da organização que, para ser bem-sucedido, deverá obedecer à seguinte combinação de ideias:
Idealizar uma nova forma de criar valor para os clientes – quais as atividades que a organização deverá desempenhar e que produzam um real valor a seus clientes? Que produtos e serviços deverá desenvolver? Enfim, qual é o seu negócio?
Ser capaz de colocar em ação um conjunto de competências que produzam este valor – são as principais forças da empresa postas em funcionamento para criar o valor desejado para o cliente. Uma competência não é uma simples força, mas uma força que destaque a empresa da concorrência;
Criar uma fórmula única (distinta) que permita apropriar-se de parte do valor criado – é a capacidade de a empresa operar um conjunto de competências capaz de produzir um resultado único que os competidores
...